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Fechamento de vendas

O fechamento de vendas é um momento de extrema importância para uma negociação. Até mesmo pode-se dizer que é o mais crítico de todos.

Esse fechamento é o passo final para que o cliente diga sim e para que a venda deixe de ser algo hipotético, passando a ser algo real.

Essa última ação deve ser pensada de maneira totalmente estratégica e realizada com todo o cuidado possível pelo vendedor de totem para divulgação, por exemplo.

Até porque uma simples falha nessa etapa, mesmo que seja a mais pequena de todas, pode atrapalhar e invalidar todo o trabalho de atração do cliente já realizado.

O cliente pode acabar desistindo de uma venda por uma série de motivos que sempre vão variar e que nem sempre ficarão bem claros.

atração do cliente

Nesses casos, o atendente ou vendedor fica sem entender o que aconteceu e perdidos sobre quais os próximos passos a se tomar.

Portanto, é necessário conhecer técnicas que otimizem e que também acelerem as vendas para que o cliente não tenha tempo de desistir dela em algum momento.

Com isso em mente, este artigo explicará o que é o fechamento de vendas, dará dicas em como ter sucesso em uma estratégia como essa e, por fim, falará sobre a importância desse fechamento.

O que é fechamento de vendas?

O fechamento de vendas nada mais é do que a finalização ou conclusão de um processo de vendas que pode ser dividido em algumas partes como:

  • A atração;
  • A descoberta;
  • A consideração;
  • A decisão.

Sendo assim, esse fechamento nunca pode ser trabalhado de forma isolada, pois sem a conclusão correta das etapas citadas acima o sucesso é impossível.

As técnicas, as palavras e os argumentos usados pelo vendedor da loja de banho e tosa leva e traz são os instrumentos mais importantes nessa questão.

Porém, para que tudo isso funcione, é de extrema importância que a marca e o consumidor já tenham algum tipo de conexão feita anteriormente.conclusão de vendas

Esse processo chama-se atração de leads, nele é possível estudar mais sobre a persona do negócio e saber o que os clientes da empresa que faz sistema de automação de escritório esperam da marca.

É normal se deparar com uma série de técnicas que buscam a venda de algo todos os dias, ainda mais quando se está navegando pela internet.

Todas essas estratégias têm um objetivo em comum, independentemente do segmento da loja, a meta é levar o cliente para o fechamento da venda.

Como ter sucesso em estratégias assim?

Estratégias como as de fechamento de vendas devem sempre ser precisas e focadas em levar o cliente a tomar uma decisão, e o esperado é que essa decisão seja positiva.

No entanto, para ter sucesso na aplicação dessa estratégia, algumas ações devem ser realizadas, dentre as mais importantes estão:

Deixar os prazos claros

Uma oferta nunca é para sempre, portanto, é crucial que se estabeleça um prazo razoável para que o fechamento da venda do gerador de energia silenciado seja feito.

O cliente precisa entender que não tem todo o tempo disponível para tomar uma decisão e dar uma resposta final para o que está sendo oferecido.

A aplicação de alguns gatilhos de urgência pode ser essencial nesse momento, assim ele perceberá que a condição da venda é por tempo limitado e se ele não tomar uma decisão o quanto antes pode perder a vantagem que tem.

prazos claros

Estabelecer esse prazo é fundamental para que o cliente de valor para o que ele tem nas mãos e que ele deve se posicionar para não ter problemas de última hora.

Usar o sentimento de exclusividade

A dor do cliente deve ser identificada e usada de maneira positiva a favor do negócio, pois ele deve sentir que está em uma lista de pessoas especiais e que é um dos focos da marca.

Essa lista deve envolver as pessoas que consomem os produtos ou serviços que a empresa fabricante de uniforme social para recepcionista oferece.

Portanto, no discurso da venda é exatamente isso que deve ser exaltado para que os privilégios de fechar aquela compra fiquem claros para as pessoas.

Isso significa que o vendedor deve mostrar ao cliente que ele estará em uma lista VIP e exclusiva assim que aceitar e fechar negócio com a marca.

Aplicar palavras de ação para acelerar o processo

As palavras de ação são de grande importância em estratégias como essa, elas podem ser o diferencial que acelerar o fechamento das vendas.

Portanto, expressões como pronta entrega, somente hoje, pronto para usar, últimas oportunidades, entre outras, são maneiras de fazer o cliente sentir que chegou o momento de fechar negócio.

Fazer perguntas mais direcionadas

Mesmo que pareça incomum, as perguntas feitas nessa última etapa podem ser direcionadas como se a venda já estivesse sido finalizada.

A ideia não é deixar o consumidor confuso, mas sim fazer com que ele enxergue como a sua vida pode ser melhor em algum aspecto se ele fechar a compra.

Além disso, ajuda a levar para ele a sensação de que as negociações estão avançando e de que ele deve se atentar a detalhes específicos.

É possível fazer perguntas sobre qual a forma de pagamento, qual a forma de retirada do produto, quando o vencimento mensal pode ser agendado, entre outras.

As perguntas devem fazer sentido e ter a ver com o momento da negociação, mostrando que o vendedor está mais do que pronto para fechar esse negócio.

Focar em cada detalhe

Muitas vezes, o cliente da negociação vai ser do tipo que sempre acha algum mínimo defeito ou falha para colocar no produto.

Outras vezes, esse consumidor pode não achar justo o valor pedido pela empresa que vende impressora UV Mimaki, mas existem maneiras de consertar isso.

palavras de ação

Ao invés de manter o foco no macro, os recursos podem ser direcionados para os detalhes mais pequenos que envolvem o serviço ou produto da marca.

Nesse momento, os diferenciais e tudo o que chama a atenção devem ser abertos e expostos para esse cliente mais exigente.

É a hora de mostrar o que faz a empresa se destacar das demais do mesmo segmento, algo que pode não estar no que ela oferece para venda, mas sim no atendimento e no suporte que ela oferece ao consumidor.

Chegar a uma concessão final

Quando tudo o que podia ser apresentado para o cliente já foi apresentado e ele se mostra irredutível, uma maneira de obter sucesso com a estratégia é tirando uma carta da manga que ele jamais esperava.

Isso pode envolver um acréscimo a mais de funcionalidade sem alterar o preço final do item, um desconto que valha mais a pena ou até mesmo um cupom para futuras compras de jaqueta nylon masculina impermeável, por exemplo.

No entanto, essas ações devem sempre estar alinhadas e combinadas com o chefe da gerência de vendas do departamento.

O vendedor nunca pode simplesmente tirar isso da sua cabeça e sair oferecendo para o cliente sem saber se realmente é algo possível.

Além disso, tudo o que é oferecido para o cliente deve ser registrado e ficar claro para o gerente de vendas que já foi acordado anteriormente.

Assim, torna-se mais fácil agir de forma precisa sem atrapalhar os ganhos que a empresa e a comissão que o vendedor recebe pelo fechamento da venda.

Qual é a importância do fechamento de vendas?

Como já mencionado, o fechamento da venda é o momento que determina se o resultado das ações de venda e se a negociação terão sucesso, por isso é tão importante.

Qualquer erro cometido nesse momento pode levar a perda da oportunidade de venda, algo que nenhum vendedor desejaria.

Mesmo que a etapa dependa que etapas anteriores corram bem para ser um sucesso, ela segue sendo uma das mais decisivas para esse sucesso.

Isso deixa mais claro ainda a enorme importância que a preparação para esse momento tem, incluindo o conhecimento das melhores técnicas de venda e persuasão.

Uma boa preparação permite que a abordagem seja o amistoso objetiva possível, além de totalmente direcionada e assertiva.

Essas vantagens são alguns dos pontos que mais ajudam na hora de fazer o fechamento das vendas em uma empresa que cria sistemas para monitoramento de frota via GPS, por exemplo.

Até porque, na hora do fechamento, a demora deve ser evitada e as cartadas para a venda do produto ou serviços devem ser dadas.

Considerações finais

Em síntese, este artigo apresentou alguns pontos sobre o fechamento de vendas que podem ajudar muito uma pessoa a alcançar o sucesso na estratégia.

Porém, apenas seguir as dicas apresentadas não é o suficiente para garantir esse sucesso, até porque esse processo é um pouco mais complexo.

Ele deve envolver um planejamento muito bem estruturado, levando o cliente a uma experiência única que fará ser impossível ele dizer não no momento do fechamento da venda.

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