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Assessoria de imprensa

É comum que algumas pessoas tenham dúvidas a respeito do tipo de serviço oferecido por uma empresa de comunicação responsável por contar com uma equipe de assessores de imprensa.

Para esclarecer esse assunto, podemos começar dizendo que uma assessoria que oferece profissionais especialistas em desenvolver atividades e comunicação corporativa, visando principalmente conquistar a mídia espontânea tendo um bom relacionamento entre marcas e jornalistas dos veículos de informação mais interessantes para o cliente em questão!

A necessidade de as empresas melhorarem sua comunicação com a imprensa e passar a oferecer informações de interesse para os veículos de comunicação deu origem a um “jornalismo empresarial” e foi precursora das relações públicas e da assessoria de imprensa nos moldes que conhecemos hoje.

Paul Graham, investidor e ensaísta, define a atividade de assessoria de imprensa sob o guarda-chuva que engloba todas as relações de uma empresa com a mídia para manter o público sempre informado a respeito da missão, das políticas e das práticas da empresa de forma positiva, consistente e com credibilidade!

Normalmente, as empresas que mais procuram por assessorias de imprensa são as de caráter público ou privado, sem fins lucrativos e pessoas físicas.

Para isso é possível ter equipes internas ou contratar agências, sendo que a segunda opção é mais interessante para ter a qualidade esperada nesse tipo de serviços.

E quais são as funções do assessor de imprensa?

O assessor de imprensa deve ser um profissional com formação em jornalismo ou relações públicas que, diferente dos publicitários, deve buscar espaços de divulgação ao invés de comprá-los.

Por isso, é ideal que os assessores tenham conhecimento profundo sobre a empresa que estão atendendo, tendo também a noção do mercado em que atua e sobre seus concorrentes – além da facilidade em lidar com a imprensa.

Algumas de suas principais funções são:

  • Elaborar estratégias de comunicação;
  • Determinar quais serão os veículos e editoriais priorizados para receber informações sobre a empresa;
  • Conseguir o contato e manter boa relação com tais veículos;
  • Produzir releases e conteúdos a respeito de produtos, serviços ou qualquer outra informação que precise de divulgação.

Assessoria de Imprensa no Brasil

Embora ainda não carregasse o nome de “relações públicas” ou “assessoria de imprensa”, em 1909 o presidente Nilo Peçanha criou no Brasil a Secção de Publicações e Biblioteca para integrar os serviços de atendimento, publicação, informação e propaganda.
Um exemplo da época é do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio – porque precisava atividades similares ao que hoje conhecemos como assessoria de imprensa.

Esse relacionamento das empresas com a mídia, centenário nos Estados Unidos, só ganhou mais força no Brasil quando o governo quis promover sua imagem na década de 60.

Graças aos bons resultados, a prática de munir os jornalistas de notícias se disseminou e deu contornos mais precisos às atividades envolvidas em conquistar espaço editorial na imprensa.

Incorporada ao marketing, hoje a assessoria de imprensa passou a ser a ponte das empresas, associações, do governo e dos profissionais liberais, com os canais de informação, para gerar mídia espontânea para a marca, o serviço ou o produto.

Como ter resultados positivos com assessoria de imprensa?

As empresas que mais se beneficiam do trabalho da assessoria de imprensa são as que sabem reconhecer o que é notícia, as que mantêm frequência de exposição em mídia, não descartam outros meios complementares de ganhar visibilidade e fortalecem suas equipes comerciais com os resultados alcançados.

Como as ações no meio digital estão cada vez mais fortes atualmente, as atividades do assessor de imprensa continuam se expandindo. Hoje em dia, postar algo na internet pode ter resultados extremamente positivos como também o oposto em questão de segundos! O maior problema é que quando cai na rede, não é possível ter controle de disseminação e acessos do material.

É por isso que trabalhar a gestão de relacionamento com jornalistas ainda é muito importante! Ou seja, o assessor contemporâneo deve ter em mente a força que o meio digital pode ter sobre a imagem de uma empresa ou personalidade.

Sendo assim, nada melhor do que contar com agências que têm especialistas preparados e devidamente capacitados para lidar com todas essas responsabilidades, além de todo suporte prestado por pessoas dispostas a te entregar sempre os melhores resultados por te valorizarem como cliente!

Assessoria de imprensa podem fazer também trabalhos como gestão de redes sociais entre outros.

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