Links patrocinados e SEO: Impulsione o alcance da sua empresa nos portais de busca

Links patrocinados e SEO: Impulsione o alcance da sua empresa nos portais de busca
Avalie!

Ao buscarmos por informações na internet, sejam elas notícias, formas de entretenimento ou produtos, os usuários da rede utilizam ferramentas de busca online. Para citar os mais famosos, falamos em sites de pesquisa como o Google e o Bing, mas é claro que existem muitos outros que devem ser considerados na sua estratégia de search marketing de acordo as necessidades da sua empresa.
Essas ferramentas de pesquisa trabalham através de filtros, que selecionam, avaliam e categorizam o conteúdo existente na rede. O objetivo é criar um ranking dos resultados encontrados de acordo com a relevância que dos sites, relevância esta determinada por uma série de ferramentas desses mecanismos de pesquisa.
Procurando facilitar a interação do usuário com a rede, muitos desses portais de busca criaram ferramentas para impulsionar a visibilidade de determinados sites e conteúdos, dando a eles uma posição elevada no ranking de pesquisas. Os links patrocinados e SEO são alguns exemplos destes mecanismos, mas será que você sabe avaliar as vantagens de cada um para descobrir a melhor alternativa para a sua empresa?

O que são SEO e Links patrocinados?

O SEO, ou Search Engine Optimization, é uma ferramenta que otimiza os mecanismos de busca dos portais de pesquisa. Quando uma busca sobre assuntos relacionados a sua empresa é realizada na rede, o SEO opera para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados em buscadores, procurando deixá-lo em posições mais prováveis de serem visualizadas pelos usuários. Apesar de não garantir que o seu site apareça no topo dos resultados, o SEO propicia a ele uma boa posição no ranking frente à concorrência.
Os links patrocinados, por sua vez, são anúncios pagos sinalizados nos portais de busca. Por se tratar de uma forma mais explícita de marketing, é necessário investir na publicidade paga para que o seu anúncio apareça sempre no topo da página. Os links patrocinados trabalham com palavras-chave, em geral muito pesquisadas, relacionadas aos temas abordados pela sua empresa: quando alguma dessas palavras é pesquisada pelo usuário, seu anúncio aparece como referência. O método utilizado para a cobrança dos links patrocinados é o CPC, ou “custo por clique”, no qual são cobradas apenas as conversões em clique, ou o CPM, “custo por mil impressões”, no qual é cobrado um valor a cada mil visualizações do anúncio.

busca Google - links patrocinados

Qual a importância do SEO e dos Links patrocinados para a minha empresa?

Da busca mais simples a mais complexa, o volume de informações disponível na rede é incalculável, e o fluxo com o qual elas circulam é enorme. Ao realizar uma pesquisa na internet, temos acesso a milhares de páginas de resultados, mas o usuário dificilmente passa da primeira para encontrar o que precisa. Por esse motivo, se o seu site não possui uma boa posição no ranking de resultados, os usuários dificilmente terão acesso à sua empresa por esse meio, o que faz dos links patrocinados e do SEO estratégias de marketing tão importantes.

Devo investir mais em SEO ou em Links patrocinados?

Ambas as ferramentas são muito eficazes para a publicidade do seu negócio. No entanto, os resultados dos Links patrocinados e do SEO variam de acordo com o tamanho da sua empresa, com o tempo de mercado e com os objetivos da sua campanha de marketing.
Se a sua marca está entrando agora ou ainda não tem muita visibilidade no mercado virtual, as técnicas de SEO são bastante eficazes na ampliação do alcance do seu site. A vantagem aqui é que as estratégias de SEO são mais duradouras e permanentes, e não pontuais como os links patrocinados.

estratégias de seo e links patrocinados
Por outro lado, o SEO é uma ferramenta que exige mudanças constantes de estratégia para acompanhar o mercado e a concorrência, que também disputa as melhores posições. Também por ser um investimento mais duradouro, é necessário dedicar certo tempo para descobrir como otimizar seu site organicamente, ou seja, sem a necessidade de links patrocinados.
Em resumo, enquanto o SEO é desenvolvido estrategicamente para otimizar sua página de forma orgânica, os links patrocinados funcionam como um salto pontual para aumentar a visibilidade do seu site. Além disso, os links patrocinados também são os mais indicados para a divulgação de ações temporárias, como promoções, concursos, entre outros.
Por isso, a melhor estratégia para a sua empresa sempre dependerá dos objetivos que você deseja alcançar. De qualquer forma, é importante que as estratégias sejam trabalhadas de forma simultânea e complementar para gerar sempre os melhores resultados.

estratégias de seo
Investir na divulgação do seu site, seja através de links patrocinados ou SEO, é de extrema relevância para que o seu negócio obtenha bons resultados no mercado digital. Construir um site pode não ser barato, e se o público-alvo da sua empresa não tem acesso a sua página, seu investimento terá sido em vão. Por esse motivo, o ideal é procurar por profissionais especializados em estratégias de marketing digital que avaliem as necessidades da sua empresa e proponham as soluções certas para impulsionar seu site cada vez mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *