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equipe de marketing

Você gostaria de aumentar o desempenho de sua equipe de marketing? Como você sabe, marketing é uma área dinâmica, e por isso, profissionais precisam se manter atualizados para desenvolver suas atividades com excelência e com foco nas metas.
Já a função do gerente de marketing é fazer com que sua equipe alcance as metas e fornecer resultados relevantes para a empresa. Para manter o alto desempenho de sua equipe de marketing, cada componente de sua equipe precisa receber cuidados constantes, o que é um enorme desafio para qualquer organização.

Não importa quantas pessoas façam parte do seu time, é de extrema importância buscar meios capazes de aumentar o rendimento da equipe e aproveitar todo o capital humano que você possui, de modo a obter os melhores resultados possíveis.

A produtividade dessas pessoas está diretamente ligada ao relacionamento que o gestor possui com elas, sendo imprescindível manter um ambiente amistoso.

E foi pensando justamente nessa demanda que nós da MultiWeb Digital, decidimos criar este artigo, de modo a falar um pouco mais sobre as práticas que devem ser adotadas para se obter os melhores resultados em sua equipe de marketing, bem como algumas dicas que separamos e que farão toda a diferença na hora de mediar esta relação.

Crie um sistema de gestão focado principalmente nas pessoas

Alcançar os melhores resultados e bater as metas de marketing são importantes.

Entretanto, o potencial necessário a conquistar todos esses objetivos vêm principalmente dos seus colaboradores, o que denota a importância dessas pessoas para o bom andamento do negócio.

Sendo assim, a primeira dica para aumentar a produtividade da equipe é justamente focar a administração e gestão nas pessoas.

Para isso, basta adotar atitudes simples como ouvir os colaboradores, incentivar treinamentos corporativos, entender quais são os fatores motivadores do seu dia a dia, verificar os pontos que precisam ser melhorados e valorizar aquilo que está sendo feito com maestria.

É necessário que o gestor de marketing tenha em mente que, quanto mais satisfeito estiver o colaborador, com mais qualidade irá produzir.

Conheça os pontos fortes e as fraquezas de sua equipe

Um ponto extremamente importante para aqueles que estão em busca de melhorar o desempenho da sua equipe é entender que ela é formada principalmente por pessoas, e que cada uma dessas pessoas possuem vivências, personalidades e características bastantes diferentes entre si.

Com isso, uma infinidade de situações podem surgir, de modo a influenciar o contexto geral da equipe.

Saber disso é o primeiro passo para conhecer profundamente cada funcionário e suas particularidades e formas de usar suas perspectivas sem depender de suas fragilidades.

Se alguém em sua equipe é mais fechado, mas criativo, é uma boa escolha deixá-lo assumir o controle do brainstorming, mas pode ser prudente fazer com que se evite o contato direto com os clientes.

Se um funcionário é bom em comunicação, mas tem problemas com gerenciamento de tempo, é melhor não deixá-lo com requisitos com prazo curto ou difíceis. No entanto, ele pode ser um excelente candidato para falar e atender clientes.

Elogie o máximo possível, porque as pessoas precisam se sentir valorizadas.

É importante que os colaboradores sejam reconhecidos por seu trabalho e resultados, o que os incentiva a se aprimorar, alcançar seus objetivos e fazer bem o seu trabalho. Como resultado, um bom nível de desempenho e qualidade é alcançado. Também estabeleça um bom relacionamento com a equipe.

Automatize tarefas e elimine aquelas consideradas repetitivas

Algo extremamente desestimulante para as pessoas é ter que fazer tarefas que podem ser automatizadas ou até mesmo simplificadas, ou seja, “colocar a mão na massa” naquilo que poderia ser facilmente feito de outras formas.

Isso é visto pelos funcionários como algo bastante negativo, uma vez que tudo poderia ser simplificado caso o gestor adotasse algumas posturas simples, como a automatização dos processos.

A possibilidade de automação faz com que ocorra uma redução no tempo e no gasto para desempenhar essas atividades, liberando os funcionários para trabalharem em funções com maior relevância tanto para a empresa quanto para ele próprio, onde muitas vezes podem depender de uma análise e um pensamento crítico, ou seja, aquelas tarefas que demandam recursos humanos para serem realizadas.

Além disso, é importante que o gestor de marketing demonstre para os seus funcionários que realizar a automação dessas tarefas consideradas repetitivas é algo que deve ser visto de forma positiva.

Para isso, é interessante que ele explique aos seus funcionários que o processo de automação é um meio pensado justamente para a valorização da equipe, de modo que eles abandonem tarefas repetitivas, passando a se dedicar a tarefas realmente importantes para o bom andamento dos negócios da empresa.

Deixe claro que isso é apenas uma forma de valorizá-los e de proporcionar chances de crescimento profissional dentro da empresa.

Crie metas e recompense aqueles que alcançarem

Uma das dicas mais importantes e conhecidas é a criação de metas e as recompensas para os colaboradores que as alcançarem.

Essa ação é extremamente útil para quem está em busca de aumentar a produtividade da equipe.

Para que essa prática seja adotada, é necessário que essas metas sejam possíveis e claras. Quando metas impossíveis são estabelecidas, o efeito é totalmente contrário, fazendo com que, além da equipe trabalhar sob pressão, fiquem extremamente desmotivados.

Melhorar a comunicação interna da equipe

Sabemos que toda e qualquer equipe pode sofrer com problemas internos.

Problemas esses que, caso não sejam resolvidos ou apaziguados de maneira correta, podem acarretar sérios problemas a instituição como um todo.

Para isso, uma ótima forma de melhorar o desempenho da equipe é através da melhora da comunicação interna da empresa, fazendo com que tudo isso se torne mais claro e transparente para os funcionários.

Para evitar desentendimentos, confusões e fofocas, a melhor atitude a se ter é conversar com essas pessoas.

Isso inclui fazer o repasse pessoalmente das metas adotadas pela empresa aos seus colaboradores, deixar totalmente claras todas as expectativas, dar feedbacks a respeito do andamento do negócio, fazer elogios quando as pessoas desempenharem bem as suas funções.

Estimular a colaboração entre os funcionários e fazer regularmente reuniões para atualizar todos colaboradores sobre as metas é extremamente importante.

Forneça estrutura e infraestrutura

Grande parte dos gestores de marketing acaba por negligenciar algo de extrema importância para o bom andamento dos seus negócios, que é a estrutura e a infraestrutura daquele local.

Muitos deles possuem um ambiente de trabalho desagradável e sem muitas condições para os seus colaboradores.

Portanto, para que eles sejam capazes de aumentar a sua produtividade e entregar mais resultados, é necessário que o gestor realize um bom investimento nessas áreas, melhorando o ambiente e as ferramentas de trabalho utilizadas por essas pessoas, de modo que elas possam entregar tudo aquilo que foi prometido.

 

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