(31) 2551-5183
Marketing Digital

O WhatsApp é muito mais do que uma simples ferramenta de bate papo, milhares de pessoas, no mundo todo, usam a ferramenta para fazer negócios, consolidar vendas e muito mais. Porém não basta você só ter o aplicativo é preciso conhecer as estratégias de marketing digital para WhatsApp. 

Uma média de 1,3 bilhões de usuários acessam o WhatsApp por mês, só aqui no Brasil existem cerca de 120 milhões de usuários sabendo disso e com as técnicas corretas é possível atingir grande parte desse público e dar uma turbinada boa nos seus negócios. 

Mas quais técnicas são essas e como posso utilizar delas para alavancar minhas vendas no WhatsApp? Segue com a gente aqui que vamos solucionar algumas dúvidas relacionadas ao marketing digital no WhatsApp. 

Melhores Estratégias de marketing digital para whatsapp 

Saber utilizar dessas estratégias de maneira certa e eficiente vai muito além do convencional e do método mais utilizado por muitos que é enviar mensagens pelo whatsapp web como fotos e as famosas promoções para os clientes em potencial, ou até mesmo nos grupos. 

Aqui vamos enumerar algumas estratégias para facilitar a sua leitura e entendimento sobre os temas: 

Dica número um: a utilização de grupos é uma ferramenta muito eficiente para atrair novamente clientes já conhecidos e que já são de certa maneira, mais próximos do estabelecimento comercial. 

Mas para manter seus clientes ligados ao grupo e prestando atenção nas novidades é necessário que se tenha em mente uma coisa que é: não encha os grupos de mensagens desnecessárias e que não possuem relevância no conteúdo ou produto a ser vendido. Poste apenas o necessário. 

Alguns comerciantes optam ainda por opções como permitir o envio de mensagens apenas por administradores do grupo, evitando assim uma enxurrada de mensagens desnecessárias de clientes, assim para qualquer dúvida sobre o produto, basta apenas chamar para uma conversa no privado. 

Dica número dois: preste sempre um bom serviço de vendas, e tão importante quanto, ou ainda mais importante que o serviço de vendas deve ser o serviço de pós-vendas. Nesse caso o ponto chave é buscar a aproximação do cliente com a empresa. 

É interessante disponibilizar um serviço de suporte em tempo real até mesmo com a existência da chamada de vídeo se o cliente desejar. Dependendo do tamanho da empresa, principalmente para as grandes empresas isso é possível, porém para os micro-empresários essa tarefa já é mais complicada pois na grande maioria dos casos o serviço de pós vendas é prestado pelos próprios proprietários. 

Dica número três: o compartilhamento de status por parte da empresa e também a criação das famosas “promoshare” que são campanhas promocionais onde para participar basta apenas que o beneficiado compartilhe algum post relacionado a promoção ou ainda a própria empresa. 

Uma vantagem desse método é o prazo de duração da promoção que é sempre de 24 horas, assim quando passar o tempo de duração do Storie ou status a promoção acabará. Isso faz com que as pessoas compartilhem logo o produto, aumentando o alcance e tornando a promoção, que é uma tática de divulgação, rapidamente conhecida na rede. 

Dica número quatro: mudar o estilo de fonte e de letra nas mensagens que serão enviadas tanto nas conversas particulares como nos grupos de divulgação. Isso serve para salientar alguns aspectos importantes no produto bem como chamar mais atenção para as mensagens e comunicados caso esse seja o objetivo. 

Dica número cinco: utilizar recursos que facilitam o pagamento. Além de atrair os clientes é importante fazer com que eles realizem a compra de maneira rápida, tranquila, fácil e segura. Para isso você pode disponibilizar no seu canal de vendas no WhatsApp um caminho ou um link para o pagamento no cartão de crédito (Master Card, Nubank, VISA ou qualquer outra bandeira que possua um grau de aceitação entre o público), o que gera ao cliente uma sensação de comodidade maior por nem sequer precisar sair de casa para efetuar a compra do produto. 

Dica número seis: programar mensagens prontas para os clientes. Essa opção deve ser adotada quando não se consegue mais atender aos pedidos e mensagens de maneira manual. 

Quando existe uma grande saída dos produtos e serviços essa opção é a melhor saída pois oferece mensagens automáticas com o conteúdo que você deseja repassar aos clientes. É possível ainda programar mais que um tipo de mensagem pronta e alternar os horários para cada tipo de mensagem. 

Durante o horário de funcionamento geralmente a mensagem automática informa ao cliente que ele será respondido em breve. Já no horário em que o estabelecimento está fechado, o cliente é informado sobre o horário de funcionamento e sendo assim, no próximo momento em que houver expediente as suas dúvidas serão sanadas. 

Dica número sete: a maioria das empresas que buscam por campanhas publicitárias ou por estratégias de marketing digital para o WhatsApp possuem uma sede física. Então para esse tipo de empresas, sempre é interessante colocar o endereço físico da loja acompanhado de um convite. Exemplo: para você que adora plantas, venha conhecer a nossa floricultura localizada na rua… e também é interessante colocar o número, caso haja. 

Como usar o whatsapp em estratégias de marketing digital? 

Essas estratégias devem ser usadas de maneira inteligente, e como diz o ditado, a melhor hora pra começar foi ontem e a segunda melhor é agora. Então é necessário que você como proprietário se atualize o quanto antes para implementar essas mudanças na sua conta de WhatsApp 

O próprio aplicativo possibilita a mudança do perfil da conta de WhatsApp para uma conta empresarial, o que facilita e em muitos casos é o único meio possível para a utilização de alguns dos recursos citados aqui. 

A versão WhatsApp Business possui entre outras funções como por exemplo a colocação do site na biografia da sua conta, endereço físico, endereço da web, e-mail, e como já disse aqui anteriormente, o horário de funcionamento. 

Existem especulações de que o aplicativo lançará em breve um mecanismo de pesquisa onde você poderá pesquisar o segmento desejado e encontrará a página que vende o produto que você deseja. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *