(31) 2551-5183
Ferramentas

Abrir um e-commerce pode até parecer fácil, mas a verdade é que começar um comércio como este exige muito trabalho, baseado em estratégias e muito estudo sobre o mercado e a necessidade de possíveis clientes.

Dessa forma, é preciso pensar em ferramentas para que seja possível impulsionar seu comércio digital, não só para fazer crescer sua loja, mas para conseguir mais clientes e aumentar o número de vendas.  

Portanto, confira a seguir algumas ferramentas que podem te ajudar a estruturar seu e-commerce e impulsionar seu negócio em direção ao sucesso. 

O que é e-commerce?

E-commerce, ou comércio eletrônico, nada mais é do que uma modalidade de negócio em que as transações comerciais são realizadas totalmente online. Dessa forma, basicamente, significa ter um estabelecimento que se hospeda totalmente na internet. 

Em suma, isso implica em pensar desde a escolha do produto pelo cliente, até a finalização do pedido, com o pagamento, todo o processo deve ser realizado por meios digitais, inclusive na captação do cliente, através de um crm plano.

Entretanto, a única questão física que precisa ser planejada quando se tem um e-commerce é a parte dos estoques e do tipo de entrega que será escolhido para quem compra online. 

Em suma, além dos processos de compra, o e-commerce também tem como base a divulgação e promoção de seus produtos ou serviços por meio das estratégias de marketing digital, como por exemplo, um app funil de vendas.

Como funciona?

Esse tipo de negócio tem como objetivo conduzir um cliente a cumprir algumas etapas. Isso porque, esse cliente, captado por um sistema crm, precisa realizar algumas etapas. Primeiro, ele chega à sua loja virtual e escolhe um ou mais produtos.

Logo em seguida, algumas funções são realizadas, como: colocar a compra no carrinho, preencher as informações de um cadastro, junto com as informações de pagamento e só depois realizar a compra de fato.

Em suma, para tudo isso acontecer muitas coisas estão envolvidas e precisam trabalhar de forma conjunta e eficiente, como o bom funcionamento do site e dos sistemas que se encarregaram de que todo o ato da compra seja uma experiência bem sucedida. 

Por último, mas não menos importante, ainda há o processo de envio ao cliente, podendo ser enviado por meio dos Correios ou de uma transportadora, a encomenda até o cliente.

Tipos de e-commerce

Assim como existem tipos de personas capturadas através de um sistema para representante comercial grátis, também existem tipos de e-commerces e eles são: 

  • B2B: empresas vendem para outras empresas;
  • B2C: empresas que vendem seus diretamente ao consumidor;
  • B2G: empresas entram em concorrências para vender artigos ao governo;
  • C2C: os próprios consumidores que realizam o comércio entre si;
  • D2C: empresas industriais vendem seus produtos no varejo ao consumidor;
  • M-commerce: comércio via dispositivos móveis;
  • Social Commerce: comércio digital realizado por meio das redes sociais.

Entender qual a melhor forma de administrar o seu negócio pode auxiliar na abordagem de clientes, montagem de estoque, entre outros pontos.

Ferramentas para impulsionar seu e-commerce

Agora que você já sabe o que é e-commerce, quais são seus tipos, qual sua importância no mercado, confira algumas estratégias e ferramentas para fazer com que seu e-commerce deslanche. 

CRM

O crm gratuito ou Customer Relationship Management nada mais é do que um sistema que se responsabiliza por atualizar o cadastro do cliente. Portanto, é através dele que você conseguirá pegar dados do cliente e criar para ele um perfil. 

Essa ferramenta também permite acompanhar o processo de negociação, a fim de intensificar o relacionamento entre seu negócio e o consumidor, de forma personalizada, sempre.

Google Analytics

Essa é uma ferramenta gratuita disponível no Google que vai analisar e te mostrar vários dados de navegação do seu site, e, portanto, do seu negócio. 

Essa ferramenta vai te ajudar a entender de onde vem seus consumidores, como eles chegam até seu site, quantas delas de fato compra, o que faz elas desistiram, entre outras coisas sobre análise comportamental do usuário. 

Automação de marketing

Uma das características do ecossistema e-commerce é que este é muito competitivo. Por isso, sua empresa precisa investir em estratégias de marketing para que você possa se destacar nas pesquisas.

Dessa forma, utilizando ferramentas de e-commerce para automação nas ações de marketing, o que foi planejado se concretiza de forma automática. Você conseguirá captar potenciais clientes além de também fazer a nutrição do relacionamento com campanhas.

Portanto, com a automação de marketing integrada a outras ferramentas será possível reduzir os custos com a aquisição de clientes, uma vez que o volume de personas pode aumentar se as ações de marketing forem eficientes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Deixe uma resposta