Conteúdo Gerado pelo usuário no e-commerce

O que é Conteúdo Gerado pelo usuário (CGU) ou User Content Generated (UCG) em inglês?

O conteúdo gerado pelo usuário (user-generated content ou UGC) é qualquer tipo de mídia – comentários, reviews, fotos, vídeos, posts, publicações, tweets – que o consumidor produz sobre o seu produto ou serviço. Esse conteúdo tem muita relevância, pois são pessoas dando depoimentos reais ao invés da marca falando sobre si mesma.

É uma das maiores tendências no e-commerce. Os maiores motivos para aproveitar o conteúdo gerado pelos usuários são:

  1. Baixo investimento: você pode aproveitar fotos e vídeos criadas pelos seus usuários para mostrar em seu site. Não é necessário um investimento financeiro para isso. Basta pedir permissão para usar (em seu e-commerce) o conteúdo que já foi gerado pelo usuário.
  2. Confiança, relevância e credibilidade: as pessoas confiam em pessoas, mais do que em marcas. Vamos a bares recomendados pelos amigos, consideramos comprar um produto que um parente comprou e gosto. O ser humano é um ser social.
  3. Influência: o conteúdo gerado pelo usuário (CGU) não é apenas popular, mas influente. Milenials relatam que CGU é 20% mais influente do que qualquer outro tipo de mídia. Milenials não se importam com publicidade.

ucg-conteudo-gerado-usuario-cgu-ucg-user-content-generated

Em um momento em que o comércio eletrônico está em ascensão, os varejistas estão lutando para serem competitivos e encontrar formas inovadoras de medir seu ROI (retorno sobre investimento). No entanto, apesar da enorme oportunidade que é vender online, apenas 3,3% dos 500 principais varejistas online hoje usam fotos geradas pelo usuários (RJMetrics).

Mas esse número está prestes a mudar – uma recente pesquisa indicou que 76% dos responsáveis pelo marketing em e-commerces planejam aumentar sua utilização de CGU como uma tática de marketing este ano. Os varejistas que aprendem a aproveitar o conteúdo do usuário atingirão resultados sem precedentes.

Dicas rápidas para obter Conteúdo gerado pelo Usuário

Incentivá-lo: ofereça razões interessantes para que seus fãs compartilhem seu conteúdo. É um prêmio de alto valor ou a chance de obter Em destaque na sua página inicial.

Promova a campanha através da sua loja física (caso você tenha uma).

Coloque um Call to Action na sua embalagem ou ou seu recibo.

Faça campanhas de retargeting e anúncios com seus compradores recorrentes.

Coloque uma chamada para reviews e comentários em seus emails de confirmação de compra ou de entrega.

Compartilhe os melhores reviews, fotos e vídeos recebidos dos usuários em suas redes sociais com frequência.

Tem dúvidas sobre como o CGU pode ajudar sua loja virtual? Comente esse post.

 

Bruno Camargos é especialista em Usabilidade e Design Centrando no Usuário. Dedica-se a aumentar as taxas de conversão dos clientes da Multiweb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *