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Não basta apenas investir em estratégias de alcance ao público-alvo na internet ou para posicionar seu site/loja virtual nos mecanismos de pesquisa, é preciso saber quais os erros devem ser evitados para não perder clientes para concorrência e se tornar uma empresa reconhecida e recomendada online nos principais meios de comunicação. 

Os encarregados de promover os diferentes produtos e serviços de uma empresa aplicam técnicas que os auxiliam no marketing digital. No entanto, existem representantes de vendas que muitas vezes cometem erros ao recrutar clientes em potencial. Não seja como um deles e não cometa os 5 erros mais comuns de estratégia de vendas .

Confira aqui neste artigo quais os 5 erros que devem ser evitados ao fazer vendas online e que te impedem de crescer nas principais plataformas da internet. Isso com o propósito de que você possa contratar um serviço de qualidade, não só o mais rápido possível, mas da melhor maneira. Além disso, ao evitá-los contribui para decisão de compra do cliente.

Erros que devem ser evitados ao fazer vendas online para não perder clientes em potencial

Como mencionado, além de realizar investimento em Marketing Digital para marcar presença online e aumentar o número de vendas, é importante saber quais erros o impedem de atrair o público-alvo e converter vendas. 

1. Não identificar o que o cliente deseja

Alguns representantes de vendas não conseguem identificar exatamente o que o cliente em potencial desejado, ou seja, seu público específico de acordo com os produtos e serviços que oferece.

Chegam no horário da reunião para apresentar seu produto ou serviço sem ter essa clareza. É aqui que tudo falha. Portanto, você deve saber o verdadeiro ponto que seu potencial comprador exige além de sua necessidade.

Não adianta atrair um grande número de público, se o mesmo não deseja adquirir os itens oferecidos pela sua empresa, ou seja, as estratégias devem estar focadas não apenas em números, mas em um público específico, o qual deseja atingir.  

2.Falta de conhecimento

Outro descuido sério que certos representantes aplicam em sua estratégia de vendas, é realizar a contratação de um profissional de marketing ou agência digital para impulsionar o seu negócio, sem ter ao menos uma noção básica sobre o serviço e sua importância. 

O pior acontece quando eles não sabem o que oferecem ou não têm informações suficientes, principalmente, para responder um cliente.

 O cliente em potencial perceberá imediatamente que o representante de vendas não consegue persuadi-lo a fechar o negócio. Alguns até omitem os valores ou benefícios do que fornecem porque não sabem em profundidade.

Por outro lado, outro deslize ocorre quando o prospecto não é devidamente investigado, demonstrando desconhecimento sobre ele. Para evitar esses erros, use plataformas de tecnologia como LinkedIn ou Alertas do Google. 

Também tenha um bom aprendizado primeiro sobre o que você está apresentando, ou seja, elabore um briefing sobre sua empresa, o qual contenha os principais produtos e serviços oferecidos, quais os objetivos, estratégias que precisam ser definidas, entre outros. 

3.Fadigar o cliente em potencial

Muitos vendedores acabam cansando o comprador potencial, em vez de levá-lo a tomar uma decisão favorável. 

Como você cansa o cliente potencial? Prova de que você deseja que eles comprem seu produto ou serviço a todo custo, realizando ligações em excessos, envio de e-mails frequentes, mensagens em seu celular, etc.

Também abordá-lo de uma forma ruim na apresentação do que você oferece a ele. A primeira reunião ou o primeiro contato definirá essa parte, ou seja, se o prospect é ruim ou bom. Como vendedor, o que você mais deseja é que eles fechem o contrato, para isso você deve ser persistente e constante. Mas sem esgotar.

Aguarde o momento exato para entrar em contato com ele, principalmente quando for a primeira vez que você vai se comunicar com ele. Não insista tantas vezes, mas de forma moderada, pois pode ser opressor.

Estratégias simples como a de oferecer a opção de alerta de ofertas quando o cliente entrar em sua página para conferir se o “site compra certa é confiável”, por exemplo, você poderá entrar em contato e mostrar o catálogo por e-mail sem ser invasivo.

Um profissional de Marketing pode ajudá-lo a definir as melhores estratégias para converter vendas e não causar uma experiência ruim ao seu cliente em relação a propagandas e abordagens de compra. 

4 – Estabelecer condições que não podem cumprir

Entre os 5 erros em sua estratégia de vendas que você deve evitar está estabelecer condições que não pode cumprir. Os vendedores muitas vezes prometem cláusulas, descontos ou condições que posteriormente são impossíveis de especificar.

Fazem essas promessas para vender por todos os meios, para que o cliente potencial tome uma decisão que o leve a contratar seu produto ou serviço, mas acabe por não receber o que foi prometido. Com isso você está apenas prejudicando a si mesmo e também afetando sua empresa. Pois, perderá credibilidade e o cliente buscará não solicitar novamente o que fornece.

Saiba quais são os seus limites, seja claro com o que você oferece e estabeleça condições que sejam reais. Antes de implementar as estratégias de marketing, reveja bem o que vai apresentar para não gerar falsas expectativas. Você pode imaginar que foi prometido uma oferta tentadora e não foi esse o caso? Seus clientes sentirão a mesma decepção.

5 – Colocar os custos acima dos benefícios

Nessa primeira abordagem, os representantes de vendas cometem o erro de apresentar todos os custos primeiro. Tanto é que, antes de apresentar os benefícios, explicam os pagamentos que o cliente fará na aquisição do produto ou serviço. Eles usam frases tentadoras sobre economia, negócios ou descontos, jurando que o cliente em potencial será atraído.

Embora os custos do que você oferece sejam importantes, eles podem ficar em segundo plano. Pois a forma ideal de convencer um comprador a fechar uma venda será sempre indicando as vantagens que ela terá. Deixe o preço para depois, quando já tiver explicado os valores do que você apresenta.

Os clientes preferem ouvir: “Este produto trará esses benefícios para sua empresa”, a ter que ouvir “este é o mais barato que você vai conseguir” ou “esta é uma oferta que você não pode perder”. Se você abordar seu cliente em potencial com isso, ele fugirá imediatamente.

Se você tem uma empresa de fotografia e realiza o trabalho de ensaios temáticos em uma região específica, e precisa posicionar o seu site para “ensaio gestante zona leste”, é preciso ter assessoria de um profissional para elaborar estratégias e conteúdos que atraiam os clientes e ofereça exatamente as informações que eles desejam encontrar ao procurar pelo seu serviço. 

O profissional de marketing é essencial para implementar qualquer estratégia com sucesso, mesmo que pareça um gasto, a contratação é um investimento para impulsionar suas vendas e serviços pela internet, ficando visível para o público-alvo. 

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