Magento: por que escolher essa plataforma para sua loja virtual

Magento: por que escolher essa plataforma para sua loja virtual
5 (100%) 1 vote

Quanto mais pesquisamos sobre como começar uma loja virtual, ou mesmo melhorar aquela que já temos, mais percebemos a importância de uma escolher uma boa plataforma. Durante essa busca, com certeza você já ouviu falar do Magento, que é responsável por mais de 30% de todos os comércios eletrônicos no mundo.

Caso não conheça, ou tenha dúvidas sobre ele, escrevemos esse artigo para detalhar sete motivos para você escolher essa plataforma.

Flexibilidade: faça tudo o que você quiser com o Magento

Um dos modelos mais conhecidos de plataforma e-commerce são as lojas virtuais plug and play. O objetivo delas é exatamente esse: implementá-las e usá-las. Em um primeiro momento, você pode achar que isso é vantagem, mas não é. Essas plataformas são muito engessadas e, caso queira que sua loja virtual tenha outros recursos, terá que fazer um upgrade completo em todo o sistema.

O Magento tem uma arquitetura tecnológica muito mais flexível. Por ser uma plataforma open source (código aberto) qualquer funcionalidade que você pensar pode ser incluída no seu e-commerce. Para aproveitar todo o potencial do Magento, só é necessário empresas especializadas que conheçam a fundo a plataforma.

Módulos: realmente tudo o que quiser

Quando falamos que toda funcionalidade que você pensar pode estar dentro da sua loja virtual Magento não estamos exagerando. A plataforma surgiu com foco em e-commerce e criou uma cultura de desenvolvimento muito forte que está concentrada em uma comunidade online gigantesca.

A Magento Connect é um espaço virtual com profissionais de todo o mundo especializados na plataforma, ou seja, há um enorme registro de soluções para as mais diversas questões. Existem vários módulos que você pode adquirir para montar sua loja virtual do jeito que você quiser. Caso tenha uma ideia original, um especialista em Magento pode desenvolvê-la e assim ajudar o seu e-commerce e outros do mundo inteiro.

Além dessa constante criação de módulos, a comunidade também está sempre ajudando a melhorar a segurança da plataforma.

O visual da sua loja do jeito que você precisa

Já falamos dos módulos, que permitem que as funções da sua loja virtual sejam as mais variadas possíveis. O mais incrível é que além das funcionalidades, o Magento também permite um alto grau de customização em questões visuais, ou seja, layout e design.

Tudo o que uma equipe de web designer pensar em fazer para o seu e-commerce pode ser implementado com o Magento. Além disso, você tem templates disponíveis para que sejam modificados e layouts prontos que fazem com que sua loja virtual se destaque no comércio eletrônico. Todas essas mudanças dizem respeito ao front end, que é a parte “frontal” do seu e-commerce, aquilo que o usuário final vê.

Contudo, você também pode fazer modificações dessa natureza no back end, aquela parte que somente os desenvolvedores e administradores têm acesso. Fique livre para reescrever códigos e reconfigurar seu workflow para que ele seja o padrão que seu e-commerce precisa.

Pensado para SEO

Você sabe a importância dos mecanismos de busca para uma boa visibilidade digital, certo? Ao contrário do que alguns podem pensar, as práticas SEO não são implementadas somente em blogs e outros espaços para conteúdo, mas também para as lojas virtuais. É a mesma lógica: para que suas páginas, seus produtos, apareçam bem ranqueados nas pesquisas dos usuários, o SEO deve ser bem feito.

Por isso o Magento foi desenvolvido com uma base estratégica para SEO. Você consegue otimizar suas URLs (criar novas e reescrever as já existentes), colocar metadados, adicionar descrições detalhadas, estruturar categorias e muito mais. Com essa ferramenta em mão, sua loja virtual está pronta para ser bem indexada. Faça um trabalho robusto em cima do SEO para garantir que todas as etapas necessárias sejam cumpridas e que seu e-commerce esteja otimizado para buscas.

Facilidade em ter uma loja virtual responsiva

Mais de 60% dos brasileiros utilizam smartphones para procurar o que querem comprar. Esses usuários desejam uma boa experiência de navegação quando estão na internet e têm muito menos paciência para que uma página carregue. Já imaginou então quando ela aparece toda desconfigurada? Essa é a importância de ter um design responsivo: sua loja virtual se adaptar aos mais variados dispositivos móveis.

Desde celulares a tablets com diferentes dimensões, o Magento permite uma facilidade enorme na hora de desenvolver seu e-commerce para o mobile. Usando o HTML5 da plataforma, você pode recriar sua loja com componentes audiovisuais, controles baseados em gestos e ver tudo isso sendo feito enquanto varia o tamanho da tela e trabalha na escala dos elementos.

Mais de uma loja virtual no mesmo Magento

Sua loja também recebe visitas de clientes fora do Brasil ou você almeja atingir outros países na divulgação dos seus produtos? A funcionalidade de multiloja do Magento facilita, e muito, sua vida. Ela basicamente permite que você tenha mais de um e-commerce utilizando a mesma plataforma. Desse modo, não é preciso fazer migrações quando quiser disponibilizar sua loja em outro idioma, por exemplo.

Essa ferramenta é tão poderosa que você ainda pode ter mais de um e-commerce, de segmentos completamente diferentes e nenhum deles irá interferir no outro. Isso porque o Magento cria ambientes distintos para cada loja virtual, permitindo autonomia e controle específico sobre cada um deles.

Outras características da plataforma Magento

  • Dashboard de usuário: conceda acesso a um perfil de usuário;
  • Segmentação de cliente: segmente com o Magento os usuários que compram na sua loja;
  • Gestão de inventário: mais facilidade para gerir todos os seus produtos;
  • Gestão avançada de envios e fornecedores: tenha mais controle sobre status dos produtos cadastrados;
  • Agrupamento de produtos: o Magento permite que você faça grupo de produtos, aumentando sua venda;
  • Recursos de cross sell e upsell: você pode fazer venda cruzada (cross sell: oferecer outro produto quando o usuário estiver vendo alguma oferta) e também oferecer um produto de maior valor durante a compra.

Agora você já sabe os melhores motivos para investir em Magento. A plataforma é cheia de possibilidades para deixar sua loja virtual completa e, mais importante, do jeito que você precisa.

 

Para mais novidades sobre lojas virtuais, curta nossa página do Facebook e assine nossa newsletter para receber todas as news do blog.

Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário aqui no artigo. Sempre respondemos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *