Entenda o que é um sistema ERP e por que integrar à sua loja virtual

Entenda o que é um sistema ERP e por que integrar à sua loja virtual
Avalie!

Uma gestão de e-commerce reflete muito na satisfação do cliente final. Isto porque envolve prazo de entrega, alinhamento das informações para manter um SAC eficiente, controle de estoque, identificação rápida dos pedidos, entre outros. Quando iniciamos uma loja virtual, é necessário planejarmos toda a logística do processo, com a única finalidade de garantir uma experiência positiva ao final da compra de cada cliente. Que tal se você integrar um sistema que cuide de todo este processo para você? Leia o post, conheça e entenda o que é um sistema ERP, bem como suas vantagens de aquisição.

O que é um sistema ERP?

Esta sigla vem do inglês Enterprise Resource Planning (Recurso de Planejamento Empresarial), que significa planejamento de recursos empresariais. Isso quer dizer que estamos falando de um sistema que integra os seus departamentos, compartilhando informações sobre cada pedido, produto, cliente, a fim de harmonizar e sincronizar o processo de compra em seu e-commerce, gerir e planejar seus recursos enquanto empresa.

Entre vários processos, um sistema ERP é capaz de responder por:

  • estatísticas de vendas;
  • integração com compras coletivas;
  • emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • gestão completa do estoque e financeiro;
  • impressão de etiquetas com código de barras;
  • publicação de produtos em tempo real na loja online;
  • controle avançado de estoque, integrado à sua loja virtual.

Viu como se trata de um sistema completo de gestão? A implantação de um sistema como este pode reduzir o tempo de execução dos processos, tempo de atendimento, custos, além de oferecer mais parâmetros e segurança para o gestor. Um simples clique em “finalizar minha compra” já é capaz de gerar uma série de processos internos simultâneos, como a saída do produto, a entrada do pagamento, a emissão da nota fiscal, a inclusão do cliente em sua base de dados e a inclusão de mais um pedido em seu controle até o encaminhamento para a embalagem, que geraria outro processo.

Por que implantar um sistema ERP?

A aquisição de um sistema como este evita que seu cliente pague por um produto que não está mais disponível em estoque. Em especial aqueles que não possuem previsão de chegar. Caso um cliente entre em contato para obter informações sobre seu pedido, o atendente terá informações precisas, posicionamento seguro e passará uma informação satisfatória.

Gerir o financeiro é, também, essencial para planejar investimentos em seu negócio, como a entrada e perda de recursos, por exemplo. O sistema ERP te permite uma visão clara do seu financeiro: integração de contas pagas, faturamento recebido, receita, faturamento por competência, visão macro de como está a saúde financeira de seu negócio.

São muitos benefícios identificados em um só meio de gestão. Um sistema ERP requer investimento de implantação e treinamento e, portanto, precisa ser implantado em um momento planejado, para que etapas não sejam saltadas, provocando falhas no processo. Portanto, se seu e-commerce está no início das atividades e ainda possui um pequeno porte, talvez seja interessante incluí-lo em seu planejamento evolutivo.

Se você ainda não possui, que tal implantar o ERP em seu planejamento de negócio? Teremos a oportunidade de explicar melhor sobre este e outros processos para a abertura e gestão de seu e-commerce.

Para entender mais sobre esse e outros assuntos, assine para receber nossa newsletter. Pretendemos guiar você com orientações indispensáveis para quem deseja saber mais sobre o que é um sistema ERP, plataformas de gerenciamento e outras maneiras de alavancar seu site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *