Loja virtual Magento: a melhor plataforma!

Loja virtual Magento: a melhor plataforma!
5 (100%) 7 votes

A cada ano a presença de marcas na internet se torna mais fundamental. Ter uma loja virtual faz parte dessa necessidade. Contudo, é preciso muita consciência do seu negócio e do que envolve um e-commerce para fazer com que a ideia de um comércio eletrônico se torne viável e aplicável. Já falamos aqui no blog como montar uma loja virtual e um dos pontos que destacamos foi a escolha da plataforma. Basicamente existem três tipos de plataforma: aquelas que são open source (código aberto), SaaS e exclusiva. Neste post vamos focar na plataforma open source com mais presença no mundo: a loja virtual Magento.

Segundo a aheadWorks, empresa especializada no desenvolvimento de extensões para essa plataforma, em 2014 o Magento tinha mais de 33% de presença em todos os e-commerce do mundo.

Você já conhece o Magento? Sabe como ele surgiu? Qual o contexto atual da plataforma no mercado de lojas virtuais? Neste post vamos te contar tudo isso e ainda falar dos benefícios que é desenvolver a sua loja virtual Magento. Também falaremos de diversas marcas que confiam seus negócios virtuais nessa plataforma.

Como a loja virtual Magento surgiu

O Magento é uma das plataformas para loja virtual mais conhecidas e poderosas da atualidade. Ele faz parte do grupo de plataformas open source, que são aquelas com código livre – o que permite um altíssimo grau de customização para a loja virtual.

Com seu surgimento em 2008 através da empresa Varien, ele teve um alto desenvolvimento e aceitação do público. Em 2011 foi comprado pelo grupo eBay, um dos pioneiros em e-commerce no mundo, e teve sua presença virtual aumentada.

Hoje, a loja virtual Magento é a responsável pela criação de 1/3 das lojas virtuais mundiais.

Loja virtual Magento - Market Share

Magento – a plataforma de e-commerce mais usada no mundo

Contexto atual do Magento

O Magento é a plataforma responsável por mais de 30% das lojas virtuais de todo o mundo. Não há nenhum sistema que ocupe, sozinho, uma porcentagem tão significativa. Em número absolutos, essa fatia representa mais de 200 mil lojas virtuais. Só no Brasil, a plataforma ocupa 20% do mercado e é a líder sem nenhuma outra tão perto desse número.

No últimos anos, empresas que usam o Magento conseguiram mobilizar mais de 50 bilhões de dólares em vendas online. Grandes marcas desenvolvem seus negócios na plataforma porque confiam na robustez e qualidade do Magento.

Hoje o sistema oferece muitos recursos e benefícios. Abaixo listamos alguns para você entender como essa plataforma conquistou o seu lugar no mercado de maneira rápida e tão inabalável.

Programação modular no Magento

Benefícios de usar e-commerce Magento

Ser uma plataforma open source é um dos fatores que contribui para o sucesso do Magento. Quando lidamos com sistemas de código aberto, a possibilidade de customização é mais alta do que em plataformas prontas, que costumam ser mais engessadas. Com o Magento, uma comunidade grande de desenvolvedores e empresas pode criar códigos e disponibilizá-los para download. Dessa forma, o volume de possibilidades de funções cresce exponencialmente.

Módulos da loja virtual Magento

Os diversos recursos que os programadores desenvolvem podem ser implementado apenas porque a plataforma trabalha com módulos. Também conhecidos como extensões, a programação modular funciona como um grande quebra-cabeça. É possível usar diversos módulos já disponíveis e incorporá-los em sua loja virtual. As extensões podem ser pagas ou gratuitas e, além disso, é sempre possível desenvolver novos módulos dependendo da necessidade do seu e-commerce. Imagine uma função que você nunca viu em uma loja virtual e que gostaria de ter na sua: o Magento permite essa implementação.

Esse mundo de possibilidades exige um aprendizado robusto dos desenvolvedores e das empresas. Por ser uma plataforma com tantos cenários possíveis, o Magento exige um alto grau de entendimento para que os módulos possam ser criados e integrados ao produto final que será seu e-commerce. Ou seja, é indispensável fazer esse trabalho com uma empresa experiente, para que tudo possa ser desenvolvido sem problemas.

Layout da loja virtual Magento

A customização possível do Magento também atinge o layout da sua loja virtual. Com uma equipe de designers e de desenvolvedorescompetentes, você deixa seu e-commerce com a cara que quiser. O Magento permite mudanças em todas as páginas do seu site, fazendo com que seu layout seja único e conquiste logo de cara os usuários.

One Page Checkout na loja virtual Magento

Esse recurso permite o usuário fazer sua compra em uma única página. Integrado a outras formas de pagamento, como PagSeguro, PayPal, Rede Card, Ciele, entre outras, o One Page Checkout diminui as chances do cliente desistir da compra porque teria que preencher dados de outros lugares. Tudo é feito na sua loja virtual mesmo, com menos distrações.

Mobile

O ecommerce Magento suporta aplicativos para diversos sistemas de aparelhos mobile, como iPhone, iPad, Androis e ainda possui uma interface em HTML 5. A plataforma ainda permite que sua loja mobile seja atualizada eLoja virtual Magentom tempo real e você consegue gerenciar tanto a mobile quanto a desktop em um único painel. Isso economiza tempo e possibilita melhorias sem dificuldades.

 

Grandes marcas que usam Loja Virtual Magento

Por estar de forma tão consistente no mercado de lojas virtuais, o Magento ganhou a confiança de grandes marcas, mundiais e brasileiras. Essas empresas confiaram seu negócio na plataforma e hoje mantém um e-commerce robusto e com a qualidade que somente o Magento proporciona. Escrevemos um post sobre as marcas que usam Magento.

Marcas brasileiras que usam Loja Virtual Magento

No Brasil, o marketplace da Saraiva, a empresa de seguros Porto Seguro e a Dafiti são alguns exemplos de sites desenvolvidos com a plataforma open source.

Marcas internacionais que usam

O mundo da tecnologia também tem seus exponenciais que utilizam o Magento, como a Samsung, Olympus e a Nokia. O comércio automotivo também não fica de fora, com a Ford e a GoodYear confiando seus esforços em venda online com o desenvolvimento do Magento. Ainda temos exemplos no mundo da moda e marcas de peso utilizam o sistema. Alguns são Nike, Harper’s Bazaar, John John e Christian Louboutin.

Percebe a diferença entre os sites citados, como cada um é único e transmite bem a essência da marca? Isso só é possível porque o Magento permite que o limite seja imposto apenas pela sua imaginação. Você também pode ter seu negócio desenvolvido na plataforma que todas essas grandes marcam confiam. O Magento, com suas inúmeras possibilidades, não é um sistema focado apenas em grandes negócios. Pequenas e médias empresas também são abraçadas por todos os recursos que estão disponíveis e que podem ser criados no Magento.

Por que usar Magento como plataforma de loja virtual

O Magento é uma plataforma que oferece recursos variados. Com um time de programadores treinados e que dominam o sistema, sua loja virtual fica da maneira como você imaginou. A plataforma te oferece todas essas alternativas com um ótimo custo-benefício.

Com o eBay, uma organização pioneira no e-commerce mundial, por trás da ferramenta, o Magento possui um apoio grande para o seu negócio, já que a empresa responsável leva muito a série o comércio virtual. Não deixe de pesquisar mais sobre o Magento e se tiver qualquer dúvida sobre a plataforma, comente conosco aqui ou nas nossas redes sociais.

This Post Has 4 Comments

  1. Pingback: Planejamento: o essencial para a criação de uma loja virtual

  2. Pingback: 7 motivos para ter um e-commerce

  3. Pingback: Recursos do Magento: lista de Recursos do E-commerce Magento

  4. Pingback: SEO para e-commerce: como investir e captar mais e melhor -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *