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marketing turistico

Investir em marketing turístico pode fazer toda a diferença na atração de novos clientes. Conheça e saiba como aplicar estratégias em seu negócio. 

O setor de turismo foi fortemente impactado pela pandemia. Muitos negócios tiveram as suas atividades totalmente paralisadas por um período, enquanto outros sofreram com uma queda considerável no fluxo de clientes e, consequentemente, de lucratividade. 

Aos poucos, o mercado de turismo tem retomado suas atividades e desenvolvido ações visando acelerar o ritmo de crescimento. Dentro desse mercado estão todos os negócios voltados para o turismo, desde empresas de ônibus e transporte aéreo até agências de turismo, hotéis, pousadas e restaurantes.

É justamente nesse contexto de crescimento e busca por soluções que atraiam o interesse dos consumidores que entra o marketing turístico, uma estratégia que visa auxiliar na expansão de negócios que atuam nesse setor.

O que é marketing turístico?

Mas afinal, como o marketing turístico pode ser definido? Em linhas gerais, ele pode ser conceituado como uma área de marketing especializada em atrair a atenção de consumidores para o mercado turístico.

Nos dias de hoje, o marketing turístico, assim como o marketing de uma forma ampla, leva em consideração que os consumidores não estão em busca apenas do produto/serviço final, ao contrário, muito além de comprar passagens ou pacotes de viagem, o consumidor anseia por informações e conteúdos relevantes.

 

Isso significa que a forma como as pessoas consomem está em constante transformação — inclusive, com a pandemia, esse movimento acelerou. Se antes de 2020 as pessoas já tinham interesse em pesquisar mais informações usando redes sociais e internet, a tendência é que esse movimento só cresça.

O marketing turístico trabalha para criar estratégias e soluções visando alcançar pessoas interessadas em produtos e serviços turísticos, criando meios para que um consumidor conheça determinada empresa e tenha interesse em estabelecer uma relação de consumo com ela. 

Como o marketing turístico funciona na prática?

Após a análise do mercado de atuação e das particularidades de cada empresa, o marketing jurídico cria as estratégias que serão adotadas e as coloca em prática, visando atrair novos negócios e clientes.

Isso é feito por meio da definição de uma persona, da criação do funil de vendas, da elaboração de conteúdos para site, blog e mídias sociais com otimização para motores de busca, da contratação de serviços de influenciadores digitais, entre outros. 

Como criar uma estratégia de marketing turístico?

Para criar uma estratégia de marketing turístico, primeiro, é necessário conhecer o mercado, o público e definir uma persona. A persona nada mais é do que a representação do cliente ideal. Com esse perfil traçado, vai ficar mais fácil criar ações específicas voltadas para a atração desse cliente ideal.

Com essas informações em mãos, você já tem os elementos básicos para começar a estruturar a estratégia de marketing turístico. Aqui entra outra dica: criar experiências emocionais e experimentais. O que isso significa?

No marketing turístico, é necessário despertar sentimentos e desejos, favorecendo uma decisão de consumo voltada para o seu produto ou serviço. Isso pode ser tirado do papel de diferentes maneiras: usando conteúdos interativos, conhecimento em neuromarketing, associação com outros produtos e serviços, entre outros.

Outro ponto que deve ser levado em consideração na estruturação da estratégia é o uso do marketing de influência. Essa ferramenta usa experiências positivas de consumo como um meio para convencer os consumidores. Provavelmente você já usou o marketing de influência em alguma decisão de consumo.

Se já olhou as avaliações de outros usuários de um serviço ou produto online antes de tomar uma decisão de compra, é porque fez uso de uma ferramenta de marketing de influência. Influenciadores digitais, especialmente contratados para divulgar o seu negócio, também entram no rol de estratégias do marketing de influência. 

O marketing turístico tem um grande apelo visual, por isso, é recomendado trabalhar com conteúdos visuais, fotos e vídeos que transmitam uma mensagem e estejam em sinergia com o produto ou serviço que o seu negócio tem a oferecer. 

Como você pode ver, o marketing turístico deve ser levado em consideração como um meio para atrair a atenção e motivar consumidores a conhecerem o seu negócio. Isso deve ser feito criando uma estratégia que engaje emocionalmente e reforce a identidade e os propósitos da empresa.

 

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