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A pandemia do novo coronavírus exige que empresas de todos os tamanhos e segmentos se adaptam para lidar com a nova realidade. Isso significa, claro, adotar técnicas de e-commerce para pequenos negócios.

A expectativa no momento é que o setor de vendas digitais movimente R$100 bilhões no Brasil este ano, um valor histórico. Esse montante só poderá ser atingido porque o público passou a comprar apenas via Internet por causa da Covid-19, mas também porque os pequenos negócios ganharam maior importância dentro do ambiente digital.

Outro motivo desse sucesso é a versatilidade das compras digitais. Hoje em dia, dá até para fazer a compra de mês no Rappi Supermercados ou encontrar na Internet qualquer outro produto que você considere raro.

Quer aprender como alavancar as vendas de e-commerce para pequenos negócios? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Invista em anúncios nas redes sociais

O tempo em que o alcance orgânico era a única coisa que alguém precisava para vender bem na Internet acabou. Hoje em dia, não dá para ter bons resultados de forma consistente sem o investimento em anúncios.

Uma das melhores formas de investir em anúncios para promover as vendas do seu e-commerce é atacar as redes sociais, mais importante o Facebook e o Instagram.

Além de terem uma audiência gigante no Brasil (só o Facebook tem 127 milhões de usuários), as duas plataformas contam com ferramentas de segmentação de anúncios muito bem desenvolvidas, o que garante bastante flexibilização na hora de promover anúncios.

Por exemplo, suponha que o seu e-commerce para pequenos negócios trabalha com a venda de camisetas temáticas. É possível preparar anúncios específicos para determinados tipos de pessoas.

Suponha, por exemplo, que sua loja tenha uma coleção de camisetas femininas temáticas com princesas da Disney. Dá para isolar apenas as mulheres que têm interesse em Disney e apresentar os produtos para elas, com maior chance de conversão.

Outro recurso interessante das redes sociais é o retargeting. Basicamente, é possível instalar certos gatilhos no seu site e depois enviar nova mensagem ao usuário nas redes sociais de modo a convencê-lo a comprar caso ele ainda não tenha finalizado negócio.

Essas estratégias ajudam a aumentar as chances de você realizar vendas e conquistar um maior faturamento no seu e-commerce.

Use o Google Shopping para exibir seus produtos

Uma das formas de promover o e-commerce para pequenos negócios é ao investir em anúncios no Google. É claro que os links patrocinados são importantes (são aqueles resultados de pesquisas que surgem em primeiro lugar no buscador), mas o mais importante para as vendas é o Google Shopping.

Os produtos listados com destaque ali são os primeiros vistos pelo público que quer fazer a compra e, portanto, tem maior chance de conversão.

Por isso, é essencial se adequar aos termos do Google Shopping para poder usar a ferramenta de anúncio e se destacar em relação à sua concorrência.

O custo dessas ações é um pouco alto, mas deve ser contabilizado e embutido dentro do preço do produto, claro. 

Invista em segurança de e-commerce para pequenos negócios

As vendas digitais apresentam riscos e contextos específicos em relação às vendas físicas. Por exemplo, se você pensar em comprar uma roupa em uma loja de shopping, você pode pegar a peça e prová-la no provador.

Isso garante que você comprará apenas a peça que fica bem em você, que combina com o seu estilo e outros fatores do tipo. As suas preocupações passam a ser outras, portanto.

No entanto, se você comprar uma roupa pela Internet, não tem como provar antes de pagar. Por isso, as empresas costumam exibir a tabela de medidas da roupa com bastante destaque para os compradores.

Isso mostra como o contexto da compra online pode ser diferente daqueles da compra física. 

Uma das mudanças mais significativas é o fato de que há o risco de que as informações bancárias do cliente sejam interceptadas por hackers. Não é raro ver notícias de sites de lojas virtuais que tiveram seus dados roubados.

Por isso, muitas pessoas se sentem inseguras em fazer compras em lojas digitais, especialmente de pequenos negócios. Dessa forma, é essencial investir em técnicas de segurança para deixar os consumidores mais confortáveis em fechar negócio.

A técnica de segurança mais importante é o Certificado SSL, que é aquele “cadeado” que aparece na URL do site, confirmando que a comunicação da página é criptografada e não há risco de interceptação de dados.

Tenha uma estratégia de Marketing de Conteúdo e SEO

Para poder ter destaque na Internet sem pagar anúncios, é importante que a sua empresa invista em Marketing de Conteúdo e em SEO. Basicamente, a ideia é garantir que o seu domínio será visto como uma autoridade no assunto pelo Google.

Além disso, é fato que o Marketing de Conteúdo ajuda os seus produtos a rankear melhor no Google, o que gera melhor posicionamento orgânico e menor necessidade de investir em publicidade paga.

E aí, gostou de aprender as melhores técnicas de e-commerce para pequenos negócios? Colocando esse conteúdo em prática, você conseguirá bons resultados de vendas na Internet.

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