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marketing digital

A pandemia COVID-19 acelerou os negócios e a situação exigiu que as empresas  modificasse os processos do dia-a-dia  de forma a  ajustar e focar em marketing online. O que outrora era considerado supérfluo por muitos empresários hoje é uma necessidade, já que os canais digitais podem ser a única forma de manter o contato com os clientes. 

À medida que COVID continua a empurrar as pessoas para fora de suas zonas de conforto, as empresas que estão se voltando para uma estratégia de marketing que prioriza o digital têm conseguido sobreviver e até prosperar em um mercado transformado.

Como empresa criadora e potencializadora de empresas digitais ou que possuem sites, nós da GR3 WEB passamos o ano trabalhando para ajudá-las a fazer o uso mais inteligente das ferramentas de marketing digital, para que seus negócios prosperem. Neste guia, vamos compartilhar com você as 3 principais lições que as pequenas empresas possam  navegar por um ano ainda incerto.

1. Não tenha medo de tentar algo novo

A maioria das pequenas empresas inicia seus trabalhos leve e ágil, movidos pelo entusiasmo e expectativa de sucesso. No entanto, uma vez que os negócios aumentam começam a aparecer uma tonelada de coisas no seu prato todos os dias, de forma inesperada,  é fácil ficar preso à mesma velha rotina. É a síndrome: “Se não está quebrado, não conserte”.

Em 2020, a pandemia tirou a opção de seguir rotinas familiares que funcionavam no passado. A adaptação às mudanças nos protocolos de saúde e segurança tornou-se uma parte necessária da vida e todos foram forçados a sair de sua zona de conforto. Para aqueles que enfrentaram com coragem o desafio,verificamos que resultaram pequenas empresas em todo o mundo se tornando mais criativas e inventivas na forma como faziam negócios. 

Para muitos, essa “reestruturação forçada” resultou na descoberta de novas maneiras de conduzir os negócios que os beneficiarão fora da situação de pandemia. Então, enquanto você está se acostumando com a forma como as coisas mudaram, esteja ciente de que elas ainda estão mudando e não se acomode em uma “nova” rotina. Em vez disso, continue explorando novas ideias, tentando coisas novas e inovando em maneiras criativas de fazer negócios.   

Dê uma olhada no que está na sua frente

Você não precisa se sentar em seu escritório noite após noite tentando pensar em coisas para tentar  seguir. Existem muitas informações que podem levá-lo à sua próxima experiência.

Seus clientes são uma fonte fantástica de informações. Eles sabem o que gostam na sua empresa e como ela é agora, e também o que gostariam de ver que você não oferece no momento.

Outra grande fonte de informações são os dados criados a partir de seus esforços de marketing. Quando você possui um negócio, olhar para gráficos, tabelas e números o dia todo pode parecer a última coisa que deseja fazer. No entanto, essas ferramentas de relatório podem dizer o que está funcionando e o que não está, portanto, não as ignore.

Se você não tem certeza do que todos aqueles gráficos e tabelas estão tentando lhe dizer, pense em perguntar a um dos membros da sua equipe – você nunca sabe qual estudante do ensino médio despretensioso pode ser um gênio em entender gráficos e tabelas. Se você não tiver alguém em seu círculo imediato que possa ajudar, você sempre pode entrar em contato com nossos Consultores de Marketing.

Comece pequeno

A chave para tentar coisas novas é fazê-lo em pequena escala.

Você não precisa renovar completamente o seu negócio (embora possa ter parecido assim em 2020). O que você precisa fazer é pensar sobre as coisas que você está fazendo agora e que podem expandir levando-o a fazer essas coisas melhor e quais novidades você pode tentar em uma escala pequena e gerenciável.

2. Fique em contato e seja lembrado

Um dos maiores benefícios das ferramentas para uma campanha de marketing digital é que elas permitem que você fique em contato e seja sempre o primeiro a se lembrar. 

Quando a Covid-19 tornou-se pandemia atingiu todo o mundo e tudo mudou. A comunicação online tornou-se mais importante do que nunca. E devido a todas as mudanças, as pequenas empresas aprenderam que precisavam manter seus clientes informados com mais frequência.

A comunicação clara e frequente é importante em 2021 e continuará a ser pelos anos seguintes. Por isso mesmo é importante que você mantenha os clientes informados sobre mudanças adicionais, como a empresa se organizou para  atender às necessidades deles levando-os a se sentirem seguros. Obviamente, você também deseja mantê-los envolvidos e interessados ​​em seus produtos ou serviços.

Use as dicas a seguir para garantir que você esteja efetivamente em contato e seja o mais lembrado neste ano.

Atualizar todos os canais de comunicação

Quando se trata de comunicação para sua empresa, você deseja usar uma variedade de canais de marketing para divulgar sua empresa. 

Não importa a alteração, é importante garantir que qualquer pessoa possa encontrá-la, não importa  onde esteja. Isso significa atualizar as informações sobre:

  • Local na rede Internet
  • Sites de listagem e avaliação
  • Emails
  • Canais de mídia social

A ideia é manter seus clientes informados e ajudá-lo a ficar em primeiro lugar para que tenham mais chances de fazer negócios com você.

Alcance os clientes onde eles estão

Os consultores de empresas especializadas em criação de sites, muitas vezes são questionados: “Qual é o melhor lugar para alcançar as pessoas para que você possa comercializá-las?”

A resposta pode parecer simples para quem lida com essa demanda diária, mas muito relevante para as empresas que enfrentam uma concorrência dura frente aos gigantes do mercado. Vemos que pessoas diferentes estarão procurando em lugares diferentes. Você terá clientes em potencial encontrando sua empresa a partir de uma pesquisa no Google, levando-os a lugares como seu site, web listas e avaliações e até mesmo canais de mídia social. Para muitos clientes  você poderá contatá-los diretamente na caixa de entrada de e-mail e até mesmo nas redes sociais. 

Lembre-se de que o e-mail é um canal baseado em permissão. Quando as pessoas fornecem seus endereços de e-mail, elas pedem que você se comunique com elas por e-mail.

E com a mídia social, você quer estar nas plataformas que seus clientes atuais e potenciais já estão usando. Pense nos dados demográficos de seu público, sua idade e interesses para determinar quais plataformas são as melhores. O que atrai o interesse do seu público, quais expectativas lhes são mais atraentes. 

É importante lembrar, entretanto, que os canais de mídia social usam algoritmos para servir seletivamente os usuários com conteúdo, o que significa que nem todos os seguidores verão todas as suas postagens. Você deve considerar o uso de uma mistura de mídia social paga e mídia social orgânica (não paga) para ter a melhor chance de alcançar seu público total.

Não há problema em se comunicar com mais frequência nas redes sociais e e-mail 

Mesmo antes da pandemia, uma das perguntas mais comuns que recebíamos era sobre a frequência com que as pequenas empresas deveriam se comunicar com seu público. 

Não existe uma abordagem que sirva para todos, pois há uma variedade de fatores para determinar a frequência com que você deve se comunicar com seu público: dados demográficos, idade, estilo de vida, bem como o tipo de negócio que você dirige, etc.

Se você não está se comunicando o suficiente, provavelmente está perdendo vendas e fazendo com que seu público faça negócios com você. E se você estiver se comunicando demais, corre o risco de desligá-los.

A questão é – seu público está ocupado e pode se distrair. Nas redes sociais, eles podem nem ver sua mensagem, dependendo de como funciona a plataforma que você está usando e se você pagou para promover sua postagem. E lembre-se: a maioria dos canais sociais muda com bastante rapidez. Portanto, em muitos casos, não há problema em se comunicar com mais frequência. 

Com a mídia social, você não quer se sobrecarregar. Comunique-se na cadência que é viável para você. Certifique-se de compartilhar informações importantes e valiosas para seus seguidores. E lembre-se de que cada plataforma social é diferente. 

Quando se trata de e-mail, você deseja se comunicar regularmente para que seus clientes comecem a esperar isso de você – pelo menos uma vez por mês. Se você realmente deseja que eles realizem uma ação específica, é ideal enviar vários emails para lembrá-los. Certifique-se de enviar informações relevantes para as pessoas certas.

Suas estatísticas de e-mail e mídia social fornecem muitos insights sobre se você está se comunicando na frequência certa.

As ações ou omissões que seus assinantes e seguidores realizam darão uma dica. Preste atenção quando você consegue mais aberturas, cliques ou engajamentos de seu público para ver se a frequência de comunicação é apropriada. Dê uma olhada em seu relatório de cancelamento para entender por que as pessoas também cancelaram a assinatura.

3. Faça mais negócios online

Pode até parecer clichê, mas sim, o ano de 2020 trouxe muitos desafios que nos obrigaram a pensar de forma diferente sobre como vivemos, interagimos e fazemos negócios. 

Para as pequenas empresas, sobreviver significava uma mudança na forma como você opera e atende às necessidades de seus clientes. Com preocupações constantes sobre a saúde e o bem-estar geral de amigos e familiares, os clientes continuam a procurar maneiras mais seguras de obter os produtos e serviços de que precisam. 

Ou seja, eles ficaram online.

É hora de colocar seu negócio online

Manter uma presença online sempre foi importante, mas agora é absolutamente fundamental. E tudo começa com um site responsivo a dispositivos móveis. Este é um lugar que você possui e pode direcionar as pessoas para que possam aprender mais sobre quem você é e quais problemas você está resolvendo para elas. 

Você possui uma empresa de tijolo e cimentos? Quais produtos e serviços você oferece aos clientes pessoalmente? Comece a vendê-los e oferecê-los em seu site com uma loja online ou uma landing page que pode ser comprada. Além disso, mostrar o que pode ser feito com o seu produto como bela arquitetura e pessoas com a expressão satisfeitas dão a ideia de que o produto atende bem ao consumidor.

Colocar seu negócio online não apenas preserva sua capacidade de fazer negócios com seus clientes existentes. Ele também abre seu negócio para novos clientes em potencial que podem não ter sido alcançados no passado.  

 Use e-mail e mídia social para impulsionar negócios

Depois de colocar sua empresa online, você precisa direcionar as pessoas ao seu site para começar a gerar receita. Isso significa usar outros canais como e-mail e mídia social para se conectar com seus clientes existentes para impulsionar negócios repetidos e ganhar novos clientes.

Entenda sobre o marketing digital para loja virtual.

O marketing por e-mail é uma das maneiras mais eficazes de construir relacionamentos e manter-se na mente do seu público. Ele oferece a você uma comunicação individual com seus clientes, oferece oportunidades de educá-los sobre novos produtos e serviços e os leva a fazer uma compra. Na verdade, diversas pesquisas mostram que,  de cada 100 pessoas,  66% afirmaram que fizeram uma compra como resultado de uma mensagem de marketing por e-mail.

O marketing de mídia social é uma excelente maneira de alcançar novos clientes divulgando o nome da sua empresa. E a notoriedade e o reconhecimento da marca são uma parte importante do crescimento do seu negócio e geração de receita.

Qualquer empresa pode se beneficiar do uso de mídia social, mas isso não significa que você precisa estar em todas as plataformas de mídia social. Recomendamos começar com um. A plataforma social com a qual você começa deve estar onde seus clientes estão. Por exemplo, se você for uma empresa que fornece serviços para outras empresas (B2B), provavelmente desejará começar com o LinkedIn, e não com o Instagram.    

Usar o marketing de mídia social ajudará você a se conectar com clientes novos e existentes, mostrar a personalidade de sua empresa e ajudar a direcionar o tráfego para seu site ou página de destino, onde eles podem realizar ações como fazer uma compra ou se conectar diretamente com você. 

Dinamizar atividades off-line para online

Todos os anos, nossa equipe leva algum tempo para planejar o próximo ano. Revisamos e refinamos esse plano muitas vezes ao longo do ano para nos ajustar ao que está acontecendo agora. Sejamos realistas, é impossível saber o que o futuro reserva, mas é possível dar um passo atrás e avaliar o presente.

E é exatamente isso que toda pequena empresa deve fazer no que diz respeito à experiência, aos serviços e ao cuidado geral que você oferece aos seus clientes. Há coisas que você está fazendo atualmente ou fornecendo apenas aos clientes que vê e com quem interage pessoalmente? Você teve que interromper alguma atividade por causa da pandemia? 

Agora é a hora de colocar essas atividades online.

Seja criativo ao adaptar essas atividades off-line a um formato online. Use imagens e vídeos para mostrar aos clientes como isso pode ser. O importante é manter as necessidades do cliente à frente de tudo o que você faz.  

Com mudanças e incertezas, surgem oportunidades para pequenas empresas

Imagine se você pudesse adaptar sua empresa para atender à crescente demanda das pessoas para encontrar informações, fazer compras e se comunicar com as empresas e as causas que lhes interessam online. Isso permitiria que você alcançasse seus clientes diretamente para que pudesse superar esses tempos e prosperar. 

No mundo antigo, você não precisava necessariamente ter um site ou uma loja online, talvez não precisasse usar email e marketing de mídia social e talvez não precisasse abraçar o marketing online. Mas agora você sabe. Se persistir dúvidas, busque a orientação de boas empresas de marketing digital, e verá que valerá o investimento.

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