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Redes Sociais
De acordo com Hootsuite, as plataformas de mídia social ganharam 490 milhões de usuários em 2020, duplicando a taxa de crescimento a partir de 2019. São 15,5 pessoas unindo-se às mídias sociais a cada segundo!

Resumindo, o marketing de mídia social deve desempenhar um grande papel na estratégia e sucesso de sua marca. Aqui estão algumas maneiras de usar o marketing das mídias sociais para fazer crescer seu pequeno negócio.

1. Escolha as plataformas certas

Se você está interessado em usar o social marketing para fazer crescer seu negócio, saiba que nem todas as plataformas são criadas igualmente.

Cada uma serve seu próprio propósito e todas elas têm pontos fortes e fracos. As plataformas que você escolher usar devem ser determinadas por sua indústria e por seu público.

Para muitas pequenas empresas, as redes certas para investir são Facebook, Instagram e LinkedIn.

  • Facebook

O Facebook é uma ótima maneira de se conectar com grupos comunitários locais e sua rede pessoal. Envolva-se com eles comentando sobre postagens relacionadas à moradia ou eventos locais.

Você também pode compartilhar notícias sobre a região e outros eventos presenciais.

Considere compartilhar notícias de bairros para estabelecer-se com o seu público local.

  • Instagram

Um meio puramente visual, Instagram é o lugar perfeito para compartilhar suas fotos e vídeos mais interessantes. Isto torna a plataforma como uma grande oportunidade de construir autenticidade para sua marca.

Dirija-se a grupos específicos de compradores, marcando pontos de interesse de alto valor próximo ou em torno de suas listagens.

Inclusive, é recomendado usar o instagram para responder a perguntas em tempo real. Isso vai fazer com que você se conecte ainda mais com seu público.

  • LinkedIn

Embora você também possa compartilhar fotos e vídeos aqui, o LinkedIn é melhor quando usado para networking e construção de sua reputação no setor. Em outras palavras, é uma rede social assim como as outras, porém voltada mais para o ambiente profissional.

Tenha certeza de que você está participando de grupos relevantes à sua área. Você também pode postar dicas profissionais ou qualquer outra informação que seja interessante para a sua audiência.

Caso não saiba  quais plataformas são adequadas para seu negócio, uma boa dica aqui é fazer uma análise de concorrência. Se todos eles parecem estar usando LinkedIn, Pinterest ou até mesmo TikTok, inclua-os na sua estratégia.

2. Aprenda as melhores práticas

A chave para aprender as melhores práticas de mídia social para cada plataforma diferente é o tempo. Usar o marketing para fazer crescer seu pequeno negócio não vai acontecer da noite para o dia. Cada plataforma tem seu próprio conjunto de regras (tanto escritas quanto não escritas) e formas de se conectar com seu público.

A melhor maneira de aprender essas regras é observar o que seus concorrentes estão fazendo e o que as marcas em indústrias similares estão fazendo. Dê a si mesmo tempo para descobrir.

Tenha em mente que o que funciona para o público de outra pessoa pode não funcionar para o seu. Crie um plano, avalie seus resultados e ajuste-se ao longo do caminho.

Lembre-se, o marketing digital como um todo está em constante mudança, portanto pode ser preciso alguma tentativa e erro para encontrar seu canal de comunicação.

3. Estabeleça metas realistas

Usar as redes sociais para crescer um negócio na internet nem sempre é fácil. Claro, você gostaria de ter 100.000 seguidores em sua conta Instagram dentro dos próximos seis meses.

Mas será que isso é realmente possível? E esses seguidores equivalem a um verdadeiro sucesso?

Quando você está apenas começando a usar as redes sociais para fazer seu negócio crescer, é difícil avaliar o que é viável e o que é um sonho impossível para os seguidores.

Você pode se desdobrar criando um conteúdo valioso que só recebe uma ou duas curtidas, sem praticamente nenhum engajamento.

Não gaste muito tempo e energia para se preocupar com sua contagem de seguidores. Por exemplo, 100 seguidores que estão comprometidos e entusiasmados valem mais de 10.000 seguidores e bots aleatórios.

Isto é especialmente verdade se sua empresa é altamente local, como uma empresa de corretagem imobiliária ou uma simples loja de varejo.

Foque na aquisição de seguidores relevantes que vivem em sua comunidade, e não apenas qualquer um na plataforma.

Inclusive, sabe os bots, ou “seguidores falsos” que muito se fala por aí?

Comprar seguidores é uma solução rápida para ver um número maior, mas não é uma solução a longo prazo. No entanto, não é uma boa forma de representar sua marca. Além disso, muitas vezes isso leva o instagram e outras plataformas a  penalizar páginas que fazem esse tipo de prática.

Crie uma estratégia, produza conteúdo de qualidade e aguarde a sua marca crescer organicamente para ganhar seguidores qualificados, que realmente estejam interessados em consumir o seu conteúdo.

4. Acompanhe o progresso analisando os dados

A forma como você mede seu progresso dependerá de seu objetivo. Usar as redes sociais para fazer crescer seu pequeno negócio é, como já exploramos, muito individual.

E como discutimos anteriormente, a contagem dos seguidores não é a única métrica que importa. Você também deve estar de olho em outras métricas, como:

  • Menções
  • Impressões
  • Cliques
  • Comentários
  • Mensagens diretas

Você pode escolher uma dessas métricas e estabelecer uma meta de crescimento, ou então você pode observá-las e ver se seu perfil está tendo um aumento das taxas de engajamento.

5. Criar conteúdo

Esta é uma das tarefas mais importantes e demoradas quando você decide usar as redes sociais para fazer crescer seu pequeno negócio. Lembre-se, antes de mais nada, é preciso entender o que seu público deseja.

A partir daí, é preciso dedicar um bom tempo pesquisando, escrevendo, compartilhando e promovendo esse conteúdo.

Vale ressaltar que o conteúdo que você escreve e compartilha tem um poderoso impacto em seu negócio. Por isso, fazer um curso de instagram para entender como criar esse conteúdo pode ser essencial na sua estratégia de marketing.

6. Compartilhe e se envolva

A maioria das pessoas acha que responder aos comentários é tudo o que você tem que fazer. A verdade é que o foco para cada conta social deve ser a construção de uma comunidade. Esta comunidade deve permitir que as pessoas se envolvam tanto com sua marca quanto umas com as outras.

Como você faz isso é de sua escolha, mas o primeiro passo é criar um espaço para que elas se encontrem umas com as outras. Seu público pode ser entusiastas de automóveis que procuram trocar dicas de atualização com especialistas da indústria, ou compradores de casas pela primeira vez que precisam de conselhos sobre hipotecas.

Quem quer que sejam, não deixe de dedicar tempo para conhecê-los como indivíduos. Encontre novas maneiras de ajudá-los e depois crie o conteúdo que eles estão procurando.

Se você fizer tudo isso, com o tempo você construirá um grupo consistente de fãs que amam seu trabalho.

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