O que não pode faltar no planejamento para a criação de uma loja virtual?

O que não pode faltar no planejamento para a criação de uma loja virtual?
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Para criar uma loja virtual de sucesso, não basta apenas escolher uma excelente plataforma para servir de base. A etapa de desenvolvimento do e-commerce é mais uma entre as várias que compõem o planejamento para a criação de uma loja virtual.

Antes de abrir qualquer negócio — seja ele virtual ou não —, é importante que seja feito um planejamento efetivo, com estudo de mercado, análise de tendências e outras informações, para que as decisões sejam tomadas com base em dados corretos.

Pensando nisso, no post de hoje, listamos o passo a passo do que não pode faltar no planejamento da criação de uma loja virtual. Acompanhe agora!

Estudo de mercado

Este é o primeiro passo no planejamento da criação de uma loja virtual. Aqui, você vai verificar se o seu modelo de negócio é, ou não, viável dentro da conjuntura atual do comércio eletrônico.

Levante quem são os seus concorrentes, qual é o posicionamento de mercado deles, quais são os diferenciais e vantagens praticados por eles, entre outras informações que podem comparar a sua pretensão de negócio com aquilo que o mercado já pratica. É dessa forma que você saberá como se destacar.

Análise das tendências

Nesta etapa, basta olhar para fora. Como as pessoas estão se comportando diante do mercado virtual? E como esse mercado está reagindo? Ao identificar as tendências do comércio eletrônico — como, por exemplo, a valorização do conteúdo explicativo dos produtos, a necessidade de se ter uma versão mobile para a loja e a grande oferta de meios de pagamento —, você consegue ter uma visão mais clara de como poderá desenvolver a sua própria loja online.

Escolha da plataforma

Em meio às inúmeras opções e preços diferentes, a escolha da plataforma para a loja online deverá ser feita com bastante cautela. Etapa crucial do projeto, é essa escolha que vai influenciar diretamente em todo o funcionamento do e-commerce.

Entre as opções, é possível alugar uma plataforma pronta e customizá-la no próprio site do revendedor. Você também pode criar a loja com as suas respectivas necessidades, usando uma plataforma conhecida e confiável como a Loja Virtual Magento. Ou, então, que tal criar sua própria plataforma? Esta opção, entretanto, pode gerar um custo bastante alto.

Planejamento da logística

O planejamento da logística deve ser bastante criterioso — ela, afinal, influencia diretamente na fidelização dos clientes. Leve em consideração as formas de entrega, as empresas parceiras, o controle de estoque, as formas como serão feitas a separação e a expedição dos produtos, os prazos de entrega, os valores dos fretes e a definição dos métodos de acompanhamento dos pedidos. Tudo isso deve estar alinhado e organizado, para que o produto chegue ao cliente sem obstáculos.

Sistemas de pagamento e segurança

A definição dos sistemas de pagamento para a sua loja deve ser benéfica — tanto para você quanto para os seus consumidores. Por isso, escolha aquele que for menos burocrático para ambas as partes, e que forneça para o cliente a maior quantidade de formas de pagamento. Atente-se ao fato de que, quanto menor for a quantidade de formas de pagamento oferecidas, mais limitado o consumidor estará para comprar.

E quando falamos em dinheiro, precisamos garantir que essas transações sejam seguras. O sistema de segurança da sua loja virtual deve ter uma boa reputação no mercado e, além disso, fornecer análises constantes de segurança antifraude.

Planejamento de marketing

O planejamento de marketing digital do seu e-commerce deve envolver SEO — para otimizar a busca dos seus produtos pelo Google —, remarketing, análise de comportamento dos consumidores da loja e e-mail marketing, entre outras estratégias para que você tenha o gás necessário para atrair e fidelizar os consumidores.

Back office

Todo o time que trabalha em uma loja virtual deve ser capacitado para mantê-la em pleno funcionamento. Portanto, a capacitação da equipe não pode ficar de fora do seu planejamento. Muitas ações de marketing e manutenções necessitarão de pessoal com profundos conhecimentos, para que possam ser postas em prática nos momentos em que forem acionados.

Agora, você está pronto para começar a montar sua loja virtual! Animado para colocar a mão na massa? Então, aproveite para conferir também nosso post sobre as vantagens da loja virtual em relação à loja física!

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