9 dicas para preparar sua loja virtual para a Black Friday

9 dicas para preparar sua loja virtual para a Black Friday
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Incorporada ao comércio brasileiro no ano de 2010, a Black Friday chega à sua quinta edição este ano. As expectativas para a Black Friday 2015 estão altas e não é por qualquer motivo.

Para se ter uma ideia, em 2013 a ação alcançou mais de R$ 770 milhões em faturamento, o que equivale a um crescimento de 217% em relação à Black Friday 2012. Já em 2014, os números chegaram à cifra de R$ 1,3 bilhão, isso somente no e-commerce. Percebe-se a expressividade desse número já em 2013, quando 58% dos consumidores disseram que pretendiam gastar mais de mil reais na Black Friday.

Nas 24 h reservadas à edição de 2014 o número de vendas ultrapassou 871 mil. Investir na Black Friday esse 27 de novembro traz muitas responsabilidades e cuidados com a divulgação de sua loja. Abaixo listamos alguns pontos que devem ser observados.

Campanhas

Planejamento é a palavra de ordem. Quer divulgar que sua loja virtual vai participar da Black Friday com o máximo de antecedência? Quer que sua campanha seja focada somente na semana da venda? Sua loja vai aparecer com as promoções apenas 24 h antes do grande dia? Não importa sua estratégia, suas campanhas de marketing digital precisam ser planejadas com toda a atenção. Assim você sabe o quanto de tempo e dinheiro terá que investir para conseguir um bom resultado. Somente dessa maneira o marketing da sua loja virtual pode atingir pessoas que realmente têm interesse em comprar de você.

E-mail marketing

É hora de usar sua base de e-mails cadastrados. Os clientes que já conhecem sua loja virtual estarão mais dispostos a comprar de você. Para isso é preciso lembrá-los que sua loja vai participar da Black Friday. Não envie somente um e-mail marketing sobre o assunto, mas também não lote a caixa de entrada deles com mensagens diárias. Saiba o tempo que você tem para falar sobre a ação e pense em maneiras de anunciar o fato para sua base. Essa estratégia de marketing digital é assertiva. Nutra bem seus contatos e eles te procurarão sempre que precisar.

Redes sociais

Além da sua base de clientes, promova sua loja virtual nas redes sociais. Dessa forma aquela parcela de seu público que ainda não cadastrou nenhum e-mail em seu site, por exemplo, pode ver os anúncios criados. O Facebook, por exemplo, permite uma grande segmentação e, dependendo dos seus produtos, é hora de usar o que a plataforma te oferece. Além disso, faça posts regulares sobre a Black Friday. Invista em mídia e não deixe que seus seguidores se esqueçam que você também fará parte da ação.

Dicas em marketing para seu e-commerce na Black Friday

Layout mobile

O número de brasileiros que acessam a internet pelo celular chegou em 50% esse ano, segundo o IBGE. Metade do país está conectado e navega através de smartphones. Sua loja virtual precisa estar otimizada para esse público. Pensar em um layout específico para celulares e tablets te ajuda a cobrir essa importante área de clientes. Imagine o cenário: o link de uma oferta sua da Black Friday é enviado pelo WhatsApp, o cliente clica, abre e compra na hora. Rápido e prático.

Estrutura do site

Vale a pena rever a estrutura da sua loja virtual para a data. A Black Friday cresceu tanto que esse ano é vista como a possível salvação do comércio em 2015, ano em que a economia está em crise. O papel da sua loja é facilitar com que o cliente consiga comprar o que ele deseja de forma mais rápida. Assim também você diminui o tempo em que ele pensa em levar ou não aquele produto para casa. Faça um design inteligente para que botões de compra estejam mais visíveis e chamativos, por exemplo. Além disso, é bom deixar o prazo de entrega de maneira bem visível. Isso constrói confiança no comprador.

Sem enganações

Assim como movimenta um grande número de indivíduos dispostos a comprar, a Black Friday traz com elas pessoas que não se deixam enganar por falsas promoções. Não aumente o preço do produto para que depois que o desconto for dado, este pareça incrível. Além disso analise os gráficos de compras e saiba os produtos que vendem mais para que assim os descontos possam ser bem pensados. Colocar todo o site com uma liquidação de 50%, somente porque é Black Friday, sendo que apenas uma pequena parte desses produtos é atrativa não conquista os clientes.

Estoque e visitação

Sua loja virtual tem grandes chances de receber uma visitação incomum, com um número bem maior de pessoas tentando acessá-la. Repense seu sistema de armazenamento e não corra o risco de sua loja sair do ar porque não aguentou o número de acessos. Além disso, saiba bem sobre os produtos em estoque. Calcule o quanto será possível vender para que, após as compras serem finalizadas, você não receba reclamações de clientes que receberam os produtos um mês após a Black Friday. Esse planejamento também é bom para te ajudar a distribuir os descontos. Produtos com alta procura tendem a esgotar rápido, combine um desconto inteligente, pense em estratégias de marketing digital para mostrar o produto para mais cliente e aumente as chances de venda.

Dicas para a Black Friday da sua Loja Virtual

Atendimento

Um volume grande de pessoas visitando o seu site faz da Black Friday o dia campeão em que seus núcleos de marketing, vendas e atendimento necessitam estar extremamente atentos. Lembre-se de ficar sempre atento ao marketing digital e cobrir todos seus canais: e-mail, cada uma de suas redes sociais (mensagens privadas e comentários públicos), telefone e eventuais formulários de contato em seu site. Os clientes podem mandar mensagens de todas as maneiras.

Manter os clientes

Após a euforia das compras, você consegue mensurar e qualificar a quantidade de visitas que a Black Friday levou para sua loja virtual. Não deixe que esses clientes esqueçam de você. Pense em campanhas de marketing digital para nutrir sua base de dados, com muitos endereços novos, da melhor maneira possível. A Black Friday pode ser uma porta para que sua loja virtual entre de uma vez por todas no mapa desses compradores.

Aplique essas dicas e não perca a oportunidade que a Black Friday traz para o seu negócio.

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