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estrategia de marketing

Assim como qualquer empresa, uma concessionária pode aproveitar o meio digital para divulgar seus veículos. Veja as principais estratégias!

Já pensou em investir em marketing digital para vender veículos? Com um marketplace de carros, por exemplo, o vendedor tem a oportunidade de anunciar para pessoas em diversas regiões. Assim, amplia consideravelmente seu público. Mas é preciso ter outras estratégias em conjunto para atrair mais clientes e transformar sua empresa em uma autoridade no setor automotivo.

O universo digital oferece uma série de ferramentas para fazer negócios. Veja algumas estratégias de marketing digital certeiras para o setor automotivo.

Chatbots

Tanto novos compradores quanto motoristas mais experientes podem ter dúvidas na hora de escolher um novo veículo. Afinal, cada modelo tem sua particularidade. Mas algumas perguntas são bem simples: o modelo X está disponível? Qual o seu consumo de combustível? Quantos km rodados (no caso de modelos seminovos)?

Você não precisa disponibilizar uma equipe para tirar essas dúvidas — sequer precisa de um atendente humano para tal.

União de chat (conversa) com robot (robô), o chatbot é uma tecnologia que responde perguntas ao usuário como se fosse um atendente humano. É uma tecnologia artificial de machine learning, ou seja, quanto mais ele conversar com seu público, mais vai “aprender” a dar respostas adequadas às dúvidas dos visitantes.

E-mail marketing

Um usuário que visita seu site com frequência provavelmente assinaria sua newsletter para receber promoções e conferir o que há de mais interessante no mundo automotivo. Os clientes que já compraram também podem se interessar por esse conteúdo, caso gostem de trocar de veículos com frequência. Por isso, o e-mail marketing é indispensável em qualquer estratégia de marketing.

O essencial é que suas mensagens só sejam enviadas com a autorização do usuário. Assim, nada de comprar listas de e-mails por aí. Deixe uma caixa de inscrição no seu site/blog ou peça o e-mail do seu cliente na hora da compra. Caso ele não queira mais receber mensagens, é só desinscrever-se da sua newsletter.

Redes sociais

Essenciais na atualidade, as redes sociais são indispensáveis numa estratégia de marketing digital. Novamente, é preciso que tudo seja feito de maneira planejada, por meio da produção de conteúdo relevante e alinhado ao segmento da empresa.

Comece pensando em quais redes sociais uma concessionária teria relevância. Em primeiro lugar, o Instagram. Por ser uma rede social de fotos e vídeos, ela é uma ótima vitrine para veículos. Além disso, você também pode adicionar links para o carro mostrado na foto.

Uma presença digital nas redes sociais vai muito além de ter um perfil. Como dito, é preciso criar conteúdo relevante e ter uma certa frequência de postagens. Aproveite os comentários das suas postagens para saber o que seu público deseja ver. Além disso, faça enquetes.

Blog

O blog é uma excelente ferramenta para uma empresa se posicionar como autoridade em seu segmento. Isso porque, além de multimídia, ele permite conteúdos mais longos. Portanto, é possível tanto se aprofundar em fatores mais técnicos de um carro quanto criar listas dos melhores e piores veículos de 2021.

Você também pode abordar temas que não sejam especificamente o seu, mas que concordem com o segmento. A alta do combustível, por exemplo, é um excelente tema para as concessionárias.

WhatsApp e Telegram

As ferramentas de comunicação instantânea têm grande apelo popular. No Brasil, o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares da atualidade. São 147 milhões de usuários — 86% utilizando-o diariamente. Por isso, pode ser uma importante ferramenta de comunicação entre concessionárias e usuários.

Além da possibilidade de utilizar chatbots, o WhatsApp conta também uma versão comercial (WhatsApp Business) com diversos recursos pensados para empresas. No aplicativo, a empresa também pode enviar catálogos, separar seus contatos em diferentes grupos de clientes e usar os status para mostrar novos veículos e promoções.

Ainda visto como “plano B” do WhatsApp, o Telegram vem conquistando cada vez mais usuários no Brasil. Em agosto, o número de usuários finalmente ultrapassou os 50% dos celulares brasileiros. O aplicativo também funciona com bots, mas ele tem uma vantagem em relação ao concorrente: os canais. Sua empresa pode criar um canal e postar novidades, catálogos, vídeos, notícias, enquetes e muito mais para seus seguidores.

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