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Palavras-chave

Palavras-chave são as palavras que as pessoas usam para pesquisar no Google. É necessário utilizá-las ao gerar conteúdo para que os usuários compreendam nossos produtos ou serviços e para que eles possam nos encontrar dentro dos primeiros resultados nos mecanismos de busca.

Estas palavras nos mostram quais são as intenções que uma pessoa tem ao pesquisar e é por isso que é tão importante obter posicionamento no Google para elas.

Agora, a seleção de palavras-chave deve ser sempre orientada aos objetivos de marketing da nossa loja e, ao mesmo tempo, estar relacionada aos interesses do usuário, pois destes surgirão as buscas feitas no Google.

Mas como saber quais palavras-chave os usuários estão procurando?

Para responder a esta pergunta, vamos recorrer a uma das ferramentas mais populares no ambiente digital e amplamente utilizada em SEO: o Planejador de Palavras-chaves do Ubersuggest.

Esta plataforma nos fornece dados baseados do Google. Lembre-se que no Brasil 98% da população opta por usar este mecanismo de busca.

Dentro das informações fornecidas pelo planejador de palavras-chave, podemos obter as palavras-chave utilizadas pelos usuários e o número de buscas mensais por eles.

Vejamos um exemplo:

Vamos supor que você tenha uma loja de eletrodomésticos e, portanto, uma variedade de produtos para vender. Na ferramenta, inserimos como palavra-chave uma categoria de produto, como “refrigerador”, e rolando a barra de rolagem, podemos ver outras sugestões de palavras-chaves correspondentes para a busca:

Como resultado, a ferramenta nos dirá quais palavras-chave estão relacionadas à busca que inserimos, o número médio de buscas mensais no Brasil e outros dados que podem ser úteis, como o SEO Difficulty, que mostra a dificuldade para ranquear na 1ª página para aquela palavra-chave.

O Ubersuggest nos dará centenas de recomendações sobre palavras-chave relacionadas a “refrigerador”. Sugerimos baixar estas informações para que você possa filtrar os resultados com base em seus objetivos comerciais. Por exemplo, há marcas e modelos de refrigeradores que talvez não tenhamos disponíveis em nossa loja e talvez não sejamos alvo no momento.

Tendo entendido isso, podemos dizer que geramos nossa primeira pesquisa com palavras-chave!

A pesquisa por palavra-chave nos permite saber o que e como as pessoas buscam, e quantas vezes por mês esta busca é realizada. Estas informações serão muito valiosas se realmente aplicarmos em nossa loja virtual.

Devemos ter sempre em mente que cada empresa terá uma estratégia particular na qual é necessário a criatividade, a experiência e a sinergia do trabalho em equipe.

Sabendo agora quais são as intenções de busca de nossos usuários, o próximo passo é otimizar nossa loja, utilizando estrategicamente as palavras-chave que selecionamos. Para isso, devemos incorporar as palavras-chave em nosso site, aplicando-as a nomes de produtos, descrições, URLs, títulos de páginas, etc.

O que são palavras-chave de cauda curta e cauda longa?

Palavras-chave de cauda curtas são palavras de 1 ou 2 termos no máximo, tais como “refrigerador”. Eles tendem a ter um alto número de buscas mensais, mas com baixas taxas de conversão. Isto acontece porque quando uma pessoa busca um produto de forma genérica, provavelmente ainda está em uma fase de pesquisa e não de compra.

Por outro lado, as palavras-chave de cauda longa são uma representação muito fiel dos gostos e interesses das pessoas. Elas são compostos por mais de 3 termos, tornando a palavra-chave uma busca mais específica.

Por exemplo, “Geladeira Consul 457L 110v preço” é uma palavra-chave longa, composta de 5 termos, e com poucas buscas mensais. Mas, um usuário que a digita está realmente interessado no produto, e está muito mais próximo de uma compra, do que um usuário que só procura por “geladeira”.

Com o uso de palavras de cauda-longas, é mais provável que a maioria dos visitantes que entram em nosso site se tornem clientes. O usuário determinado a fazer uma compra tende a especificar mais e mais sua busca, a fim de encontrar seu produto perfeito.

O que é keyword stuffing? Como evitá-lo?

O termo keyword stuffing, que significa sobrecarregar nosso artigo ou página web com uma quantidade excessiva de palavras-chave, é uma atividade penalizada pelos mecanismos de busca.

O que vai acontecer é que vamos perder posições nos resultados da busca ou que o Google removerá diretamente nosso site de seu ranking.

Não esqueçamos que é o Google que determinará quais empresas serão classificadas na primeira página e qual ocupará o primeiro lugar.

Então, o que devemos fazer com as palavras-chave?

Coloque apenas a quantidade necessária de palavras-chave ao longo do texto e não sature usando-as em lugares onde não cumprem nenhuma função. Em outras palavras, devemos evitar a formulação artificial, evitar fazer com que o conteúdo de nosso e-commerce pareça ter sido escrito por um robô.

Podemos colocar nossa palavra-chave de cauda-longa no título e depois procurar variações, cauda longa e curta, ao longo do texto, sempre levando em conta as pesquisas de palavra-chave que fizemos no início.

Se você preferir contratar alguém mais experiente para fazer isso, você pode buscar um site para contratar freelancer e terceirizar este trabalho. Assim, você pode forcar nos seus clientes e nas entregas dos produtos.

Primeiro no Google

Quando escolhemos as palavras-chave certas, é mais provável que apareçamos nos primeiros resultados do Google.

Assim, garantiremos que o usuário que entra em nosso site é um comprador potencial que está procurando exatamente por isso.

Ao sermos os primeiros no Google para palavras-chave de cauda longa, alcançaremos uma taxa de conversão mais alta.

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