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O marketing digital tem ganhado força a cada dia. Através dele, milhares de vendas são realizadas todos os dias, bem como anúncios são vistos e disseminados. Não é a toa que temas como “gatilhos mentais” e “call to actions” estão cada vez mais famosos. Afinal, eles fazem toda a diferença na hora de produzir um texto comercial.

Sendo assim, é essencial saber o que são eles e como podem te ajudar a aumentar ainda mais os números do seu negócio. Confira abaixo!

O que são gatilhos mentais

Podemos chamar de gatilhos mentais aquelas ações que desencadeiam reações automáticas no nosso cérebro. Ou seja, são atitudes que criam atos involuntários e fazem com que tomemos ações sem pensar muito a respeito. Pode ser combinado com Storytelling, para conduzir um usuário na jornada de compra.

Em outras palavras, os gatilhos são como facilitadores dentro do nosso cérebro. Dessa forma, quando precisamos tomar uma decisão eles nos influenciam, levando para o caminho exato que o criador da publicidade deseja.

Os gatilhos são de grande utilidade dentro do meio publicitário. Afinal, através deles o cliente se encanta com o produto e comumente o adquire na hora. Seja para marketing tradicional ou digital, com toda a certeza eles fazem grande diferença na hora dos resultados em conversão.

O papel dos gatilhos mentais dentro das estratégias de marketing

Sabendo das características dessa técnica, fica fácil entender sua utilidade dentro do meio publicitário.

Afinal, propagandas nada mais são que um meio de divulgação que visa converter visualizações em compras. Sendo assim, quando os gatilhos são utilizados, essa tarefa se torna bem mais efetiva.

Um cliente que vê um anúncio, mas não enxerga nele nenhum apelo comercial, provavelmente não comprará o produto. Talvez a longo prazo, caso goste do que viu, mas a grande maioria parará ainda na primeira fase do funil de vendas.

Porém, quando o consumidor sente a necessidade de adquirir o item, a situação se torna bem diferente. Comumente a compra é efetivada na hora, devido a tarefa do cérebro em auxiliar na tomada de decisões rápidas.

Sendo assim, entender como criar esses gatilhos é uma tarefa indispensável para quem deseja aumentar as vendas e tornar os anúncios mais efetivos.

Dicas para criar gatilhos mentais infalíveis

Sabendo da importância de trazer essa técnica para a publicidade da sua empresa, torna-se evidente o quão importante é atingi-la. Dessa forma, acompanhe as dicas mais utilizadas e recomendadas por especialistas do ramo!

Crie a necessidade de urgência

Se tratando de gatilhos mentais, uma das técnicas mais utilizadas é a urgência. Através dela, o cliente percebe que, caso adie a compra mais uma vez, perderá a chance de adquirir o produto.

Você já ouviu falar de como as vendas aumentam durante a Black Friday? Isso, em grande parte, se deve a necessidade de urgência de compra realizada pelas empresas. Os descontos até são vantajosos, mas na grande maioria das vezes são os mesmos oferecidos em outros períodos do ano.

No entanto, os consumidores acreditam nas promoções e a necessidade de realizar a compra antes de acabar os produtos os faz adquirir na hora.

Sendo assim, invista sempre em campanhas de produtos com estoque limitados ou descontos para a mesma semana. Dessa forma, com toda a certeza suas vendas aumentarão ainda mais e cada vez mais clientes cairão nesse funil.

Apresente seus produtos como novidades

Todos nós adoramos ter em mãos os novos produtos do mercado. Se tratando de tecnologia, essa vontade é ainda maior, pois a vontade de testar todas as atualizações é gigantesca.

Sendo assim, apresentar itens como novidades sempre chama a atenção. Sempre comunique quando está lançando uma nova coleção ou quando uma nova configuração foi criada. Dessa forma, os clientes sentirão vontade de conhecer seus produtos e comprarão cada vez mais.

Outro benefício que o senso de novidade fornece é a renovação do nome da marca no mercado. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Apresentando itens novos ao público a organização estará sempre sendo visualizada, o que ajuda na consolidação com os clientes e com a concorrência.

Coloque seus produtos como itens para aprovação social

Já reparou como nas propagandas de carro comumente o dono do veículo em questão está sempre rodeado de amigos ou em aventuras radicais super desejadas? Ou como nas propagandas de maquiagem, a mulher fica tão bonita que é venerada por todos ao redor?

Isso se trata do gatilho da aprovação social, um dos mais eficazes dentre todos os descobertos. Afinal, todos nós desejamos estar em um posto invejado, mesmo que sem intenções maldosas. Estar “bem” nos quesitos considerados pela sociedade é uma busca constante e interminável.

Sendo assim, mostrar aos consumidores que seus produtos ajudarão nesse caminho com toda a certeza fará muita diferença. Dessa forma, organize sua publicidade de modo a elevar seus clientes. Com isso, perceberá que as vendas aumentarão muito em pouquíssimos dias.

Apresente empatia as dores de seus consumidores

Um dos maiores motivos para a compra de produtos é facilitar o dia a dia. Todos nós vivemos dentro de uma constante correria e, por conta disso, estamos sempre em busca de algo que nos ajudará a tornar a rotina mais fácil.

Dessa forma, um dos jeitos de atrair os clientes é demonstrar empatia em relação as suas dores com um produto que pode curá-las. Parece difícil, mas não é. Basta olhar as peças publicitárias da televisão que exibem pessoas insatisfeitas e, logo depois de casualmente esbarrar com o item, se tornam felizes.

Esse é um dos gatilhos mentais que pode ser aplicado a qualquer tipo de produto. Basta soltar a criatividade e, principalmente, entender como a sua mercadoria pode fazer a diferença na vida dos consumidores. A partir desse ponto, a peça publicitária ideal é facilmente descoberta.

Utilize o “lugar de fala” com autoridade

Se uma pessoa de cabelo enrolado tentasse vender a você um alisador de cabelos, com toda a certeza você não confiaria no produto de primeira, não é mesmo? Isso acontece porque cria-se uma espécie de contradição entre o vendedor e o item ofertado.

Sendo assim, esse tipo de diferença deve ser sempre evitado. Procure analisar o contexto geral de seu produto e, a partir disso, definir o tipo de peça publicitária a ser criada.

Além disso, uma boa dica também é contar com autoridades do ramo para fazer a divulgação. Uma nutricionista para ofertar um shake de emagrecimento ou um professor para discorrer sobre um livro, por exemplo. As possibilidades são infinitas e devem ser aplicadas da melhor forma possível.

Ter uma autoridade divulgando o item transmite mais credibilidade e, dessa forma, mais respeito aos consumidores. Esses, por sua vez, confiam na opinião do especialista e comprarão não apenas o produto, mas sua ideia e seu conceito.

Com isso, o marketing orgânico do “boca a boca” também se torna mais eficaz, crescendo os números de venda de maneira estrondosa.

Os gatilhos mentais podem ser grandes aliados de quem deseja criar anúncios mais efetivos dentro do mercado publicitário. Afinal, eles são responsáveis pela grande maioria das compras efetivadas através da internet.

Sendo assim, anote todas essas dicas para começar a aplicá-las em suas peças. E, acima de tudo, pratique-as aos poucos, para que elas atinjam seus objetivos de maneira individual e sem coagir os consumidores. Dessa forma, farão toda a diferença e ajudarão a consolidar o nome da sua marca e empresa ainda mais!

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