A importância da fotografia de qualidade para o e-commerce

A fotografia de qualidade é muito importante para o sucesso do seu e-commerce, pois os usuários cada vez mais são bombardeados com informações acessadas pela internet: cores, títulos, detalhes e imagens que exemplificam as notícias, esses dados fazem parte deste cenário de multiplicidade.

No caso dos e-commerces toda a estratégia aplicada para otimizar a conversão que os envolve não é diferente. As ações alinhadas com o público-alvo visam atingi-lo com informações que agreguem valor, seja por recorrência de dados, através do remarketing, – que considera o histórico de pesquisa e acessos dos usuários -, ou por meio do cruzamento de dados de redes sociais e da determinação de perfis.

Mas elas têm uma obrigação, a de serem bem escritas, considerando palavras-chave e informações que sintetizem todo o valor do produto em questão.

O marketing digital utiliza fotografias, somadas às descrições, títulos e informações alinhadas a todas estratégias das lojas virtuais e sua presença na web compõem um conjunto de informações pelas quais os usuários são fisgados na web.

No caso específico das imagens, existem muitas dúvidas, portanto é importante sinalizarmos alguns pontos essenciais, lembrando que boas fotografias correspondem a diferenciais competitivos.

– Fotos próprias e/ou contratação de terceiros?

Primeiramente você deve ponderar os custos, o fotógrafo irá acarretar em mais custos de investimento na loja, porém irá trazer muita bagagem e conhecimento e qualidade.

As fotos próprias podem ser desenvolvidas, mas envolveram um pouco mais de pesquisa e tempo para que você tenha segurança e conhecimento do que deve ser feito

Algumas dicas do que pode ser feito para atingir uma melhor qualidade em suas imagens:

– Câmera de qualidade, resulta em uma fotografia de qualidade, assim você pode comprar uma câmera semiprofissional;

– Deixe a câmera conectada ao computador para agilizar a transmissão das imagens;

– Lembre-se que o usuário pode não ter acesso ao produto de forma física, então variações de fotografia e ângulos do produto são diferenciais na compra online;

– De forma geral os produtos têm cores e detalhes importantes a serem ressaltados, portanto fundos brancos favorecem este tipo de detalhe;

– Iluminação é importante, porém tem de ser feita de maneira uniforme (tente colocar vinda de 3 direções diferentes) para não prejudicar a qualidade da foto, assim a aquisição ou utilização (pode ser por empréstimo) de fontes de luz com tripés favorecem a foto;

– Utilize uma tenda difusora (produtos pequenos) ou uma mesa still (produtos maiores) a ideia destas ferramentas é facilitar o ambiente para fotografia dos seus produtos

Nome das imagens

Um fator pouco conhecido, mas de extrema importância são as nomenclaturas das imagens do seu e-commerce. As ferramentas de busca tratam com relevância as informações que tem unidade e alinhamento, as palavras-chave bem inseridas no conteúdo alinhadas com o que a fotografia representa se tornam diferenciais que alavancam o posicionamento da sua loja virtual.

Para você compreender melhor, vamos te dar um exemplo. Ele deve ser considerado no momento de salvar e renomear a imagem a ser inserida no seu projeto.

Exemplo:

Você está salvando uma imagem de calça jeans azul desbotada. Coloque esse tipo de informação no nome da calça da seguinte forma: (importante não deixar espaços entre as palavras no arquivo da imagem) “calça-jeans-azul-desbotada”.

Este tipo de ação aplicada às imagens do projeto., podem reverter em um melhor posicionamento. Logicamente ela deve ser alinhada com um investimento em marketing digital e acompanhamento constante junto aos resultados e objetivos da loja virtual com uma fotografia de qualidade.

Mantenha a unidade nas fotos

As empresas trabalham e formulam estratégias para manter a sua marca em destaque e alinhada em diversos meios de comunicação e em sua publicidade.

Na loja virtual, isto não pode ser diferente. Determinar padrões para as imagens e fotos tiradas é de extrema importância, pois mantém a sensação de que se trata de uma empresa organizada e que está atenta aos detalhes.

Todas estas informações são experiências que devem ser realizadas e os resultados comprovados através de dados que geram frutos para a sua loja virtual. Não menos importante é o investimento constante em marketing digital, o que direciona e movimenta toda a estratégia da loja, agindo em paralelo em redes sociais, motores de busca e captando informações como palavras-chave e locais estratégicos para a divulgação de promoções, como blogs e fóruns do segmento.

Mas não se preocupem, maiores detalhes destas informações serão contemplados em outros posts, basta você nos acompanhar. ;D

Um abraço e até a próxima ;D

Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário que te respondemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *