8 motivos para melhorar a hospedagem Magento do seu e-commerce

Muito se fala em melhorar o desenvolvimento, em criar estratégias para atração de clientes – e sim – são fatores muito importantes, mas como está a sua hospedagem Magento?

Sim… A sua hospedagem!

Há pessoas que não dão tanta importância ao ambiente onde o site está hospedado. E é na hora da escolha de uma hospedagem que os erros mais críticos são cometidos.

Mas, afinal qual a diferença de uma hospedagem Magento para uma hospedagem normal?

A hospedagem Magento é uma solução otimizada para a plataforma. O Magento por si só é uma plataforma robusta e necessita de um servidor com as configurações certas para a loja funcionar rapidamente.

E ao escolher um ambiente especializado para a plataforma você pode aumentar em até 300 vezes a velocidade do seu e-Commerce.

8 motivos para melhorar a hospedagem Magento do seu e-Commerce - SECNET

Fica rápido mesmo…

Ao contrário do que muitos pensam, apenas aumentar o número de recursos do servidor não irá resolver seus problemas com a lentidão do seu site.

Afinal, se o seu site estiver em um ambiente otimizado, você não precisará gastar dinheiro com um servidor dedicado só para sua loja, mas sim um ambiente Cloud devidamente configurado para a sua aplicação. Assim você aumenta o desempenho da sua loja e diminui custos.

Se o seu e-Commerce estiver apenas em uma hospedagem comum, você pode cometer este primeiro erro, contratar um plano acima do necessário e ainda continuar com uma loja lenta.

Caso você esteja em busca de melhorar o seu e-Commerce como um todo, não deixe de conferir o nosso eBook – O guia Prático para loja virtual Magento.

Além do mais, com uma hospedagem Magento você vai ter diversas outras vantagens. Como:

1. Carregamento mais rápido

Como disse anteriormente o Magento é uma loja virtual robusta, que demanda muito recurso de um servidor não otimizado.

Porém em um ambiente configurado é possível melhorar a abertura da sua loja, seja usando tecnologias como o Varnish e o PHP FastCGI.

O Varnish funciona como um acelerador de requisições HTTP, é um serviço que fica entre o usuário e o servidor, efetuando o gerenciamento das páginas, que pode deixar o seu site até 300 vezes mais rápido.

Já o PHP Fast CGI (FPM) é mais uma forma de implementar o PHP FastCGI com algumas características adicionais. Esse tipo de implementação exige que a versão do PHP seja 5.5 ou superior.

Outra forma de melhorar o carregamento do seu e-Commerce Magento é utilizar servidores leves, para a loja utilizar a maior parte dos recursos.

Usando tecnologias como o Nginx você tem a disposição inúmeras possibilidades de configuração sem consumir tanta memória do servidor.

2. Maior desempenho

Mesmo sendo uma plataforma pesada, o Magento também é uma plataforma que aguenta uma grande quantidade de acessos simultâneos.

Em um servidor otimizado com o Percona MySQL, sua loja possui um desempenho melhor nas requisições de banco de dados, isso possibilita uma velocidade maior durante as transações efetuadas em seu site.

A utilização de Plugins de Cache no servidor, também possibilita um desempenho melhor da sua loja. Com esses plugins configurados o visitante que acessar a mesma página duas vezes terá um acesso mais rápido da segunda vez.

3. Melhores posições nos motores de busca

Quando o seu e-Commerce já está bem desenvolvido e preparado para receber visitantes e compradores, a lentidão pode ser um problema gravíssimo, já que a maioria das pessoas esperam até 2 segundos o carregamento de um site antes de desistirem de acessar uma página.

Tendo uma loja Magento em um ambiente otimizado você estará deixando sua loja mais rápida. E uma loja rápida, geralmente costuma ter mais acessos, e recebendo mais visitas o site possui um ranqueamento melhor.

Outro aspecto que também influencia no acesso ao seu site são os alertas do Google no mobile. Nos dispositivos móveis, quando um usuário faz uma busca, o Google informa se o site é lento ou não.

Não sei quanto a vocês, mas geralmente eu faço muitas buscas no Google antes de comprar algo. Diversas vezes eu só quero a informação do preço. Se uma loja virtual demora muito para me dar essa informação, não penso duas vezes e já passo para outra.

4. Segurança

O quão importante é a segurança para o seu e-Commerce? Ela é essencial, não é mesmo?

Em uma hospedagem Magento otimizada você precisa de monitoramento 24h dos recursos do servidor, para assim estar ciente se está tudo certo ou se há algo acontecendo em sua hospedagem.

Por exemplo, seu site pode sofrer um ataque que consuma grande parte dos recursos do seu servidor, com o monitoramento você será alertado e poderá tomar as medidas necessárias antes que o problema se agrave.

5. Servidores otimizados

Para evitar problemas como o desperdício de recursos, a maioria dos servidores vem previamente otimizados para que possa receber a sua loja sem complicações.

Os plugins desnecessários são substituídos pelos plugins citados anteriormente, assim você tem um servidor leve e que aguenta a sua aplicação.

6. Suporte especializado

Outro fator muito importante em uma hospedagem Magento é a disponibilidade do suporte.

Em algum momento você irá precisar de ajuda e é preciso de uma equipe eficaz e especializada para te dar orientações.

7. Migração gratuita

Para quem já migrou seu site uma vez, sabe como esse processo precisa de acompanhamento direto e acaba sendo muito massante para os vendedores, tomar conta do seu negócio e cuidar da hospedagem.

Para algumas pessoas fazer a migração de um site acaba sendo uma grande dificuldade. Sabendo disso existem hospedagens que fazem a migração gratuitamente.

Eliminando esse custo, os vendedores economizam tempo e dinheiro, além de obterem uma experiência mais tranquila.

8. Certificado SSL

O Certificado SSL criptografa as informações do seu site para o servidor, assim, caso elas sejam interceptadas no meio do caminho, ninguém conseguirá decifrá-las.

Para os e-Commerces um Certificado SSL pode ser um forte aliado não só para a hospedagem, mas sim para todo o seu negócio.

O Google desde o início desse ano (2017), está em cima de sites que ainda usam o velho protocolo HTTP, até em Outubro pretende mostrar o aviso de “Não seguro” para todas as páginas sem HTTPS.

Usar um Certificado SSL no seu site, transmite mais segurança para os seus clientes, te ajudará a melhorar o ranqueamento nos motores de busca e irá “camuflar” as informações informadas do cliente para o servidor.

Conclusão

O serviço de hospedagem Magento tem recursos pensados para melhorar não só a experiência do usuário do site, mas também a experiência no gerenciamento da sua loja.

Neste ambiente, o servidor consome menos recursos que a loja em si, para que seu desempenho não seja afetado.

Todas as configurações são feitas por meio da adição e remoção de plugins do servidor.

Alguns adicionados e configurados são o Nginx, Varnish Cache, PHP-FPM, Percona MySQL, HHVM – HIP HOP e alguns Plugins de Cache. Todos com papéis fundamentais para melhorar o desempenho do servidor.

Com uma loja Magento rápida e com alto desempenho, consequentemente você obtém melhores posições nos motores de busca. Com isso, aumentando o número de visitantes e vendas.

Uma hospedagem Magento, também, necessita de segurança. O monitoramento dos recursos do servidor e o uso do Certificado SSL no seu domínio são importantes para manter a aplicação e a troca de informações seguras.

Se você gostou, compartilhe esse artigo com sua rede de contato, gerando valor para seu perfil.

E, se precisar de ajuda ou se quiser dar algum feedback sobre o artigo, deixe nos comentários.

Esse artigo foi escrito em formato de Guest Post por Bruno Scoz da Secnet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *