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conteúdo

Criar conteúdo digital é uma estratégia diferente da publicidade tradicional porque essa prática trabalha com ações diferenciadas. Seu intuito é levar para as pessoas materiais sobre assuntos que são de seu interesse.

Não se trata de um amontoado de informações aleatórias com o mero propósito de trazer visibilidade para a marca. A prática também tem como objetivo agregar valor.

Isso é muito importante porque, hoje em dia, não faz sentido fazer uma divulgação que não esteja relacionada aos hábitos do público-alvo. Somente com ações voltadas para as pessoas certas é que a companhia consegue ter visibilidade.

visibilidade

Conteúdos relevantes são excelentes para o processo de captação e retenção, fazendo com que o negócio seja encontrado facilmente na internet.

O setor de vendas também sai ganhando porque materiais relevantes atraem as pessoas certas, e isso abre espaço para interações que vão amadurecer o prospect até que ele esteja pronto para comprar.

Uma estratégia de conteúdo bem elaborada sabe como definir o público-alvo, os tipos de conteúdo mais eficazes para atrair a atenção do público e como criar materiais que agregam valor, e o conteúdo vai mostrar cada um desses pontos.

Como definir o público-alvo?

Definir o público-alvo da marca é muito importante para compreender as necessidades e interesses dos consumidores que comprariam os produtos e serviços. Para isso, é necessário trabalhar o seguinte passo a passo:

  • Analisar o nicho de mercado;
  • Entender a proposta de valor;
  • Fazer pesquisas;
  • Segmentar o público.

Primeiro é necessário analisar profundamente o nicho de atuação da empresa, pesquisando particularidades do mercado e como está o cenário atual.

Um fabricante de lembranças com foto para aniversario pode fazer isso por meio de relatórios que são divulgados por institutos de pesquisa. Se preferir, também pode usar o Google Trends que ajuda a identificar as tendências e os perfis dos usuários.

público-alvo

A companhia precisa saber quem são seus principais concorrentes e as estratégias que utilizam. A comunicação e a maneira como eles se posicionaram trazem informações importantes sobre o público.

Depois de saber qual é a realidade do mercado, chegou o momento de estudar o negócio, suas características, seus produtos e os diferenciais que oferece. O objetivo é compreender a proposta de valor oferecida.

Essa análise ajuda a identificar possibilidades de uso dos produtos, problemas que solucionam e quem são as pessoas que podem se interessar por eles.

Outra coisa muito importante é considerar os preços e o custo-benefício que os produtos oferecem para encontrar pessoas que realmente podem adquiri-los.

Para definir o público-alvo, é necessário que as informações sejam reais e uma ótima maneira de coletar essas informações é por meio dos próprios clientes. O negócio deve conhecer muito bem quem já compra com ele e manter uma conversa com as pessoas.

Para coletar o máximo de informações, uma empresa de montagem de drywall no teto pode enviar pesquisas online para os clientes, incluindo todas as perguntas que gostaria de saber.

É interessante compreender o perfil demográfico dos consumidores, suas necessidades, gostos, preferências e outras informações que demonstram interesse pela marca.

Os comentários e avaliações trazem dados importantes nesse sentido, por isso, também vale a pena solicitar feedback no pós-venda.

Feito isso, a organização começa a traçar seu público-alvo, com base nos interesses e valores dessas pessoas. Quem vende produtos para diferentes perfis precisa fazer mais de uma segmentação, considerando faixa etária, gênero e outras informações.

Tipos de conteúdo mais populares

Conhecer o público-alvo é fundamental para que a organização possa decidir o tipo de conteúdo que vai criar para as pessoas, e entre as opções mais populares e eficazes para atrair a atenção do público estão:

Vídeos

É comprovado que os vídeos geram mais engajamento, tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, 54% do público gosta de ver vídeos de suas marcas favoritas, em detrimento de outros formatos.

Ao investir em vídeo marketing, um fabricante de squeeze personalizado lembrancinha precisa levar em conta os tipos de materiais e tópicos que atraem as pessoas, antes de gravar qualquer coisa.

Criar GIFs e memes

GIFs e memes são conteúdos que fazem muito sucesso em diferentes plataformas da internet, e mostram a importância da cultura popular. Hoje em dia, esses materiais colaboram muito com as estratégias de marketing de conteúdo compartilhável.

Mas o perfil da marca precisa ser condizente com eles, visto que costumam apresentar imagens divertidas, que geralmente fazem parte de novelas, filmes e séries populares. Por essa razão, pode não servir para qualquer negócio.

Ebook

O ebook é um tipo de conteúdo mais longo, sendo maior do que as publicações de blog, e tem como objetivo fornecer informações completas sobre assuntos relacionados ao negócio ou até mesmo sobre os produtos e serviços.

Um fabricante de mesa plataforma de trabalho pode usar o ebook para captar informações de potenciais clientes que serão usadas nas estratégias de e-mail marketing.

Ebook

Mas é importante ter em mente que esse tipo de material exige um pouco mais de investimento do que outros tipos, como no caso de postagens no blog e publicações nas redes sociais.

Assim como exige investimento maior, o ebook também traz retornos maiores, portanto, é uma estratégia de conteúdo que vale muito a pena.

Publicações nas redes sociais

As redes sociais são plataformas que podem ser usadas por qualquer tipo de negócio, do menor ao maior, e são ótimas porque ajudam as organizações a alcançarem novos públicos e a desenvolverem relacionamentos promissores com os clientes.

O que a empresa pública nas redes sociais desempenha papel muito importante no engajamento de seus clientes e potenciais clientes.

Uma escola pode anunciar o uso de crachás para alunos, mas também influenciar a decisão de compra de pais que estão procurando uma escola para matricular os filhos.

Entretanto, é necessário que haja um equilíbrio entre os conteúdos promocionais e os materiais informativos para que o perfil da empresa seja enriquecido com materiais de qualidade.

Como criar bons conteúdos?

Independentemente do formato de conteúdo que a empresa deseja criar, precisa seguir algumas práticas importantes. É assim que vai agregar valor ao público e estimular o engajamento.

Em primeiro lugar, é fundamental priorizar a qualidade acima da quantidade. Muitos negócios até conseguem atrair cliques ao desenvolverem um título criativo, mas se o material não for bem escrito e não tiver informações relevantes, não prende o visitante.

Ninguém consome conteúdos na internet que não sejam de seu interesse, por essa razão, é necessário pesquisar o que o público costuma consumir na internet.

Uma empresa de locação de van viagem transporte também está por dentro das necessidades e do dia a dia dessas pessoas para que possa supri-las por meio de seus conteúdos e seus serviços.

conteúdos

Além de acompanhar as características do público-alvo, esses materiais também precisam ser condizentes com a jornada do usuário. A companhia precisa pensar em todo o caminho que os clientes precisam percorrer antes de comprar.

A partir disso, os materiais serão elaborados para auxiliar os usuários em todas as etapas da jornada de compra.

É importante esclarecer que o propósito do marketing de conteúdo não é promover a marca, seus produtos e serviços diretamente, assim como outras estratégias fazem.

A prática foi desenvolvida para informar as pessoas e ajudá-las na solução de questões do dia a dia que estejam relacionadas ao segmento de atuação do negócio.

Por exemplo, uma loja de informática pode criar um conteúdo que explica a importância do tablet para uso comercial dentro de uma empresa.

O material não está falando diretamente sobre a marca e nem tenta vender alguma coisa, mas fala sobre um assunto que é do interesse da audiência e que está totalmente relacionado ao segmento da loja.

Para melhorar a qualidade do que será entregue para os usuários e garantir que o conteúdo seja encontrado por eles na internet, também é indispensável investir nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Esse conjunto de melhorias faz com que as páginas e os materiais publicados alcancem as primeiras colocações nos resultados de busca do Google e de outros buscadores.

Quando alguém pesquisa sobre um assunto, como banner preços, vai encontrar uma série de links que falam sobre o tema, mas apenas aqueles que aparecem entre as primeiras colocações vão receber a maior quantidade de acessos.

Esse posicionamento é ocupado pelas páginas que sabem utilizar as estratégias de SEO, e elas não podem faltar nos conteúdos de nenhuma empresa.

Considerações finais

Criar conteúdo de valor é uma estratégia extremamente importante nos dias de hoje porque é totalmente coerente com as necessidades, expectativas e objetivos do consumidor moderno.

A companhia só precisa adotar boas práticas para garantir a qualidade de seus materiais, manter suas plataformas sempre atualizadas e mensurar os resultados para melhorar os conteúdos continuamente. 

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