Certificado digital no e-commerce, qual sua importância? PT1

O certificado digital é uma das maneiras de ganhar a confiança do consumidor no seu e-commerce. Neste artigo você vai entender como conseguir tirá-lo.

“Um a cada três brasileiros tem medo de comprar pela internet por receio de fraude”. Esta afirmação é apoiada por alguns fatos e pesquisas de órgãos conceituados no Brasil, como o SERASA. Fazendo frente às diversas ameaças e favorável às previsões de crescimento do e-commerce no cenário brasileiro outras pesquisas trazem dados muito positivos, como a do E-bit.

Abaixo segue gráfico apresentando o ótimo retrospecto e crescimento positivo do e-commerce no Brasil no ano de 2015.

 

e-commerce faturamento2016

As variações no cenário e a consciência de que mais da metade dos potenciais consumidores, não compram por medo de algum tipo de fraude, demonstra, positivamente, a envergadura das possibilidades que são expandidas quando a loja virtual está devidamente protegida de ataques.

O certificado de segurança é uma destas medidas de segurança, mas o que é? Porque é tão importante na credibilidade da loja virtual? Vamos às respostas.

O certificado atua na criptografia de dados, transformando os dados originais que são inseridos na loja em códigos que são decifrados apenas pelo próprio ambiente da loja, portanto, a inserção de dados confidenciais no site por parte de usuários que estão efetuando as compras é codificada e armazenada no servidor da loja, o qual é o único a decifrar e capaz de ler estes códigos.

Basicamente, os certificados digitais garantem toda a integridade dos dados confidenciais na sua loja online e certificam a autenticidade do portal na rede, pois para contratação do certificado digital, são solicitados dados corporativos, como CNPJ, Razão social e endereço, além de ligações e e-mails para comprovar os dados enviados antes da liberação e permissão de uso do certificado por parte da empresa.

Abaixo alguns dos motivos pelos quais habilitar em sua loja o certificado digital:

Credibilidade visível:

A adoção do certificado de segurança apresenta no site informações visíveis que auxiliam na confiabilidade no momento da compra.

É adicionado a letra S de security na URL de acesso (imagem abaixo), o que corresponde a um ambiente no qual as informações já estão sendo criptografadas:

Alguns tipos de certificado (iremos falar um pouco sobre eles depois) ainda adicionam a coloração verde na barra e ícones como o cadeado que correspondem a informações de segurança.

Segurança gera conversão:

A segurança em comprar, é crucial, muitos usuários ainda deixam de comprar exatamente por não sentir segurança em adquirir produtos online. Portanto este é um fator decisivo no mundo virtual, não ter o certificado de segurança, que consiste em mais uma forma de proteção à sua loja virtual pode determinar se os usuários irão ou não comprar.

Proteção das informações:

Conforme citado anteriormente, a criptografia das informações confidenciais dificulta o acesso por terceiros mal intencionados, o que gera conforto e tranquilidade na hora das compras online.

Agora você já sabe o que é um certificado de segurança. No próximo artigo vamos explicar sobre as variações dos diferentes tipos de certificados.

Um grande abraço! ;D

Dúvidas sobre como desenvolver a sua loja virtual? Entre em contato conosco Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *