Marketplace: o que é e quais suas vantagens para o e-commerce

Marketplace: o que é e quais suas vantagens para o e-commerce
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O Marketplace é hoje em dia uma das principais tendências dentro do comércio virtual.

Uma maneira de defini-lo é afirmar que ele é um espaço em que são oferecidos para a venda bens e serviços, tanto para lojistas como para os consumidores. É como um shopping center virtual onde empresas e pessoas se unem para realizar negócios.

Mas agora, vamos te apresentar detalhes essenciais sobre o Marketplace para que você conheça as suas vantagens e entenda mais sobre esta tendência.

Alguns detalhes relevantes sobre Marketplace

Hoje em dia o Marketplace já se consolidou como uma importante tendência no universo do comércio online. Segundo dados da ABComm indicam Marketplaces com 24% das compras em 2017.

É uma quantia significativa e deve ser levada em conta por quem atua ou pretende atuar no segmento do comércio online.
Uma das vantagens detectadas atualmente para este tipo de negócio, é o significativo aumento da quantidade de vendas por causa da exposição de produtos em Marketplaces que possui um grande volume de tráfego

No Brasil é possível encontrar alguns exemplos consolidados de Marketplace, entre eles o Walmart, o Mercado Livre, que já conta com uma tradição em comércio virtual na América Latina. O B2W também hoje em dia se mostra como um grande grupo de Marketplace, porque engloba canais como o Submarino, o Shoptime e a Americanas.

Um outro Marketplace que tem impulsionado as vendas de e-commerces é o CNova. Ele é especialista em criar estratégias para que seu e-commerce alcance as metas propostas e possa se destacar nesta área.

Além disso, foi uma das pioneiras a investir nesta área, começando em 2013 com o Extra e expandindo para Casas Bahia, Ponto Frio e Cdiscount.

BUY BOX

Uma das características interessantes do marketplace é o BuyBox.
Quando o cliente procura algum produto e este surge como “Melhor Oferta”, ele aparece através do BuyBox, ou seja, há  um posicionamento diferenciado do seu produto, colocando-o em evidência para gerar mais vendas para seu e-commerce.

Se seu produto surge no BuyBox, ele pode representar cerca de 7% a 12% do seu faturamento, tudo dependa se sua estratégia está alinhada.

Porém, não é só pelo preço que seu produto irá se destacar, há vários fatores que podem auxiliar suas vendas pelo BuyBox:

  • Reputação;
  • Frete
  • Atendimento

Esses são importantes fatores para destacar os seus produtos nos Markteplaces. Vamos esclarecer melhor:

A reputação é essencial se você quer que seu cliente confie no seu e-commerce e gere uma compra. Quanto melhor sua reputação, mais chances de seu produto aparecer no BuyBox, por isso todos os feedbacks positivos são bem- vindos.

O Frete é um fator determinante na hora da decisão de compra, é por ele que o cliente irá saber o tempo de entrega, além disso, se seu e-commerce tiver um tempo de entrega curto e eficiente terá mais chances de se destacar no BuyBox.

Nosso último fator, mas não menos importante é o atendimento. Se seu cliente apresentou dúvidas sobre o produto, frete, entre outros, é importante responder com rapidez e educação.

Cerca de até 12 horas é o tempo aceitável para responder, se passar deste tempo determinado suas chances diminuem de aparecer no BuyBox.

Se você conseguir seguir estes fatores tenha certeza que o BuyBox irá te auxiliar a gerar mais vendas e fortalecer sua marca.

 

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Ana Caroline Castro
Produtora de Conteúdo na Multiweb. Faz parte do time de Marketing, que visa criar conteúdos ricos e de qualidade.

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