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Black Friday

A Black Friday é uma data tradicionalmente americana que, assim como várias outras, foi adotada pelos brasileiros. O objetivo desta data é proporcionar aos comerciantes um maior número de clientes através de ofertas atrativas.

Ela é comemorada nos Estados Unidos depois do feriado de ação de graças em uma sexta-feira e, no Brasil, as lojas procuram preservar essa data. Então, ela acontece, normalmente em meados de novembro.

O termo foi usado pela primeira vez por policiais no final dos anos 50, quando viram uma multidão chagando à cidade em busca de produtos que estavam na promoção. A partir daí, o comércio adotou o termo e aproveita para promover seu estabelecimento.

Além disso, a Black Friday permite que os clientes possam comprar um produto que tanto desejam por um preço bem mais acessível e ainda parcelar em várias vezes.

Para quem tem loja virtual, aproveitar a Black Friday é também a melhor opção. Conheça então 7 dicas valiosas para organizar sua loja virtual, aproveitando a Black Friday para melhorar as vendas.

7 Dicas valiosas para organizar sua loja virtual para a Black Friday

Para quem trabalha com e-commerce, a Black Friday é uma maneira muito vantajosa de vender e, com certeza, uma época de ansiedade. Afinal de contas, para que a data seja aproveitada ao máximo, é necessário ter em mãos algumas estratégias.

Engana-se quem pensa que só precisa vender. Essa, na verdade, é a última etapa. Antes disso, são necessários alguns processos para atrair o público e ganhar na competição com as demais lojas.

Pensando nisso, confira abaixo algumas dicas para ajudar a organizar a loja virtual e aproveitar a Black Friday para vender muito:

  1. Invista no atendimento

Apesar de ser uma loja virtual e todos os produtos e descrição estarem disponíveis na tela, muitos consumidores preferem ter o contato mais direto com o e-commerce, através de chat online, atendimento via whatsapp, via telefones das empresas, formulário de contato, dentre outros, a fim de esclarecer dúvidas e também para se sentir mais seguro com a compra.

Com isso, investir em um bom atendimento ao cliente é fundamental. Eles precisam sentir que não estão conversando com um robô, mas que por trás da página, há uma pessoa disposta a ajudar no que for preciso.

Em época de Black Friday, essas solicitações crescem. Daí a necessidade de manter um time pronto e treinado para sanar as principais dúvidas dos clientes.

  1. Cuidados com o estoque

O estoque é uma das coisas mais importantes da empresa, ou a mais importante. Sem ele, não importa o quanto a empresa venda, não terá como satisfazer o cliente e o empresário corre o risco até de um processo.

Sendo assim, é muito importante ter um cuidado especial com o estoque disponível. Tudo que for divulgado e vendido precisa estar disponível para a entrega no prazo indicado e, caso se esgote, essa informação precisa estar visível para os clientes.

Outro ponto importante é garantir que no dia da promoção, os clientes tenham uma gama razoável de produtos para escolher. Se possível, é importante abastecer o estoque antes da Black Friday e ter um serviço profissional para gerenciá-lo.

  1. Divulgue com antecedência

É importante ter uma estratégia de marketing e usar os recursos do Google para isso.

Crie um banner no site da loja virtual e mantenha a audiência informada sobre as ofertas da Black Friday através de e-mails.

Mas, essa divulgação não pode ser feita em cima da hora. É importante que os clientes fiquem ansiosos para a promoção da loja e tenham tempo de guardar dinheiro e se planejarem para isso.

Ter uma estratégia de divulgação e fazer isso com antecedência é fundamental.

  1. Ofereça descontos realmente atraente

Cada empresa busca ser atrativa de alguma forma para que conquiste a clientela e consiga um ótimo faturamento no final do mês.

As grandes empresas, por exemplo, conseguem fazer descontos e promoções que são atraentes aos olhos dos consumidores. É preciso garantir o melhor desconto e bater de frente com elas, mesmo para lojas virtuais que estão começando.

Para isso, é necessário ter um planejamento antecipado. Se for preciso, traçar uma meta para garantir esse desconto especial, mas sem sair no prejuízo. Nesse caso, ter um profissional para ajudar pode valer muito a pena.

  1. Atenção especial com a logística

A logística está interligada ao bom funcionamento da loja virtual. Ela engloba toda a parte funcional da empresa, como o estoque, distribuição, transporte, armazenamento e também os pedidos dos clientes.

Com isso, ter uma atenção especial para melhorar o funcionamento da logística é essencial. Para isso, é fundamental ter um prazo de entrega e cumpri-lo, um frete que chame a atenção dos clientes e um ótimo atendimento.

Com esse recurso, em pouco tempo é possível notar as vantagens de investir em logística e garantir uma agilidade e maior eficiência, além de ter todos os processos mais organizados.

  1. Vale a pena criar um layout especial para a data

Muitas pessoas não dão muita atenção ao layout do site. Mas, isso é um erro que os comerciantes cometem, pois o design faz toda a diferença na hora de chamar a atenção do consumidor.

Na Black Friday, muitas empresas investem em um layout especial para que a grande promoção fique mais visível e atraia um publico maior. Para isso, uma dica importante é contratar um freelancer para ajudar com a customização do site. Dessa maneira, o site ficará com uma cara nova e perfeita para a data especial e para bombar com as vendas de final de ano.

  1. Crie uma live de vendas

Com o avanço das redes sociais e com a popularidade de aplicativos de interação, como o Instagram, por exemplo, ficou mais fácil a comunicação entre clientes e empresários.

Essa interação é ótima para ambos, pois fica mais fácil para o lojista saber o que os consumidores gostam e eles por sua vez, podem se sentir mais confortáveis com a compra do produto.

Uma das estratégias de marketing que vale a pena é criar uma live de vendas. Essa é uma excelente maneira de promover a empresa e, desde que bem elaborada, conquistar os clientes para sempre.

Para isso, é importante definir bem os produtos que serão expostos no momento da live e também saber qual o melhor dia e horário em que a audiência da loja estará disponível.

Além disso, é importante estar atento ao ambiente em que a live será gravada e deixar ela salva para que outras pessoas possam ver mais tarde.

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