Conteúdo para blog de e-commerce: como planejar e produzir conteúdo relevante

Se você tem um e-commerce ou pretende ter, precisa entender o quanto é importante ter um conteúdo de qualidade no seu blog para ajudá-lo a crescer. Nós chamamos isso de marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é baseado em artigos, podcasts, vídeos e infográficos relevantes ao cliente. Eles são utilizados para melhorar a audiência e fazer com que o leitor tenha confiança em você e te enxergue como uma figura de autoridade no mercado.

Com essas técnicas, você irá engajar o seu público e conseguir novos clientes utilizando basicamente a estratégia de atrair o cliente, se relacionar, converter e fazer uma avaliação final.

Mas para que a estratégia funcione, é necessário produzir um conteúdo relevante para o blog e os clientes, que pode ser planejado com o auxílio de algumas dicas simples.

A escolha de palavras-chave

Escolher as melhores palavras-chaves é o primeiro passo para conseguir definir o assunto dos artigos. Isso pode ser feito com o auxílio de ferramentas planejadoras.

Existem inúmeras opções no mercado que podem te ajudar a fazer esse estudo, mas algumas das mais utilizadas são:

  • Ahrefs
  • UberSuggest
  • Semrush
  • Google Adwords

Todas as ferramentas acima possuem não só a função de análise de palavra-chave, como também outras utilidades diferentes. Cada uma tem uma particularidade, e vale a pena testá-las e usar mais de uma para obter o melhor resultado para o seu negócio.

Conheça bem o público

Conhecer o cliente é fundamental para saber que tipo de conteúdo ele irá buscar. É necessário entender qual é o público ideal e de que forma você chegará nele.

Você pode levar o conteúdo por meio de redes sociais, ou de buscadores como o Google, por exemplo. E para isso, é necessário aplicar as estratégias de SEO para conseguir um bom posicionamento nas pesquisas.

Uma dica interessante para nos guiar e saber o material que devemos produzir, é criar uma persona. A persona é um personagem que une dados reais e fictícios, que irão nos ajudar a segmentar o conteúdo para um público ideal que desejamos atingir.

Crie um cronograma

É interessante utilizar um calendário como referência, para publicar suas matérias com certa constância e considerar as sazonalidades, ou seja, as épocas especiais. É nesse cronograma que você irá colocar quais os artigos deverão ser desenvolvidos, de acordo com as palavras-chaves pesquisadas.

Algumas pessoas gostam de usar agendas ou ferramentas organizadoras de tempo. Com elas é possível organizar suas tarefas como: o momento de pesquisa e estudo, os redatores ou quando irá escrever, dias de reunião, criação de pauta e etc.

Outra dica é utilizar o Google Trends. Ele pode ajudar a entender o que está em tendência no momento, caso você queira criar um conteúdo atual.

Tamanho e valor do conteúdo

O tamanho do artigo é muito relevante. O mais importante é entregar um material de qualidade, que responda as dúvidas e agregue valor ao leitor.

Para começar, é sugerido que os textos tenham pelo menos 500 palavras para que seja possível transmitir o que você promete no título.

Quando o cliente entra no artigo, e sai sem encontrar o que ele buscava, os mecanismos de busca percebem esse movimento, e irão movimentar os resultados para colocar no topo quem será mais efetivo nas respostas.

Escaneabilidade

Quando alguém entra no seu site, costuma passar o olhar rapidamente para ver se o conteúdo está de acordo com o que ele precisa.

Por conta disso, é importante trabalhar com formatos diferentes dentro do blog, como imagens e infográficos. Mas também é bom marcar o texto com frases importantes em negritos, citações, listas e divisões de títulos e subtítulos.

Divulgação do conteúdo

Não é só o SEO que irá ajudar a levar visitas para o seu blog. Utilize diferentes técnicas para levar o conteúdo aos clientes, como redes sociais (principalmente Instagram, Pinterest e Facebook) e e-mail Marketing.

Otimização SEO

SEO, que significa Search Engine Optimization, tem como função a otimização para os mecanismos de buscas. Ele é baseado em inúmeras estratégias que te ajudam a aumentar o tráfego do site, chegando nas primeiras posições dos buscadores, e consequentemente, aumentando a taxa de vendas do seu e-commerce.

Conhecendo bem as técnicas de SEO, será possível otimizar o título, subtítulos, meta-descrição, imagens e tudo que tem relação com seu site e textos.

Todo esse conjunto de funções irá ajudar a aumentar a autoridade do seu blog, e principalmente, otimizá-lo para aparecer no topo do Google.

Por fim, é perceptível que o que realmente importa para criar um conteúdo relevante para o cliente, é entregar o que promete, buscar ter um material de qualidade, bem escrito e com boas imagens.

Um bom site é um conjunto de ações que sempre devem ser aperfeiçoadas para que você seja bem posicionado nos mecanismos de busca. Dessa forma é possível que seu trabalho se torne uma referência no mercado, e finalmente você

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