Como vídeos podem aumentar as vendas pela internet

Vídeos como forma de conteúdo já se tornaram componentes essenciais para qualquer estratégia de marketing, independente se as empresas utilizam ou não estes recursos. De acordo com o KissMetrics, as páginas com vídeos compõem 70% das páginas mais bem ranqueadas no Google. Ao assistir um vídeo, os visitantes ficam 144% mais propensos a realizar uma compra, segundo um relatório publicado pela Stacks & Stacks.

Além do aumento nas vendas pela internet, os vídeos proporcionam outros benefícios como aumento nos cliques, compartilhamento em mídias sociais e aumento nas taxas de conversão. Uma pesquisa da Hubspot demonstrou que 67% dos profissionais de marketing que apostaram em uma campanha de vídeos no site alcançaram o sucesso esperado.

O apelo de um vídeo

Existem alguns bons motivos pelos quais os vídeos são tão populares com consumidores e com profissionais de marketing, dentre eles:

  • um meio amigável para transmitir informações ao consumidor, ele se sente mais confortável do que ao se deparar com uma pilha de textos descritivos;
  • uma chance para conferir à marca um rosto e uma personalidade;
  • a priorização aos vídeos feita por plataformas como Facebook, Instagram e o próprio Google.

Os vídeos são ótimas ferramentas para aumentar o tráfego ao seu e-commerce, assim como para dar o impulso final necessário para que o cliente realize a compra. Vamos abordar agora alguns tipos de vídeos que você pode produzir e disponibilizar para aumentar suas vendas a seguir.

Vídeos de produtos

Essa é a forma mais simples e óbvia de se conquistar potenciais novos consumidores e aumentar as vendas em uma plataforma de loja virtual. Ao filmar de forma clara, em close, um produto que você pretende promover, ao mesmo tempo em que lista as qualidades e diferenciais, você pode facilmente converter um cliente que se encontra indeciso em um comprador.

Ao filmar, garanta que vários ângulos do produto sejam mostrados, além disso, utilize equipamento profissional, com iluminação de boa qualidade. Um vídeo com aspecto amador pode ter o efeito contrário sobre os clientes. Uma boa estratégia é definir uma pessoa para esse tipo de vídeo, ela se tornará a “cara” da empresa, dando ainda mais credibilidade para conquistar a confiança do cliente.

Guias gerais e tutoriais

A forma mais rápida de engajar os clientes com sua marca e transmitir uma mensagem positiva é oferecer algo que eles sintam valor. Tente criar vídeos relevantes, tutoriais que transmitam para sua audiência algo que eles precisam saber ou conhecer. Você pode decidir incluir o produto ou não, mas de qualquer forma, o tutorial deve ser relevante para o tipo de produto e a audiência, se a sua empresa realiza vendas pela internet.

Se você decidir incluir o produto no vídeo, garanta que seja um posicionamento natural, que demonstre benefícios de verdade, não apenas uma aparição no melhor estilo “merchan” de televisão. Quanto mais informativo e útil for o vídeo, mais valor os clientes sentem, aumentando as taxas de compartilhamento e consequentemente as vendas pelas internet.

Vlogging

O vlogging é uma das formas que as empresas estão explorando para fazer propaganda gratuita via YouTube, sem nem mesmo criar conteúdo em alguns dos casos. É preciso que um membro da equipe dê alguns insights sobre assuntos interessantes, com relatos e filmagens sobre os últimos algum produto disponível da sua empresa. Encontrar um componente fixo pode ser uma boa ideia para engajar os clientes, dando um rosto conhecido para seu negócio.

Outra estratégia de vlogging é realizar conteúdo em conjunto com outros canais. Isso é especialmente interessante caso sua loja virtual esteja inserida em algum nicho mais específico. Alguns exemplos podem ser lojas de moda, jogos de tabuleiro, drones ou qualquer segmento de varejo que atraia um público mais específico.

E o seu negócio, já iniciou alguma estratégia para aumentar as vendas pela internet com vídeos? Deixe nos comentários o que você acredita que será um desafio e o que espera ao adotar esse tipo de estratégia!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *