POP, IMAP E SMTP: Qual Usar para Configurar o E-mail

Quando se trata de configurar o e-mail, a cada dia surge uma nova tecnologia e um novo canal de comunicação. E realmente ficamos em dúvida de como enviar nossos e-mails da forma mais assertiva possível.

E, provavelmente, você já ouviu falar de termos como POP, IMAP e SMTP, mas o que é isso?

São termos utilizados para que nós possamos tanto receber quanto enviar e-mails a partir de qualquer dispositivo, seja computadores, smartphones e tablets.

Caso você não faça a mínima ideia quando o assunto é configuração de e-mails, chegou no lugar certo! Vamos mostrar o que significa cada um desses termos e depois, você analisa e decide qual se encaixa melhor no seu caso.

O que é POP, IMAP e SMTP para configurar o e-mail

No momento de configurar o e-mail, é essencial saber o que significa cada um desses termos e para que servem. Só lembrando que, POP, IMAP e SMTP são protocolos de e-mail, isto é, um conjunto de regras a serem seguidas tanto no envio como recebimento de e-mails.

O que é POP

O termo POP significa em inglês “Post Office Protocol”, que é quando você consegue ler os e-mails mesmo se não estiver conectado à Internet.

É o protocolo utilizado para baixar mensagens de e-mail de um servidor. Quando você utiliza o POP, um programa de computador ou mesmo um aplicativo se conecta ao servidor, o qual faz o download de todas as mensagens.

Depois de baixadas, as mensagens podem ou não ser apagadas do servidor, pois cabe ao usuário fazer essa opção.

O que significa IMAP

Já o termo IMAP significa “Internet Message Access Protocol”, o qual possibilita ter controle da caixa de e-mail.

Seu objetivo é sincronizar o programa de computador ou aplicativo com o servidor. E como funciona?

Ao utilizar o IMAP, o programa se conecta ao servidor, sincronizando todas as mensagens e até mesmo outras configurações presentes no servidor.

Assim, o programa funciona como um espelho das mensagens e como estão organizadas no servidor.

O que é SMTP

O termo SMTP significa “Simple Mail Transfer Protocol”, que é o protocolo utilizado somente para o envio de e-mails, e não é possível a recuperação de mensagens no servidor.

Na verdade, o SMTP será utilizado conjuntamente com outro protocolo, seja o POP ou o IMAP. E assim, você poderá receber e enviar e-mails diariamente.

Apenas lembrando que quando se trata de envio automático de e-mails, não é preciso o uso de um protocolo de recebimento, somente de envio de e-mails.

Qual devo escolher para configurar o e-mail: POP ou IMAP?

Se o seu objetivo é configurar o e-mail para o recebimento, saiba que deverá fazer uso do POP ou IMAP. Isso vale tanto para programas de computador como também para aplicativos, seja para smartphones ou tablets.

Só para você saber, a maioria dos programas e aplicativos requisita protocolos de recebimento e envio de e-mails, caso contrário, não irão funcionar.

Agora, no caso do webmail, saiba que você pode enviar e receber e-mails sem precisar de nenhuma outra configuração. Isso porque os provedores de e-mail fornecem os recursos necessários para isso e tudo é feito diretamente no navegador.

A única questão aqui é que como o webmail depende exclusivamente do navegador, isso pode deixar o processo mais lento.

Então, você já sabe agora para que serve cada um dos protocolos e qual vai atender melhor ao que você precisa?

Veja a seguir com mais detalhes cada um deles e assim, você escolhe o que mais se adequa aos seus objetivos:

Saiba onde o protocolo POP pode ser sua melhor opção

Apenas lembrando que é para o caso de configurar o e-mail para envio. Confira algumas situações e decida se o POP pode ser sua melhor opção:

  • Quer fazer download de todas as mensagens recebidas do seu servidor;
  • Tem pouco espaço para armazenar seus e-mails;
  • Deseja ler seus e-mails mesmo estando offline;
  • Quer acessar o e-mail somente em um dispositivo. Isso é bastante útil para empresas que querem evitar o envio e recebimento de e-mails fora do horário e/ou do local de trabalho. Lembrando que existem outras ferramentas que podem ser utilizadas para este objetivo, por exemplo, VPN.

Quais os benefícios de utilizar o POP para configurar o e-mail

  • Depois de baixados, o usuário pode acessar os e-mails no dispositivo escolhido, mesmo se não estiver conectado à Internet;
  • Requer muito pouco espaço para armazenamento de e-mails, mas para isso o programa deve estar configurado para excluir as mensagens contidas no servidor após o download;
  • É possível fazer backup de todos os e-mails diretamente no dispositivo do usuário.

Conheça as desvantagens de usar POP:

  • Caso o dispositivo apresente alguma falha e o usuário não tiver feito backup dos e-mails, há o risco de se perder todas as mensagens;
  • O POP só possibilita baixar mensagens na caixa de entrada. Caso houver outras pastas no webmail, o usuário não consegue visualizar;
  • No caso de contas usadas por mais de uma pessoa, por exemplo, um e-mail de equipe, o POP pode gerar confusão por não haver sincronização entre os programas de e-mail e o servidor.

Quando o IMAP pode ser a escolha ideal

O IMAP pode ser sua melhor escolha nos seguintes casos:

  • Se envia e recebe e-mails usando mais de um dispositivo, por exemplo, um computador e um smartphone, ou tablet;
  • Quer organizar melhor as mensagens no servidor, separando em pastas e classificações, valendo para todos os dispositivos;
  • Compartilhamento da mesma conta de e-mail com outros usuários. Isso é bem comum em e-mails genéricos, por exemplo, vendas@dominio.com;
  • Quando há espaço no servidor para armazenar todos os e-mails.

Quando vale a pena usar o IMAP para configurar o e-mail

  • Caso ocorra algum problema com o dispositivo, todos os e-mails são preservados;
  • Devido à sincronização com o servidor, é possível que os dispositivos utilizados e/ou usuários acessem a mesma caixa de entrada, arquivos e outras configurações.

Saiba as desvantagens de usar o IMAP:

  • Exige muito espaço de armazenamento do servidor, o que pode ser desvantajoso quando não há muita disponibilidade de espaço;
  • Se não estiver conectado à Internet, talvez não seja possível acessar os e-mails.

Resumindo, se você acessa seus e-mails diariamente e quer ter mais funcionalidades e recursos, o IMAP é a sua melhor escolha.

Agora, saiba que se usar o e-mail através do servidor, ocupará espaço de armazenamento do seu site. Se esse for o caso, existem serviços adicionais, como o G Suite, do Google, o qual você pode contratar para obter mais espaço.

Quando devo usar o SMTP

Você viu mais acima que o SMTP é usado sempre para enviar e-mails, logo, não importa qual protocolo escolha, pois vai precisar do SMPT para o envio de todos os seus e-mails.

Conclusão

No momento de configurar o e-mail, agora você sabe que existem os protocolos tanto para recebimento como para envio de e-mails, seja em programas de computador ou aplicativos.

Sendo assim, a sua escolha deve se basear no que pretende ao usar o serviço de e-mail.

Apenas relembrando: o POP é mais indicado quando não se tem muito espaço de armazenamento. Entretanto, se o dispositivo do usuário apresentar qualquer problema, há o risco de perder todos os e-mails.

Já o IMAP, é uma melhor opção para quem está conectado direto à Internet, sendo possível a sincronização entre todos os programas e aplicativos usados pelo usuário.

Tenha em mente apenas quanto ao espaço de armazenamento, pois todas as mensagens estarão guardadas no servidor e isso consome mais espaço.

E para o envio de e-mails, você só tem uma escolha, que é o protocolo SMTP.

O ideal é você contratar profissionais para fornecer todos esses serviços. Além de contar com todo o suporte, vão te orientar sobre qual protocolo é o mais indicado para você configurar o seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *