Soluções de frete: conheça os segredos para sua loja virtual!

Soluções de frete: conheça os segredos para sua loja virtual!
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Você sabia que o frete de uma loja virtual é um dos fatores que pode determinar a diferença entre seu superfaturamento no fim do ano ou seu fechamento no vermelho? Na verdade, a maioria dos negócios de comércio eletrônico no Brasil poderia dobrar seu faturamento, caso tivesse uma melhor estratégia de frete.

É isso mesmo! Toda loja virtual deveria saber fazer um cálculo de frete inteligente para o seu negócio.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo para saber mais!

Como o frete pode afetar as vendas e os lucros de sua loja virtual

Segundo pesquisas da Consultoria Econsultancy, em média, 55% dos abandonos de carrinhos no e-commerce brasileiro têm nome e sobrenome: custo do frete (Aproveite e veja o nosso Guia Definitivo do Carrinho Abandonado).

Pior ainda: em outras estatísticas, mais de 39% dos abandonos de carrinhos também têm a ver com o frete, mas não devido ao preço e, sim, por causa da data de entrega.

Não é à toa, portanto, que o comércio eletrônico, no Brasil, tem uma taxa de 83% das lojas virtuais perdendo mais de 50% de suas vendas devido a problemas relacionados ao frete. Ou seja, mais de 8 em cada 10 lojas poderiam ter seu faturamento dobrado, se corrigissem esse problema.

Apenas em termos comparativos, a média mundial de lojas com mais da metade da taxa de abandono de carrinhos é de apenas 50%.

Apesar desse problema, o e-commerce no Brasil não para de evoluir e, em 2015, registrou um crescimento de 15%, mesmo com o resto do país mergulhado em recessão.

Se mesmo tendo problemas com esse tipo de logística, as empresas ainda conseguem caminhar com suas próprias pernas, imagine se corrigissem essa falha?

Pois esse poderá ser o seu diferencial no mercado altamente competitivo do e-commerce.

Como pensar o frete de maneira estratégica

De que forma otimizar o frete da sua loja virtual? Para respondermos a essa questão, precisamos primeiramente compreender a logística problemática do frete.

Em poucas palavras, o frete nada mais é do que a entrega do produto na casa do cliente. Ele não era um problema há alguns anos, quando as lojas virtuais não eram tão populares. Mas agora, com a alta demanda de compras online, preocupar-se com o frete passou a ser um elemento primordial na estratégia de uma loja virtual.

Para fazer com que o produto chegue às mãos do cliente, é necessário que ele tenha finalizado a compra, obviamente, mas, para isso, o custo do frete e o seu prazo de entrega não podem se transformar num impeditivo.

Também é necessário assegurar que o produto seja entregue para qualquer cidade do Brasil.  Neste ponto, existem duas soluções: utilizar o serviço de frete terceirizado ou criar sua própria frota de entrega.

Cada opção tem um custo específico e é justamente aí que surgem as questões que complicam a escolha da forma com que se fará o frete.

Qual a melhor opção para sua loja virtual

A criação e manutenção de uma frota própria para entregas demanda altos custos. Mesmo com um grande fluxo de vendas, pode sair bastante oneroso adotar esse tipo de estratégia. Já terceirizar a entrega gera menores gastos.

O serviço terceirizado, no entanto, necessita de um prazo de entrega maior, ao passo que você pode efetuar o envio no mesmo dia com uma frota própria. Considerando que ambos os fatores influenciam no índice de desistência das vendas, o que fazer?

Uma das melhores estratégias de fretes para lojas virtuais padrão é contar com um serviço terceirizado de qualidade ou próprio para entregas locais, estimulando vendas na região mais próxima à empresa, para garantir rapidez e custos menores.

No caso de vendas para outros estados ou regiões mais distantes é interessante contar com os serviços dos Correios, por exemplo.

A escolha da forma com que será feito o frete dependerá das possibilidades de investimento específicas de cada empresa e de definir sobre o repasse ou não para o cliente dos custos dessa decisão.

O frete não é o único diferencial para melhorar suas vendas no comércio eletrônico: há outras estratégias que podem ajudá-lo a vender mais. Confira uma excelente estratégia para aumentar suas vendas que disponibilizamos para você. Leia o artigo. Vale a pena!

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