(31) 2551-5183
Certificado Digital

O certificado A3 é um dos mais procurados no mercado de certificações digitais. Ele é considerado um dos mais seguros, por isso, atrai inúmeras pessoas, empresas e instituições que desejam proteger seus dados na internet.

Isso porque essa solução substitui as assinaturas e identificações físicas no ambiente digital. Então, além de permitir transações online com segurança, o certificado A3 é um dispositivo que garante a mobilidade e praticidade ao usuário.

Afinal, é possível levá-lo para onde quiser. O proprietário pode acessá-lo quando e da maneira que quiser, precisa apenas ter um computador e o dispositivo A3 à sua disposição.

A seguir, saiba mais sobre essa certificação, como ela funciona e principalmente seus benefícios. Indicaremos também outros modelos e curiosidades sobre esse mercado.

Acompanhe.

Certificado digital A3: o que é? Como funciona?

O uso de certificados digitais vem crescendo de forma considerável nos últimos anos, ainda mais durante a pandemia em que os serviços precisaram migrar para a internet.

Milhares de brasileiros possuem uma certificação digital ativa e a procura por essas soluções não para de crescer. Pelo grande sucesso, esse mercado está se desenvolvendo mais a cada dia.

Sempre surgem novas soluções, ferramentas e aplicações dos certificados digitais. Inclusive, muitos se confundem porque há vários tipos diferentes de certificados digitais, como identidade digital, e-CPF e e-CNPJ.

Além dos modelos profissionais, como o e-Contador e o e-Jurídico, entre outros diversos desse tipo. Também existe o NF-e, ideal para quem precisa emitir notas fiscais.

O e-CPF substitui o documento físico CPF e pode ser usado para as mesmas finalidades, a diferença é que ele deve ser usado apenas em transações realizadas pela internet. A mesma coisa com o e-CNPJ e outros exemplos.

Por que eles são necessários? Com o avanço da tecnologia e amplitude da internet, inúmeros serviços e procedimentos passaram ao ambiente digital. Com isso, as pessoas assinam contratos, acessam sites do Governo, se comunicam com órgãos públicos, dentre outras tarefas, pela internet.

Tendo em vista essa movimentação, pessoas mal-intencionadas começaram a roubar dados, vender informações, entre outras formas de crime contra a privacidade de pessoas físicas e jurídicas.

Sendo assim, uma das nossas prioridades hoje em dia é a proteção de dados e os certificados digitais são ótimos para isso. Eles validam e protegem todas as ações realizadas pelo ambiente digital, por isso, são fundamentais para o dia a dia moderno.

O certificado digital A3 serve exatamente para isso e é conhecido pelo modelo que mais protege os dados. Saiba mais!

Certificado digital A3

Além dos tipos de certificados digitais já mencionados, existem modelos de armazenamento dessas certificações. Há, principalmente, o certificado A1 e A3, os quais servem para a mesma coisa, mas armazenam os dados de forma diferente.

O A1 se dá por um certificado digital que fica armazenado no navegador do proprietário. Para aumentar seu nível de segurança, é possível adicionar login e senhas de acesso.

Além disso, o proprietário pode usá-lo de celulares, tablets, computadores e outros dispositivos – e inclusive, em mais de um aparelho ao mesmo tempo, dando ainda mais praticidade para o dia a dia.

É o modelo mais acessível, contudo, ele precisa ser renovado uma vez ao ano. Diferentemente do modelo A3 que deve ser renovado a cada 3 anos. Esse certificado apresenta algumas outras diferenças.

O A3 é armazenado em uma mídia criptografada, isto é, cartões inteligentes, tokens, pen drives, entre outras mídias. Para acessá-lo, também é exigido um login e senha do proprietário.

Essa opção conta com um maior nível de segurança, ele é determinado como nível 3 de proteção aos dados do usuário. O que é importante para uma rotina otimizada e segura.

Contudo, o A3 só pode ser usado em um aparelho por vez, afinal, o proprietário terá que ter a mídia em mãos para acessá-lo. É uma opção prática porque pode ser facilmente levada para qualquer lugar.

Para acessar a certificação, é preciso contar com alguns softwares adequados. Mas todos são muito fáceis de instalar e de usar. O proprietário insere a mídia no dispositivo, o qual fará a leitura do documento e pronto, estará pronto para ser usado.

É o modelo mais caro do mercado por já ter o valor da mídia incluso. No entanto, ele vale a pena por ser seguro, fácil de usar, prático e muito mais moderno.

Onde comprar um A3? É simples, basta procurar por autoridades certificadoras, ou seja, empresas que são permitidas a oferecer esse tipo de serviço pelos órgãos públicos.

Busque por opções confiáveis e de qualidade. Estude bastante suas opções antes de fazer a aquisição para ter certeza de que é a melhor alternativa e logo terá a sua certificação em mãos.

Deixe uma resposta