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Quem tem loja digital sabe que uma das maiores preocupações é fazer a entrega encomenda do jeito certo. Afinal de contas, o processo de entregar o pedido feito costuma ser uma das principais relações entre a loja e o cliente e, por um lado, um dos pontos em que a empresa tem menos controle do que pode acontecer. Por isso, é importante saber como otimizar as entregas no e-commerce para poder resolver essa questão.

Atualmente, o mercado de e-commerces no Brasil tem um faturamento muito acima da média. Em 2020, estipula-se que o faturamento das lojas digitais no Brasil foi de R$100 bilhões, um crescimento alimentado bastante pela pandemia do novo coronavírus, mas que inevitavelmente aconteceria mais cedo ou mais tarde. Com a pandemia continuando à toda no Brasil, a previsão é que o ano de 2021 tenha um crescimento maior no e-commerce e que mais lojas digitais surjam, com mais produtos para vender.

No entanto, é essencial saber como otimizar as entregas no e-commerce para poder agradar mais os clientes e pegar um ponto maior de destaque nesse segmento. Siga a leitura abaixo para saber mais sobre o assunto!

Como otimizar as entregas no e-commerce em 3 pontos

1. Tenha uma análise da localização dos clientes

Uma loja digital tem o potencial de atender clientes de todo o Brasil. Considerando que o país tem proporções continentais, isso é uma notícia preocupante para a preparação logística. Afinal, pode ser necessário enviar um produto para milhares de quilômetros de distância ou para a rua do lado da sede da sua empresa.

Dito isso, é fato que existem contextos e contextos. Afinal, alguns produtos são mais populares em algumas regiões, enquanto algumas ferramentas permitem melhor organização da empresa. Por exemplo, é possível fazer anúncios no FAcebook ou Google localizados para uma determinada cidade.

Isso permite uma flexibilização e uma análise da localização dos clientes para montar estratégias inovadoras de entrega. Por exemplo, vamos supor que metade dos seus clientes seja da mesma região metropolitana que a sua empresa. Dá para investir em um contato com uma empresa de motoboy para oferecer entrega no mesmo dia para quem é da região.

Já dependendo dos resultados, pode ser possível conseguir negociar um acordo de entrega mais específico para a sua empresa com os Correios ou uma transportadora privada. 

Assim, com essa análise da localização dos seus clientes, será possível trabalhar em maneiras melhores para otimizar a sua entrega.

2. Analise seu contexto para cortar tempo na sua linha produtiva

Cada empresa é única. Mesmo negócios com o mesmo tamanho, mesmo segmento e mesma localização terão contextos únicos em relação a maneira como produzem seus produtos e como lidam com a logística de entrega.

Por causa disso, é importante analisar a sua logística e ver como é possível reduzir tempo na linha de produção para entregar os produtos mais rapidamente e com um custo menor.

Por exemplo, suponha que a sua empresa trabalhe com a venda de sabonetes artesanais. Vale a pena deixar alguns prontos para pronta-entrega ou é melhor trabalhar só via encomenda? Vai depender do seu contexto. Ter alguns prontos ajuda a, indiscutivelmente, entregar mais rapidamente. Mas como isso impacta a logística de produção e fluxo de caixa? É algo a considerar.

Como cada empresa tem seu próprio contexto, não há resposta certa aqui. O que existe é uma preocupação em reduzir os tempos de produção e entrega para poder gerar melhores resultados.

3. Monte uma estrutura de análise de dados

O processo de otimização de entregas em uma loja digital não é algo que é feito uma vez e depois esquecido. Esse é um procedimento bem longo e, o mais importante, contínuo.

Ou seja: você otimizará hoje a sua entrega e, daqui um ano, precisará fazer de novo. Para isso, é necessário ter uma complexa estrutura de análise de dados para entender exatamente como as coisas funcionam.

Pense na logística de entrega como uma esteira de produção em uma fábrica. Cada passo depende do passo anterior e tem o seu próprio ritmo. Por isso, se uma parte vai devagar ou rápida demais, causa um “engarrafamento” na linha produtiva, o que diminui a eficiência e aumenta o prazo de entrega.

Ao monitorar os dados de cada ponto da sua estrutura, você poderá entender a causa e consequência de cada situação. Assim, poderá identificar o que precisa ser melhorado e como melhorar.

Agora que você já viu três dicas incríveis de como otimizar as entregas no e-commerce, poderá melhorar os seus prazos e preços de entrega. Com isso, a tendência é começar a vender mais, já que o preço e o prazo da entrega são os principais fatores para carrinhos abandonados em lojas digitais. Assim, melhorando essas métricas você estará melhorando também as suas vendas.

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre as nossas dicas!

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