Inbound marketing nada mais é do que uma estratégia para atrair as pessoas certas, mas…
Com a constante busca por um ambiente online integrado, não há como negligenciar a produção de conteúdo. Nesse sentido, o blog pode vir a ser o ponto ápice dessa estratégia.
Essa modalidade de plataforma, por muitos anos, esteve condicionada a uma espécie de redes sociais focadas em usuários comuns.
No entanto, engana-se quem pensa que a era dos blogs acabou. Na verdade, houve uma readequação dessas postagens para uma estratégia voltada ao marketing de conteúdo.
O que, antes, tinha um caráter de depósito de textos geridos por usuários que queriam expor suas ideias, agora, possui um grande apelo mercadológico. Ou seja, um blog pode ser a porta de entrada para a captação e a conversão de leads para uma marca.
Uma empresa de farinha de trigo, por exemplo, pode elaborar um conteúdo voltado à utilização do produto. Uma receita de massa de pizza tradicional simples e saborosa pode, via de regra, influenciar na compra daquele produto.
É importante, também, entender as vantagens de se investir em um blog com essa nova perspectiva mercadológica.
A consolidação de um bom marketing de conteúdo na plataforma pode trazer alguns benefícios interessantes. São eles:
- Leads qualificados;
- Reconhecimento da marca;
- Aumento de conversa;
- Menor custo de mídia.
É preciso, no entanto, ter alguns cuidados para que um blog seja reconhecido e acessado pelo público.
Esse é um dos pontos fundamentais para se qualificar os leads de uma empresa e, com isso, gerar reconhecimento.
Por exemplo, é possível que uma empresa que trabalhe com a impermeabilização muro de arrimo, produza conteúdos sobre reforma de casas ou apartamentos sem muitos gastos. Quanto mais diferente e direcionada for a solução, maior o impacto.
Saiba a definição de lead
Antes de tudo, para garantir uma boa busca de leads, é necessário entender o que isso significa.
Um lead é um possível comprador de um produto ou contratante de um serviço. Ele se faz presente na plataforma da empresa munido de algumas intenções.
Ou seja, se o cliente está procurando algum tipo de item para a aquisição e entra em um site anunciante, naquele momento, ele já é um lead.
Supondo que esse usuário entrou no site de uma empresa de procedimentos estéticos para ler sobre ozonioterapia papada. Agora, sendo ele um lead, é necessário convertê-lo.
No entanto, é importante entender que cada uma das pessoas que são classificadas como tal, pode estar em estágios diferentes de relação com a marca.
Por isso, entendê-los se faz necessário para um melhor mapeamento e direcionamento de estratégias.
Descoberta
Nesse estágio, o cliente já tomou conhecimento de algum problema a ser resolvido e, por isso, foi adiante para saná-lo.
Aqui, já é possível que a descoberta dele seja feita e, por isso, é importante que algumas estratégias sejam tomadas a fim de capturá-lo.
Se o usuário está buscando por limpeza profissional de pisos, é importante que ele tome contato com conteúdos que resolvam os seus problemas de forma satisfatória.
Reconhecimento
Diante da descoberta do cliente para uma marca, já é possível garantir o seu reconhecimento como parte daquele segmento.
Para que isso ocorra, é necessário, por exemplo, no caso de um blog, que a empresa esteja presente na busca orgânica dos mecanismos de busca.
Se uma empresa está anunciando estabilizante alimentício, é possível se fazer presente com um bom conteúdo.
No entanto, é necessário que essas produções apareçam para o cliente e, por isso mesmo, consiga gerar reconhecimento.
Consideração
A partir do reconhecimento, o cliente tem que passar para a próxima etapa da categorização de leads.
A consideração já é o momento chave em que a empresa está no radar daquela pesquisa e, de certa forma, gerou algum tipo de atração.
Supondo que um paciente oftalmológico esteja procurando algumas alternativas para o miopia degenerativa tratamento, já é possível que, ao tomar contato com um conteúdo informativo, ele considere o tratamento na clínica anunciante.
Compra
Essa etapa é o ponto ápice da jornada de um lead. No entanto, ela não pode ser a última, afinal, é necessário conquistar clientes e não compradores um item apenas.
Neste momento, já se teve o esforço da empresa para ser descoberta, reconhecida e considerada. Portanto, a compra já pode ser efetuada.
Para isso acontecer, algumas questões têm que estar claras para o cliente não recuar na efetivação da contratação.
Por exemplo, se a pessoa estiver buscando um produto mais caro como persiana horizontal motorizada é importante que haja condições de pagamento condizentes com o valor.
Fidelização
Por último, é importante que a compra não seja o estágio final da relação do lead com a empresa. Uma vez convertido, um lead já pode ser considerado um cliente prospectado e, com isso, ele precisa ser atingido novamente.
Existem diversas formas de fazer isso, como, por exemplo, através de estratégias de remarketing.
Como blogs podem ser iscas para novos leads
Com as dinâmicas intrínsecas aos leads expostas, já é possível entender como a manutenção de um bom blog pode influenciar em sua captação.
Diante de uma conjuntura acirrada de compras e vendas no mundo do e-commerce, é fundamental que um lead seja considerado em todos os seus estágios.
Se fazer presente através de um bom marketing de conteúdo não só é importante, como é primordial para a atração de novos clientes para uma marca.
Não há como se diferenciar no meio digital sem que se tenha pontos de atração constantes com os usuários.
Para a manutenção de uma boa estratégia a fim de conseguir os objetivos aqui citados, algumas dicas podem ser primordiais.
Apostar no conteúdo
Não há como criar uma boa estratégia de conteúdo baseada em blogs sem ter o mínimo o que dizer. No entanto, saber o tema que vai ser trabalhado não garante que o conteúdo será atrativo dentro do mercado.
É necessário, antes de qualquer coisa, que se entenda as demandas daquele público para que, então, seja possível atingi-lo.
Se uma empresa de decoração comercial quer atingir o público-alvo desse segmento, é necessário que ela se faça presente. Por exemplo, um conteúdo baseado em reforma de fachada comercial pode ser uma forma de atrair novos leads para aquele site.
Manter a frequência
Estar presente não significa aparecer de forma esporádica para o público, mas, sim, e sobretudo, ser frequente. Para um lead tomar conhecimento da marca e considerá-la, é preciso que ele se lembre dela.
Desde os primórdios da publicidade, o debate sobre frequência média é uma instância impossível de desviar. Por essa razão, garantir-se na memória de uma pessoa é estar presente de forma permanente para ela.
Garantir a facilidade em compra
Esse aspecto é imprescindível para a empresa que tem um blog e quer converter seus leads em vendas.
A garantia de facilitar a venda pode ser em menções do produto no corpo do texto e, além disso, o desenvolvimento de um conteúdo que direcione o uso daquelas ofertas.
Isso é muito comum em blogs de receitas de marcas grandes do ramo alimentício, onde é sempre mencionado o seu produto. Por exemplo, se vai algum laticínio, é possível encontrar dizeres como “uma xícara de iogurte da marca tal”.
Além disso, o uso de pop-ups é fundamental para mostrar para o cliente as ofertas principais relacionadas àquele conteúdo.
Considerações finais
Com todos os pontos que foram levantados até aqui, já é possível entender os porquês da utilização dos blogs como ferramentas de estratégia de marketing de conteúdo. O que, antes, tinha um enfoque mais pessoal, hoje, ganha traços corporativos muito grandes.
É necessário, com isso, estar sempre disposto a entender as ferramentas do mercado para, por fim, aplicá-las. Um lead tem algumas fases que são necessárias para que se mapeie o comportamento do consumidor.
A partir disso, já é possível estabelecer alguns pontos táticos para a consolidação de uma marca na cabeça do consumidor.
Se o estágio é de descoberta, é necessário se fazer presente. Estar diante de uma marca, é a única possibilidade de um usuário tomar conhecimento dela. Partindo daí, já é possível obter o reconhecimento e, com isso, vir a consideração para a compra.
Por fim, é necessário fidelizá-lo para que, então, ele se torne um cliente recorrente nesse e-commerce. Para que todas essas etapas sejam cumpridas, é necessário, também, seguir algumas dicas.
Apostar no conteúdo, manter a frequência de postagens e garantir a facilidade em comprar pode ajudar muito com os objetivos da empresa. No entanto, é preciso tomar cuidado com o direcionamento desse conteúdo a partir da compreensão do público a ser atingido.
Por fim, já é possível estabelecer um bom conteúdo para que, assim, os leads sejam atraídos e convertidos para o blog de uma empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento em parceria com a Multiweb.
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