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Afiliados

Marketing de afiliados é uma estratégia usada para divulgar produtos, serviços e marcas no ambiente online, em que a organização conta com afiliados para promovê-la.

Não é de hoje que essa estratégia conquistou a internet, mas existem muitas pessoas que têm dúvidas sobre ela e o que realmente significa. Mas é uma forma de investir em marketing muito popular e que ainda oferece uma renda extra para quem trabalha.

Para a organização, é uma forma de fazer com que seus produtos e serviços cheguem a mais consumidores, sem que para isso seja necessário fazer grandes investimentos.

Hoje em dia, as marcas precisam contar com recursos diferentes para divulgar suas soluções, principalmente por meio de ações realizadas na internet. Isso porque os canais digitais fazem parte do dia a dia das pessoas.

Elas acessam as redes sociais, mecanismos de busca, e-mail e outras plataformas para ter acesso a notícias, se comunicar, buscar entretenimento, realizar tarefas do dia a dia, entre outras necessidades.

As marcas precisam estar presentes nesses canais, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio do marketing de afiliados.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o conceito dessa estratégia e de que maneira é possível viabilizar esse tipo de negócio para aumentar as vendas.

Marketing de Afiliados: o que é?

Na última década, a internet se tornou espaço fundamental para que os empreendedores possam encontrar oportunidades de ganhar mais dinheiro.

Várias estratégias ganharam espaço, como no caso do marketing de conteúdo, e uma das que também se destacaram muito foi o marketing de afiliados, também conhecido como programa de afiliados.

Quando um fabricante de divisória de vidro canelado lança um novo produto na internet, fica conhecido como produtor ou vendedor. Para melhorar ainda mais essa divulgação e impulsionar as vendas, conta com o trabalho de afiliados.

São pessoas que vão ajudar a divulgar a solução nas redes sociais e em várias outras plataformas. Quando o cliente compra o que está sendo divulgado, utiliza um link personalizado na transação.

Marketing

Ele contabiliza números importantes que medem o sucesso da estratégia, estipulando o quanto a pessoa vai receber pela divulgação. 

O valor de pagamento, que é realizado pelos afiliados, é compreendido como uma comissão pelas vendas e conversão de clientes.

Os vendedores podem trabalhar com alguns parâmetros que definem o sucesso do afiliado, portanto, o quanto vão receber com as vendas. Para isso, podem trabalhar com diferentes categorias de divulgação, como:

  • Custo por clique (CPC);
  • Custo por ação (CPA);
  • Custo por mil impressões (CPM);
  • Custo por vendas (CPV).

No custo por clique, o afiliado vai trabalhar com campanhas de divulgação chamativas e interessantes, que induzem o usuário a clicar. A venda nem mesmo precisa ser concretizada, porque o que vale são os cliques nos banners e anúncios.

Seja para divulgar móveis para sala de jantar planejada moderna ou qualquer outro tipo de produto, o custo por clique é uma maneira menos complexa, visto que o foco de atenção é desenvolver campanhas eficientes.

Já no custo por ação, clicar em anúncios não é o suficiente, pois o afiliado só vai receber a comissão se o usuário realizar algum tipo de ação dentro da página, como fazer seu cadastro, enviar uma dúvida ou comprar.

anúncios

Além de uma boa campanha de divulgação e mídia, o vendedor precisa desenvolver uma página interessante para vender o produto ou despertar o interesse do cliente para que ele queira interagir com o conteúdo.

Quanto ao custo por mil impressões, baseia-se em um valor fixo criado pelo anunciante, e este fará o pagamento sempre que o anúncio atingir a quantidade de mil visualizações no canal do afiliado.

É uma opção que compensa muito para aqueles que possuem uma boa quantidade de visualizações em seu blog, porque isso consegue aumentar o interesse, além de trazer muitos benefícios.

O recebimento é recorrente, mas não existe nenhum tipo de controle sobre o pagamento. Por fim, é possível divulgar estruturas pré moldadas de concreto armado por meio do custo por vendas.

Nesse caso, o afiliado recebe sempre que o cliente comprar, e as compras podem ser contabilizadas por meio de links ou códigos gerados que vão associar a transação com o afiliado, comprovando que a venda foi realizada por conta de sua divulgação.

Além disso, o processamento da comissão acontece automaticamente, mas independentemente do tipo de divulgação, é muito importante saber utilizar o marketing de afiliados.

Como viabilizar esse tipo de negócio?

Para viabilizar esse tipo de negócio e aumentar as vendas, as pessoas interessadas precisam seguir algumas práticas. São elas:

Escolher um programa de afiliados

Existem várias empresas que oferecem o programa de afiliados, que podem ser usados tanto para produtos físicos quanto infoprodutos. É possível de lugar, por exemplo, um espaço de trabalho compartilhado.

Da mesma forma, a marca pode trabalhar a divulgação de um conteúdo, cursos online, entre outras possibilidades. Mas para fazer uma boa escolha, o futuro afiliado precisa pesquisar e encontrar uma modalidade com a qual tenha mais finalidade.

Escolher os produtos certos

Também é necessário escolher os produtos adequados para audiência do blog. Por exemplo, não faz sentido para um blog sobre moda e maquiagem anunciar produtos automobilísticos.

Os reviews precisam ajudar os usuários a resolverem problemas do cotidiano, algo que pode ser um empecilho para gerar receita. Assim sendo, antes de anunciar qualquer tipo de produto, é necessário trabalhar com uma publicidade que transmita credibilidade.

Produtos

Para conseguir isso, o afiliado precisa ter total propriedade sobre o assunto, portanto, é necessário pedir informações sobre as soluções, avaliar a pontuação fornecida pelos consumidores e solicitar uma amostra para a marca.

Supondo que, por exemplo, haja um afiliado que tenha que desenvolver estratégias para uma empresa especializada em regularizar veiculo blindado

Se este é o caso, ele precisa saber qual é a opinião de pessoas que já contrataram esse serviço para fazer boas recomendações.

Educar a audiência

Para conquistar receita recorrente, é necessário oferecer conhecimento para a audiência, assim, fica mais fácil extrair todo o potencial da estratégia, além de oferecer uma excelente experiência com o produto.

Os afiliados podem investir na criação de materiais ricos como o e-book porque ele sempre traz informações relevantes e que ajudam a educar as pessoas.

Para convencer o público a comprar, outra boa estratégia é fazer demonstrações por meio de transmissões ao vivo ou vídeos curtos no Facebook e Instagram.

O webinar é uma boa opção porque as pessoas podem interagir e fazer perguntas, e isso é muito útil para entender as necessidades do público e aprimorar ainda mais as estratégias de vendas.

Investir em publicidade paga

Para aumentar a venda de desinfetante, uma excelente opção é a publicidade paga, tendo em vista que se trata de um caminho mais curto para alcançar a persona, enquanto o afiliado investe em estratégias orgânicas.

Só que é importante entender que não basta investir em campanhas para convencer as pessoas a comprarem o produto anunciado e ficar somente nisso.

O consumidor moderno é extremamente exigente hoje em dia, por isso, os anúncios precisam ser objetivos, ter uma boa copy e contar com imagens de qualidade.

Benefícios do marketing de afiliados

Para muitos, é difícil entender que uma empresa pode lucrar facilmente com esse tipo de estratégia, e isso acaba gerando muitas dúvidas, tanto para quem fabrica os produtos quanto para quem vai divulgá-los.

Para uma empresa que faz fechamento de áreas externas com vidro, uma das maiores vantagens é que ela não precisa fazer grandes investimentos, assim como os afiliados também não precisam fazer isso para começar a trabalhar.

É uma ótima opção para pessoas que querem ganhar dinheiro na internet ou não conseguem criar o próprio empreendimento.

empreendimento

Tampouco é necessário criar um produto novo, tendo em vista que o marketing de afiliados faz a divulgação de uma solução que já existe no mercado e que possui uma reputação favorável.

A única coisa que o afiliado precisa fazer é viralizar os conteúdos e estratégias para conquistar mais vendas, portanto, não existe nenhuma  responsabilidade em lançar um produto totalmente do zero.

Quem anuncia ferramentas para conserto de tela de tv led, por exemplo, também tem como benefício a não obrigação com taxas de envio, impostos ou qualquer outro valor relacionado ao produto.

Também não é necessário pagar nenhuma taxa ou mensalidade para as plataformas, o que traz mais praticidade e baixo custo para quem quer se tornar um afiliado.

Considerações finais

O marketing de afiliados é uma excelente opção de divulgação dos mais variados tipos de produtos e serviços. Mas além de beneficiar as organizações, também beneficia quem está por trás das divulgações.

É uma maneira simples e prática de ganhar dinheiro na internet, sem precisar de nenhum tipo de investimento prévio.

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