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O preço de uma loja virtual

Quem pretende abrir uma loja virtual tem em mente que o mais importante questionamento é o valor para colocar no ar um comércio eletrônico. A resposta para isso não está em uma rápida pesquisa no Google, pois envolve todo o processo de planejamento e de definição dos objetivos da loja.

Apesar do custo de uma loja virtual ser muito menor que o custo de uma loja física, é necessário sim se fazer um plano de negócios e um investimento inicial. Definindo o norteamento necessário para a loja virtual, fica bem mais claro saber o seu custo real.

Por isso, nós listamos abaixo todos os fatores que envolvem os custos da abertura de uma loja virtual e que te ajudarão com este cálculo. Confira!

Plataforma

O coração da loja virtual é a sua plataforma. Você saberá o custo da plataforma de acordo com a proporção do seu negócio e dos recursos que serão necessários para torná-lo possível. Entre as plataformas possíveis para você montar a uma loja virtual estão as plataformas open source, as alugadas e as exclusivas.

As plataformas open source são aquelas que possuem código livre, permitindo o máximo de personalização possível. Apesar de parecerem simples, para personalizar essas plataformas é necessário ter um alto grau de conhecimento técnico. Conte com a ajuda de um profissional (programador) ou empresa especializada.

Já as plataformas alugadas estão disponíveis em diversas opções, para todos os tipos de negócio. Algumas cobram por quantidade de produtos cadastrados, outras por tráfego e outras ainda mesclam os dois. Como são diversos os fatores que levam ao preço final, somente pesquisando a sua necessidade é possível levantar um valor exato. E fica a dica: pesquise muito antes de fechar com um fornecedor.

Por fim, a plataforma exclusiva é a mais cara de todas e não recomendamos para quem está começando e sim para quem já está com o negócio muito bem consolidado.

Planejamento

A criação de uma loja virtual de sucesso envolve diversas etapas. Após escolher a plataforma, é necessário entender e modelar o negócio virtual. Isso envolve uma apurada pesquisa de mercado para deixar claros os objetivos e os pontos fortes dessa empreitada.

Na sequência, deve vir a parte de criação do layout da loja e desenvolvimento de suas funcionalidades. Por fim, vem o planejamento das estratégias de marketing. Uma boa agência de marketing digital é capaz de realizar todas estas etapas. O custo também varia, nestes casos, quanto maior o orçamento mais específico e completo se tornará o planejamento, aumentando as chances de sucesso do seu empreendimento.

Divulgação

É por meio da divulgação que a sua loja se destacará em meio aos concorrentes na internet. E dentro das estratégias de divulgação não podem faltar ações que envolvam a otimização dos conteúdos para os sites de busca (SEO), os links patrocinados no Google do e-mail marketing e das redes sociais. Os custos também variam na divulgação, no entanto, ferramentas como as redes sociais podem ser bem aproveitadas de maneira gratuita.

Operação

A operação do e-commerce envolve custos de pessoal e treinamento da equipe, uma vez que cada loja virtual possui suas particularidades e objetivos. Além disso, inclua aqui toda a parte de logística, como o espaço de armazenamento de mercadorias, o material de embalagem e o próprio estoque. Também faz parte dos custos de operação a parte tributária da loja virtual.

Qualidade da loja virtual

Preste atenção nas empresas e profissionais que você está contratando. Verifique as suas qualificações e o seu histórico. Lembre-se: o barato pode sair caro, logo, a economia não é o mais importante nesses casos. Sugerimos que o investimento na plataforma não seja maior que 20% da verba total para um lançamento da loja virtualmente.

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