Qual a importância do Blog no Marketing Digital da sua empresa?

Muitas empresas de sucesso sabem como usar blog no marketing. Apesar de não ser um requisito obrigatório para vender bastante, é fato que ter um blog usado de maneira estratégia é um facilitador para bater metas.

O Marketing de Conteúdo é uma das grandes tendências de comunicação digital no Século XXI, colocando pequenas empresas para disputar mercado de igual para igual com grandes negócios.

Quer saber mais sobre o assunto e aprender como usar blog no Marketing Digital? Então siga a leitura abaixo!

Qual é a função do blog no Marketing Digital?

Para entendermos qual é a função e importância do blog no Marketing Digital precisamos, em primeiro lugar, falar sobre como funciona o Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é uma vertente do Marketing Digital que funciona como um mecanismo de atração e conversão de consumidores na Internet.

A ideia central do sistema é criar um hub de conteúdo de valor para a persona de uma empresa, de modo a atraí-la na Internet. Depois de curtir aquele conteúdo, o consumidor entra em um funil de vendas montado pela empresa até se tornar um cliente.

O papel do blog nessa estratégia é ser justamente o hub de conteúdo que vai atrair os usuários. Isso é possível pois o blog se conecta perfeitamente com as expectativas das pessoas (de consumir um conteúdo) e com a principal fonte de tráfego online do planeta: o Google.

Assim, ter um blog de qualidade, otimizado para dialogar com o Google e com conteúdo de valor, é como ter um peixe em uma casa cheia de gatos: você passa a atrair milhares de pessoas. No meio dessa atenção toda, estão alguns consumidores prontos para fazer negócio com você.

Como usar blog no Marketing da sua empresa?

Agora que já entendemos a função de um blog na estratégia publicitária de uma empresa, é importante aprender como usar blog no marketing corretamente.

Não basta apenas publicar artigos sem qualquer tipo de curadoria ou estratégia por trás. É importante ter foco e saber como explorar ao máximo o que o blog tem a oferecer.

Quer aprender como fazer isso? Veja algumas dicas até o fim!

1. Escreva conteúdo de valor

Para que um blog seja bem-sucedido em atrair as pessoas, é necessário que o conteúdo oferecido seja de valor. Nós podemos dividir o conteúdo de um blog em duas partes: a promessa e a entrega.

É necessário que, em primeiro lugar, seja feita uma boa promessa para o leitor. Isso é antes dele clicar no seu artigo.

Imagine, por exemplo, que um blog de advocacia especializada em Direito Civil crie um artigo “Como pagar pouco no divórcio”. Esse artigo vai atrair mais cliques de quem está pensando se divorciar ou nesse processo, mas não quer gastar muito dinheiro.

Em segundo lugar, vem a entrega do conteúdo. É necessário que, quando a pessoa clicar naquele link, ela realmente aprenda “como pagar pouco no divórcio”. Quando a entrega não corresponde a promessa, a tendência é que a pessoa fique insatisfeita e não volte mais.

2. Mantenha o leitor no seu site

Por falar em voltar, uma das maneiras de como usar blog no marketing de maneira bem-sucedida é manter o leitor no site por muito tempo.

Isso tem dois benefícios: o primeiro é que o leitor fica mais engajado com o conteúdo e tem mais chances de se tornar um cliente. O segundo é que o Google compreende isso como um fator de qualidade e passa a indicar mais vezes o seu site.

Uma das melhores maneiras de manter o leitor no site é investir em conteúdo multimídia. Por exemplo, vale a pena contratar locutores online para gravar uma versão do artigo em áudio para quem quiser ouvir.

Fazer um vídeo também é uma ótima maneira de manter mais pessoas no seu artigo.

3. Monte um funil de conteúdo no blog

Depois que você masterizar a maneira de atrair pessoas para o seu blog, é importante que elas saibam para onde ir em sequência.

Por isso, monte um funil de conteúdo “direcionando” as pessoas para onde você quer. Por exemplo, imagine uma empresa que vende colchões. Ela fará três artigos:

  • “Como descansar melhor”;
  • “Como ter mais foco durante o dia”
  • “Como ser mais produtivo”.

São três assuntos mais ou menos relacionados, mas que serão fontes de atração diferentes. Nesses conteúdos, o blog direciona os leitores para o quarto artigo:

  • “Como dormir melhor”.

Provavelmente, uma das maneiras de alcançar o que foi prometido nos três artigos é “durma melhor”.

Nesse quarto artigo, haverá uma ligação direcionando o leitor a “Aprenda a comprar um bom colchão”, já que uma das maneiras de “dormir melhor” é ter um bom colchão.

Perceba como o leitor entrou em um assunto e foi conduzido a comprar em alguns cliques. Claro que essa é uma versão superficial, mas já mostra como funciona a estratégia.

Agora que você aprendeu como usar blog no marketing da sua empresa, é hora de começar a produzir os seus primeiros conteúdos.

Antes disso, no entanto, deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *