O que não fazer em campanhas de marketing no Facebook

Com a chegada das redes sociais no universo corporativo, as empresas passaram a investir cada vez mais em campanhas de marketing digital. Por ser a rede social que mais cresce no Brasil, o Facebook é um dos principais alvos de campanhas publicitárias: são cerca de 65 milhões de usuários que acessam a rede diariamente e contam, portanto, como clientes em potencial.

Por lidar diretamente com o consumidor em um âmbito mais pessoal do que as plataformas tradicionais, o mais simples equívoco em uma campanha no Facebook pode arruinar uma estratégia e colocar em risco todo o seu investimento. Se você quer garantir sempre o sucesso das suas ações na rede, confira agora o que não se deve fazer em uma campanha no Facebook.

Baixo investimento em Facebook Ads

O Facebook é uma excelente ferramenta para fazer o público se relacionar com a sua marca, o que pode impulsionar os negócios e alavancar as vendas. Contudo, ainda que a página da sua empresa tenha um grande número de fãs, as publicações orgânicas atingem apenas uma média de 10% desses usuários. Para atrair novos fãs e fazer com que o conteúdo da sua página atinja o máximo de usuários de forma mais eficiente, investir em anúncios no Facebook (ou Facebook Ads) pode ser essencial.

importante investir em facebook ads

Ações simples para impulsionar publicações e conquistar novos fãs, bem como campanhas específicas para datas comemorativas, por exemplo, exigem uma verba maior, mas farão toda a diferença na forma como seus clientes perceberão a sua marca. Esse investimento é mais uma das ações de marketing da sua empresa, então certifique-se de contar com uma equipe de profissionais especializados na área.

Conteúdo generalizado

Tentar atingir todos os usuários de uma vez, sem uma estratégia específica, pode ser um grande erro. Afinal, uma mensagem muito generalizada parecerá vazia e sem propósito para a maioria dos usuários. Por esse motivo, é fundamental definir o público-alvo que se deseja atingir com cada campanha e elaborar uma estratégia segmentada, que garantirá a interação desse grupo de usuários com a marca.

Formatos repetitivos de campanha

Uma das grandes vantagens da internet é a velocidade assustadora com a qual as informações circulam na rede. Em contrapartida, esses dados podem passar despercebidos ou serem rapidamente deixados de lado se não apresentarem um conteúdo inovador.

cuidados com as mídias sociais

Por essa razão, criatividade é fundamental quando o assunto é marketing digital. Ainda que uma campanha tenha rendido resultados satisfatórios para o seu negócio, é necessário buscar por formatos inovadores: as ações devem ser criativas para não entediar o usuário e se sobressair em relação à concorrência, que também disputará pela atenção dos fãs da sua marca.

Pouca interação com os usuários

O Facebook é, antes de tudo, uma rede de relacionamento. Sendo assim, o diálogo e a interatividade são as principais essências para obter êxito com o público nessa plataforma. Quanto mais conteúdo da sua página conseguir chamar a atenção dos usuários, maior será o engajamento e, consequentemente, maior será a relevância da sua página para os seus fãs. Por outro lado, se o envolvimento dos usuários é ignorado, as chances de perder o público alcançado também aumentam, e o seu conteúdo poderá atingir um número significativamente menor de consumidores.

É fundamental estar sempre conectado ao usuário e responder suas dúvidas, elogios e críticas com objetividade e diplomacia. Uma resposta mal formulada a uma crítica, por exemplo, pode repercutir negativamente entre vários outros clientes e prejudicar toda a sua estratégia.

importancia da interação com os usuários em redes sociais

 

Ter uma página com um grande número de fãs que comentem, curtam e compartilhem suas publicações é a aspiração de todo empresário que decide investir no Facebook. E para que esse objetivo seja alcançado, é importante ter em mente que o relacionamento desenvolvido com os seus fãs e o que eles têm falado sobre a sua marca são as principais chaves para o sucesso.

Já está por dentro de todas as falhas mais comuns nas estratégias de marketing para o Facebook? Então analise o método utilizado na sua página e revise sua estratégia. E lembre-se: ter ao seu lado uma equipe de profissionais especializados para ajudar você a planejar sua página também pode fazer uma enorme diferença na hora de conquistar o seu público!

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