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A pandemia nos ensinou muitas coisas – inclusive a importância de uma presença digital. 

As empresas que já estavam operando online de uma forma ou de outra floresceram diante da adversidade, enquanto as que tiveram que fazer a transição digital sob estresse e pressão tiveram que lutar consideravelmente mais. 

O ano passado ajudou a sustentar o valor de uma presença digital bem estabelecida para muitas empresas, especialmente para as pequenas empresas.   

Neste artigo, vamos dar uma olhada em algumas lições muito importantes que aprendemos, e como elas podem ajudar as pequenas empresas a acelerar seu sucesso on-line em um mundo pós-pandêmico. 

Sem mais delongas, vamos direto ao assunto!

A importância de uma presença digital

Mas antes de entrarmos em qualquer assunto, vamos ter uma pequena conversa sobre o que queremos dizer com uma presença digital e por que estamos colocando uma ênfase incontestável em sua importância. 

No mais simples dos termos, uma presença digital está relacionada à forma como sua marca ou negócio aparece nos canais online. Sua presença digital é o que as pessoas se deparam quando interagem com sua marca na Internet. Ela inclui o conteúdo que você criou online: desde seu website até seus perfis de mídia social, passando pelas fotos, posts e vídeos que você publica.

Não apenas isso, mas sua presença digital também inclui sua atividade no Google Maps, listas de diretórios e anúncios digitais. Além disso, inclui coisas sobre as quais você não tem necessariamente controle, como conteúdo gerado pelo usuário, revisões e as coisas que as pessoas estão dizendo sobre você online. 

Mas por que é tão importante ter uma presença digital sólida?

Em 2021, a maioria de seus clientes prefere a interação on-line – e você não pode culpá-los! A situação da COVID-19 tornou todos excessivamente familiarizados com as transações na web, e dada a facilidade que nos proporcionam, só faz sentido que as pessoas prefiram negócios online! 

Para você, e outras pequenas empresas, isso significa que você tem que se dedicar o máximo ao estabelecimento de uma estratégia digital forte. É provável que seus clientes recorram à Internet para encontrar a solução para seus problemas, e você precisa posicionar seu produto como a resposta final que eles estão procurando. E isso, você só pode fazer se você tiver uma presença digital bem fundamentada.

E como você pode garantir que sua presença digital esteja à altura?

Bem, vamos tratar disso agora!

Dicas para as pequenas empresas para melhorar sua presença digital 

Assumir a responsabilidade de melhorar sua presença digital pode a princípio parecer uma tarefa assustadora, mas não tem que ser! Com apenas alguns cuidados, você pode garantir que sua presença digital realmente contribua para o sucesso geral de seu negócio. 

Tip #1 – Trabalhar no aperfeiçoamento de SEO.

Vamos ser reais – esta lista não seria uma coisa se não incluíssemos a importância de SEO nela. Para uma empresa que procura deixar uma marca no mundo online, é absolutamente necessário trabalhar na otimização de mecanismos de busca e usá-la como uma tática para fortalecer sua presença on-line. 

Ao trabalhar em sua SEO e garantir que você tenha suas estratégias de SEO organizadas, você estará assegurando que aparecerá online quando as pessoas estiverem procurando por você. Tanto o seu SEO no local quanto fora dele são importantes neste sentido e devem prestar atenção a isso. Portanto, você não só deve estar concentrado na otimização do conteúdo de seu website, mas também deve dedicar parte de seu tempo e esforço ao lado técnico de coisas como estruturação de URLs e backlinking. 

Tip #2 – Foco na criação de valor para seus clientes.

Se você quiser criar uma marca que ressoe com seu mercado alvo, você tem que dar algo aos clientes que eles valorizem. Por mais óbvio que isso possa parecer, há muitas pequenas empresas online que se concentram em suas próprias metas e objetivos, tanto que esquecem a regra número um de administrar um negócio: você faz tudo isso pelo cliente!

Portanto, uma forte presença digital será sempre centrada no cliente. Você pode garantir que este seja o caso, fazendo uso do maior número possível de estratégias de marketing de entrada. Quanto mais acomodados seus clientes se sentirem on-line, mais provável será que eles confiem em você e acreditem na autenticidade de sua marca. É desnecessário dizer que isto se traduz em mais vendas e melhor sucesso online em geral. 

Tip #3 – Continue tentando novos diretórios.

Sua presença digital só será lucrativa se você estiver presente em vários canais ao mesmo tempo. Na verdade, você deve ser um dos primeiros a adotar quaisquer novas formas de mídia social ou sites sociais que venham à tona. Isso não apenas minimizará a quantidade de competição a ser superada, mas também significará que você terá uma chance clara de obter envolvimento de e através de múltiplos diretórios digitais. 

O estabelecimento de uma presença em diferentes diretórios parece intimidante? Bem, rankingCoach pode ajudar você! Nós sabemos não só como lidar perfeitamente com suas contas comerciais através de plataformas como Google Meu Negócio e Pinterest, mas também melhoramos outros aspectos de seu negócio, como SEO local!

Em resumo

A pandemia deixou o nosso mundo virado, e ainda estamos todos lidando com as consequências do que foi essencialmente uma catástrofe mundial. Entretanto, para o mundo corporativo, a pandemia impulsionou a revolução digital e tornou o espaço online muito mais acolhedor e fácil de navegar para as pequenas empresas. 

Com as dicas que compartilhamos acima, melhorar sua presença digital será um processo bastante simples e direto. A melhor parte? Também será tão benéfica! Com uma sólida presença digital, você será capaz de dominar seu nicho como nunca antes. 

Se você quiser ter certeza de que isso aconteça, então comece a melhorar sua presença digital hoje mesmo. 

 

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