SMS marketing: entenda como usar no seu e-commerce

Não são poucas as empresas que utilizam o SMS marketing atualmente, nem mesmo de poucos setores. De grandes marcas do B2B até lojas virtuais, o uso das mensagens de texto para fins publicitários está em alta.

Quando olhamos para o número de smartphones no Brasil atualmente (mais de 1 por habitante), fica fácil de entender por que o SMS marketing é tão popular e gera tantos bons negócios para os usuários.

Mas você sabe como utilizar o SMS marketing na sua loja virtual? De que forma o seu e-commerce pode se beneficiar dessa técnica? Siga a leitura para conhecer x ótimas estratégias que essa ferramenta oferece para o seu negócio!

1. Usar o SMS marketing para oferecer descontos

Uma das melhores maneiras de utilizar o SMS na sua estratégia de marketing é enviar as mensagens de texto para oferecer descontos ao usuário, especialmente em promoções “relâmpago”.

Isso acontece porque os SMS têm taxa de abertura de 90% em 3 minutos. Ou seja: a vastíssima maioria das mensagens enviadas são abertas quase que instantaneamente.

Assim, é possível realizar promoções de última hora com o contato dos seus seguidores.

2. Divulgar promoções em geral na sua loja

Uma vantagem de saber como enviar SMS, além de divulgar descontos, é a possibilidade de poder comunicar ao público de promoções no seu site através das SMS, inclusive em dias especiais como a Black Friday.

É claro que pode sair um pouco caro divulgar todos os itens em promoção nessas ocasiões, mas dá para informar ao público que a sua loja virtual está com preços especiais e que eles devem visitá-la para saber mais.

3. Realizar lançamentos de produtos no seu e-commerce

Dependendo do seu segmento de atuação, é comum ter que fazer o lançamento de novos produtos, especialmente aqueles muito aguardados pelos consumidores.

Pode ser um novo game ou novo console, talvez uma nova coleção de roupas ou qualquer outra coisa.

O SMS Marketing, por ter um impacto tão imediato (lembre-se, a maior parte das mensagens é aberta em apenas 3 minutos), dá um impulso poderoso na hora de lançar um produto na sua loja.

4. Relembrar o consumidor de boletos não-pagos

O SMS marketing não é usado apenas para promover produto, promoções ou descontos na sua loja. Ele também pode ter um uso corporativo, focado em reduzir métricas negativas dentro do seu negócio.

Um exemplo interessante é o uso do SMS para relembrar o consumidor de boletos não-pagos ou prestações por vencer dentro do seu e-commerce.

Isso é especialmente útil em lojas virtuais que trabalham dentro de marketplaces que cobram taxas por pedidos em aberto. Assim, quando um cliente emite um boleto e não paga, o pedido fica em aberto e pode ser cobrada uma taxa por parte do marketplace.

O SMS, portanto, relembra o comprador do boleto que não foi pago e faz com que ele decida logo se vai ou não pagar. Já em caso de crediários e compras parcelas, o SMS relembra a data da fatura e garante menor inadimplência.

5. Facilitar o rastreamento de produtos e encomendas

Toda loja virtual e e-commerce precisa oferecer um caminho para que o cliente possa rastrear a encomenda feita. Afinal, é um dos poucos mecanismos de controle que o consumidor tem.

O SMS ajuda nessa função ao permitir que o rastreamento seja feito pelo celular de maneira rápida e fácil. Em vez de mandar e-mails que podem se perder ou ser barrados em um filtro de SPAM, a loja pode mandar um SMS para avisar que o produto saiu para entrega ou qualquer outra mudança no seu status oficial.

Com o uso do SMS, o rastreamento fica mais fácil para o consumidor, que não precisa mais entrar no seu email para ver alguma novidade. Ele é avisado diretamente no celular e não corre o risco de sair de casa bem na hora da entrega por não ter visto a atualização do rastreamento.

6. Automatizar o marketing da sua loja virtual

O SMS marketing permite que a loja virtual possa automatizar algumas das suas ações de marketing. Como a ferramenta é programável, dá para planejar uma série de cenários e permitir que o SMS faça todo o trabalho de comunicação com o cliente.

O rastreamento é apenas um exemplo desse tipo de ação, mas o SMS automatizado ainda pode ser usado para muito mais. Por exemplo:

  • avisar quando um produto que o cliente queria chegou no estoque;
  • lembrar de cobranças;
  • fazer retargeting (quando o cliente acessar a página de um produto específico, é possível enviar um SMS para que ele volte e compre);
  • fazer pesquisa de satisfação.

Como deu para ver, o uso do SMS Marketing é essencial para uma loja virtual, uma vez que as possibilidades de utilização são enormes. Além disso, o e-commerce pode se beneficiar ao utilizar uma ferramenta que é mais barata do que o padrão do mercado.

E aí, gostou de ver como o SMS pode ser útil para a sua loja? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

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