Como usar inbound em seu e-commerce

Inbound marketing nada mais é do que uma estratégia para atrair as pessoas certas, mas quando falamos em compras online a metodologia acaba mudando para se adequar à estrutura do plano.  

A estratégia utilizada no e-commerce é chamada de inbound commerce, e caso você queira aprender mais sobre para aumentar suas vendas confira o conteúdo. 

Benefícios do Inbound

Para conquistar seus potenciais clientes é preciso conhecer seu nicho, suas personas e seus concorrentes, só assim será possível organizar estratégias certeiras de marketing.

Além disso, entender suas necessidades e os recursos que pode utilizar para atingir seu público são fundamentais para prosseguir com o plano. 

Com o inbound commerce você consegue oferecer conteúdos educativos, analisar todo o processo acima e acompanhar a jornada de compra de seus clientes, o que é muito importante para o seu negócio. 

Jornada de compra

O trajeto que o seu potencial cliente percorre até adquirir um produto é classificado como jornada de compra, e um ponto muito importante deste processo é o de se colocar no lugar do consumidor e pensar como ele. 

Quando seu potencial cliente percebe que está com um problema, ele provavelmente pesquisa sobre o assunto Google. Buscando encontrar soluções, ele pode descobrir algumas opções com informações essenciais para o momento.

Depois disso, chegou o momento de avaliar as opções encontradas e identificar qual delas é a melhor. No caso da compra virtual, além do preço do produto, outros fatores influenciam no momento da escolha. 

Descontos, frete grátis e prazo de entrega são um dos pontos que pesam na decisão final. Por isso é importante mostrar os diferenciais da sua empresa e convencer o cliente de que comprar o seu produto é a escolha certa.  

De que forma aplicar o inbound no e-commerce

Para que todo o processo anterior aconteça é preciso aplicar o processo adaptado do inbound para lojas virtuais. A estratégia é baseada em 3 etapas: 

Atração

Em meio a tantas opções, parece difícil chamar a atenção das pessoas e trazer tráfego qualificado para o seu site. Mas para isso funcionar é fundamental criar as personas da sua marca e aplicar estratégias direcionadas que podem atrair os usuários. 

Veja algumas das melhores formas:

Blog: Com essa ferramenta é possível oferecer conteúdos educativos influenciando o comprador na escolha do produto de sua loja. Além disso, você consegue otimizar o blog de acordo com o seu público. 

Redes sociais: Nas mídias sociais você consegue ter uma página para divulgação dos seus produtos, além de criar campanhas segmentadas para atrair o público certo.

SEO: Descrever os seus produtos de forma original e com técnicas de SEO é um dos segredos importantíssimos para o posicionamento orgânico no Google. 

Elaborando os 3 tópicos de maneira correta você conseguirá aumentar os resultados da sua loja virtual

Conversão

No inbound commerce não faz muito sentido disponibilizar um ebook para converter o potencial cliente em lead. Neste momento você pode utilizar outras ferramentas importantes e assertivas para converter visitantes em clientes. Confira:

CTA: No e-commerce um produto pode ser oferecido na página de um conteúdo que o usuário esteja lendo, mas lembre-se que eles devem estar relacionados. 

Landing pages: Com essa estratégia você consegue fazer com que o cliente te ofereça alguns dados importantes como e-mail e telefone e em troca ele pode ganhar cupons de desconto ou frete grátis.

E-mail marketing: Com essa ferramenta é possível disparar e-mails segmentados de acordo com cada perfil com o objetivo de convertê-los em venda.

Fidelização

Não cometa o erro de esquecer dos clientes que você já conquistou. Que tal manter proximidade com eles e fazer com que se tornem promotores da sua marca?

Para manter um relacionamento com seus clientes o e-mail marketing, as mídias sociais e o blog podem te ajudar com isso.

Estabelecer metas

Pensar nos objetivos e entender como usar inbound marketing é indispensável para obter resultados positivos. Só assim você consegue traçar cada etapa do plano corretamente e estudar os resultados para aperfeiçoá-los.  

Saber como fazer marketing digital também é essencial para trazer o público certo para o seu negócio, com ele você conquista um alcance ainda maior, acaba convertendo leads e em consequência vende mais.

Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, Growth Hacker na Ideal Marketing.

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Bruno Camargos é especialista em Usabilidade e Design Centrando no Usuário. Dedica-se a aumentar as taxas de conversão dos clientes da Multiweb.

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