Criar conteúdo digital é uma estratégia diferente da publicidade tradicional porque essa prática trabalha com…
Não é mais uma novidade: o comportamento de consumo mudou, e muito. O processo de adquirir um produto em uma sociedade altamente conectada significa toda uma jornada de educação e entendimento do que será comprado. O trajeto até uma decisão de compra deixou de ser algo simples para se tornar complexo e imprevisível.
Diante desse cenário, um dos desafios do varejista online é compreender as diversas nuances da jornada do comprador e desenvolver estratégias capazes de estimular os usuários em todas as etapas de sua jornada de compra.
As avaliações e comentários são ótimos exemplos de recursos orgânicos que servem para este fim. Aliás, sabia que esse é um dos fatores decisivos para que uma compra seja efetuada? A seguir, você entenderá mais sobre o quanto esses dois tipos de feedback são importantes no e-commerce. Boa leitura!
O que motiva a compra do consumidor atual?
Essa é uma das grandes questões que valem para o varejo online e físico. E, infelizmente, não há uma resposta única e exata para a pergunta. Contudo, é seguro dizer que as avaliações e comentários são um fator significante na decisão de compra.
De acordo com uma pesquisa do Spiegel Research Center, reviews na página de produto têm o poder de aumentar as conversões em até 270%. Um dos principais fatores atrelados a essa variação percentual é o conceito da prova social, um termo muito importante que faz parte desse novo comportamento de consumo.
A prova social é um forte elemento persuasivo, com capacidade real de alavancar as vendas. Ela consiste em uma “apelação” ao lado social de cada ser humano. Esse recurso também é fundamental na hora de estimular compras por impulso, sabia?
Como a prova social funciona no e-commerce?
Quer um exemplo? Imagine que você está em uma loja online decidindo qual modelo de smartphone comprar – qual o argumento teria mais peso em sua decisão de compra? O do fabricante e o de alguém que já adquiriu o aparelho? Provavelmente a opinião de um consumidor real seja mais relevante.
E exatamente em contextos como o anterior que entram as avaliações e comentários no e-commerce. Saber que outras pessoas utilizam o produto e além disso, ainda têm boas experiências com ele é um fator muito importante em decisões de compra. No caso de um item de alto custo como o smartphone, os dados do Spiegel Research Center revelam que reviews são capazes de aumentar em até 380% as vendas.
Com essas informações, já ficou claro o quanto é importante estimular seus clientes a deixarem avaliações e comentários em suas páginas de produto, certo? Pois saiba que essa ainda não é a realidade do e-commerce brasileiro.
93% das páginas de produto não possuem avaliações e comentários no e-commerce
Um dado chocante, concorda? Porém, segundo o E-commerce Quality Index (EQI), apenas 7% das páginas de produto dos maiores varejistas brasileiros possuem feedbacks da mercadoria ou da experiência de compra.
Por outro lado, aproximadamente 95% dos consumidores lêem os reviews antes de fazerem uma compra. Provavelmente esses usuários não devem estar satisfeitos com a experiência proporcionada pela maioria dos sites. Por isso, é tão importante estimular essa atividade por parte dos clientes! Saiba agora como fazer isso.
Como estimular avaliações e comentários?
Já é sabido que quanto mais recheada de reviews de produtos for o seu site, maiores as chances de conquistar a confiança dos usuários. Não é uma tarefa impossível conseguir alguns comentários positivos ou negativos sobre mercadorias e experiência de compra. Saiba agora como fazer isso.
1. Acompanhe o processo de compra
O melhor momento para solicitar um review de produto ou experiência de compra é quando o consumidor acaba de receber a encomenda em casa! Por isso, certifique-se de rastrear o pacote até a entrega e enviar um e-mail pedindo detalhes sobre como foi o processo de compra e o nível de satisfação com o produto.
2. Não apague reviews negativos
É sempre bom alertar que os feedbacks negativos também são essenciais, geram credibilidade e ajudam o negócio a crescer! Não tenha vergonha de expor comentários críticos – pelo contrário, responda-os e mostre o quanto a experiência daquele cliente é importante. Além disso, páginas de produto 100% perfeitas são “boas demais para ser verdade”, ou seja, costumam gerar um pouco de desconfiança.
3. Aproveite promoções
Que tal utilizar seus cupons de desconto também para estimular avaliações e comentários no e-commerce? Após uma incrível experiência de compra e um desconto simbólico para criar um review, seu cliente pode estar propenso a avaliar sua loja.
4. Ofereça uma experiência incrível
Nada como conquistar um lugar especial na mente e no coração do seu cliente. Uma forma orgânica de aumentar a quantidade de reviews na sua loja é prestar um ótimo atendimento durante toda a transação!
E aí, o que você achou das dicas acima? São práticas simples que podem levar o seu e-commerce a um novo patamar. São dados e estudos que comprovam o quanto as avaliações e comentários podem alavancar as vendas de uma loja online.
O usuário em dúvida terá argumentos concretos e opiniões reais nas quais se basear em sua jornada de compra – e agora você já sabe que o resultado pode ser muito positivo! Contudo, para que esse recurso consiga alcançar as pessoas certas, é preciso oferecer condições favoráveis para que seus clientes avaliem a experiência.
Você quer saber ainda mais sobre como as avaliações e comentários podem gerar impacto inclusive na geração de tráfego para o e-commerce? Baixe agora o e-book e descubra mais!
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